Kit gêlo não resolve o problema definitivamente
Citação:
Postado originalmente por
A.Tavora
Jorge, quando a L200 do meu cunhado foi para a troca do cabeçote na MIT, na entrega o chefe da oficina disse que havia retirado a VÁLVULA TERMOSTÁTICA e que não iria mais aquecer.
Tire a válvula da sua e observe a temperatura. Agora se junto poder trocar a hélice por uma de 11 PÁS ajudará bastante.
Abçs
Oi gente,
Comprei uma L200 2003/2004 com 125.000 Km rodados os antigos donos já haviam trocado o cabeçote, que trincou com o problema de aquecimento. Quando a comprei coloquei o tal "kit gelo", que consiste num radiador com mais canaletas e uma ventoinha elétrica daquelas que ficam na frente e ainda coloquei uma bomba dágua nova. O problema de aquecimento, quando se dirige em dias quentes com velocidades superiores a 120 Km/h, continua. A 140 Km/h, após alguns minutos, o ponteiro chega perto do máximo, como, aliás, já disseram anteriormente, ou seja, não é confiável para velocidades mais altas por muito tempo. Hoje, já rodei uns 20.000 Km e a minha experiencia pode dizer que o kit melhora, porem, não resolve definitivamente o problema. Uma observação interessante que fiz foi que o cofre do motor não tem uma saida para o ar quente gerado pelo motor, tipo as saidas laterais nos paralamas de alguns modelos de L200, ou mesmo no capô. Observem que a água do limpador e mesmo do reservatório do radiador ficam muito quentes, pois não há uma exaustão para o calor. A verdade é que no motor da L200, como já foi dito tambem neste forum, os ductos (canais) de refrigeração são finos, adequados a lugares mais frios. Existem relatos, lidos aqui mesmo no forum, de L200s novas, com menos de 10.000 Km de uso, com o mesmo problema. O travamento da ventoinha com acoplamento viscoso e/ou retirada da vávula termostática não é recomendada, pois, eles foram projetados para entrar em funcionamento na temparatura ideal para o motor. Retirar a válvula, e/ou travar a ventoinha, só vai fazer com que o motor demore mais para atingir esta temperatura que, certamente vai ser ultrapassada. Este problema da L200 é bem documentado aqui no forum, porem, poucos realmente resolveram o problema. Um idéia que voces me deram foi a do ventilador com 11 pás, essa eu ainda não tentei!
Um abraço a todos