Postado originalmente por
Moipessoa
Ilton,
normalmente ela so apresenta aumento de temperatura qdo precisa de maior circulação de agua, que é rodando acima dos 2000 rpm, normalmente. até a valvula termostatica abrir, a temperatura está abaixo dos 86 ºC, e nessa temperaura, a agua nao vai ferver, apenas esquentar, fazendo com que vá para o reservatorio morna, e nao fervendo. como a pressão do sistema de arrefecimento esta maior do que a capacidade da valvula da tampa, ela joga pro reservatorio, e o volume do reservatorio é minimo se comparado ao radiador.
aconteceu a mesma coisa comigo que está acontecendo com seu carro, e depois dos testes que fizemos, o mecanico teve que trocar a junta do cabeçote. a ranhura que tinha na junta era algo quase que desprezivel, mas o suficiente para fazer passar pressão das camaras de combustao do motor para o sistema de arrefecimento.
se vc for trocar, não use de forma alguma junta produzida pro mercado paralelo, tem que ser a original.
obs.: depois de trocar a junta, o motor será remontado. rode com ele por 1000 a 2000 km e volte no mecanico pra ele conferir o torque atual.