x
Convex Datacenter
Página 87 de 96 PrimeiroPrimeiro ... 377778798081828384858687888990919293949596 ÚltimoÚltimo
Resultados 1,033 a 1,044 de 1145
  • #1033
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3



    Eis aí uma questão interessante...

    Porque a água pura possui melhor condutividade térmica que com a mistura de etileno glicol, porem ferveria a cerca de 120° no sistema de arrefecimento, pois o sistema é pressurizado o que aumenta o ponto de ebulição da água, caso contrário ela iria ferver a cerca de 90° e poucos graus dependendo da altitude.

    Já a mistura com etileno glicol eleva o ponto de ebulição de acordo com a mistura, sendo os valores do etileno glicol: temperatura de congelamento: -12,9o C, e temp. de ebulição:197,3o C.
    Com a mistura de cerca de 50% que é uma média do que os fabricantes recomendam, a temp. de ebulição da mistura água + etileno glicol ficaria por volta de 160ºC.

    Ou seja tem-se um ganho de 40ºC na temp. de ebulição, porém tem-se uma perda de cerca de 35% na condutividade térmica o que altera o processo de transferência de calor por condução em mais de 10%.

    Agora tirem suas próprias conclusões, o melhor é o seguir o recomendado pelo fabricante.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1034
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Outro assunto bastante interessante:

    Condução Elétrica da Água
    Dentre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Dependendo dos tipos de minerais que naturalmente estão contidos na água, essa propriedade de conduzir eletricidade pode ser maior ou menor.
    Verificação da Condução Elétrica do Líquido de Arrefecimento
    Com o motor frio, verificar a tensão existente no líquido de arrefecimento.
    Ligação elétrica:

    1. Ponta de prova POSITIVO ao terminal NEGATIVO da bateria.
    2. Ponta de prova NEGATIVO no líquido de arrefecimento

    O valor encontrado não poderá ser superior a 0,3 Volts.
    Acidez ou Alcalinidade do Líquido.
    A água é neutra por natureza, mas existe uma grande possibilidade de ao ser misturada a outro elemento, vir a se tornar ácida ou alcalina.
    Quando o pH de uma solução é alterado, ela também passa a ter sua capacidade de transportar corrente elétrica alterada. Isto fará com que seja criada no ambiente em que ela atua, condições mais favoráveis a eletrólise (corrosão galvânica). Essa eletrólise terá uma intensidade maior ou menor, assim como a condução de corrente elétrica, em função do pH momentâneo dessa solução e dos elementos metálicos que se misturam a ela.
    O PH do Líquido de Arrefecimento
    O líquido de arrefecimento pode ser ácido ou alcalino.
    O pH ideal deve estar entre:
    7,5 a 8,5 na temperatura ambiente
    8 a 9 na temperatura ideal de funcionamento do motor.
    Potencial Hidrogeniônico (pH)
    0 a 6 soluções ácidas
    7 neutra
    8 a 14 soluções alcalinas

    Valores acima de 0,3 Volts indicam que o sistema de arrefecimento precisa ser lavado de imediato.


    Solução Alcalina
    Uma solução alcalina facilita a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de alguns componentes fundidos em alumínio e que contenham cobre na sua composição. A solução alcalina pode retirar eletricamente essas partículas de cobre existentes no alumínio e as eletro-depositar em outro componente receptivo ao cobre, ou fará com que esse material se misture com a solução, fazendo parte dela.
    Solução Ácida
    Uma solução ácida pode facilitar a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de materiais com liga de ferro e os eletro-depositar em outros componentes de material receptivo, ou fará com que esse material se misture a solução, dando-lhe uma cor de ferrugem.
    Fonte:Lquido de Arrefecimento (Aditivo)

    Eu acabei de fazer o teste e o líq. da minha L200 esta com 0,25V

    []s

    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1035
    Leo, medi agora a condutividade da agua. Na minha ta 0,1V. To usando o aditivo paraflu, mas na proxima limpeza que fizer no radiador vou mudar para o MWM que vocês falaram.

  • #1036
    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    E com o motor ligado já aquecido e acelerado a uns 2000 rpm? como fica? normal? já fez alguma coisa com a tampa do radiador? o pessoal das pajero 2.8 era a mesma coisa, sempre vazava a agua toda e batia o motor, era a tampa do radiador com pressão errada...
    Fiz o esse teste ontem e a pressão que a mangueira faz parece normal... Tava com a L200 gl do meu tio do lado e as duas tinha a mesma pressão quando apertei as mangueiras.

    Estou esperando chegar a tampa do radiador pra trocar.

    Na oficina não apresentou nenhum vazamento.

    Estou andando com o reservatório de expansão quase vazio e a agua chega até a metade quando ando pela cidade. Quando o carro esfria volta para o nivel que tinha deixado. Assim não perde nada de agua.

    Seguindo o conselho do Leo, não peguei mais estrada e nem vou pegar ate ter certeza de que está tudo em ordem.

    Abraço

  • #1037
    Usuário Avatar de Moipessoa
    Entrada
    01/04/2011
    Local
    Campos/RJ
    Idade
    44
    Posts
    698
    Agradecimentos: 0
    Ilton,
    normalmente ela so apresenta aumento de temperatura qdo precisa de maior circulação de agua, que é rodando acima dos 2000 rpm, normalmente. até a valvula termostatica abrir, a temperatura está abaixo dos 86 ºC, e nessa temperaura, a agua nao vai ferver, apenas esquentar, fazendo com que vá para o reservatorio morna, e nao fervendo. como a pressão do sistema de arrefecimento esta maior do que a capacidade da valvula da tampa, ela joga pro reservatorio, e o volume do reservatorio é minimo se comparado ao radiador.
    aconteceu a mesma coisa comigo que está acontecendo com seu carro, e depois dos testes que fizemos, o mecanico teve que trocar a junta do cabeçote. a ranhura que tinha na junta era algo quase que desprezivel, mas o suficiente para fazer passar pressão das camaras de combustao do motor para o sistema de arrefecimento.
    se vc for trocar, não use de forma alguma junta produzida pro mercado paralelo, tem que ser a original.
    obs.: depois de trocar a junta, o motor será remontado. rode com ele por 1000 a 2000 km e volte no mecanico pra ele conferir o torque atual.

  • #1038
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    elétrica

    "Dentre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Dependendo dos tipos de minerais que naturalmente estão contidos na água, essa propriedade de conduzir eletricidade pode ser maior ou menor."

    "A água conduz energia, desde que seja comum ou mineral (os sais dissolvidos nela dissociam-se formando íons, permitindo a condução de energia elétrica).
    A água destilada, por não ter íons dissociados em si, é um mau condutor." Wikipédia


    Agora não é assim, como dá a entender que você quer que ela faça o "serviço".

    Para ela ser meio condutor, precisa ter o início / fim da fase, com a água no meio.
    Tipo assim: fio fase - água - fio neutro/terra - amperímetro - fio neutro/terra
    Ou assim: fio negativo - água - fio positivo - amperímetro - fio positivo
    Obviamente, os cabos (positivo e negativo) devem manter alguma distância entre si.


    "Ligação elétrica:

    1. Ponta de prova POSITIVO ao terminal NEGATIVO da bateria.
    2. Ponta de prova NEGATIVO no líquido de arrefecimento"

    "O valor encontrado não poderá ser superior a 0,3 Volts."
    Colega, o que você e o pessoal encontraram assim, deste jeito acima, só pode ser duas coisas (mais ou menos de uma ou de outra): 1. margem de erro do aparelho; 2. energia gerada pelo corpo caso tenham encostado o dedo no terminal he he (sabia que vocês geram energia elétrica??)

    Também não há como encontrar qualquer valor na água, pois caso haja alguns elétrons "perdidos" no sistema, ele logo seria atraído e "queimado" nos sistemas elétricos da viatura, tais como bobina, resistências, lâmpadas, relés, ...

    O que você poderia fazer, caso queira encontrar algum índice, no carro, seria muito perigoso testar, pois teria que ser com energia alternada (120v). Mesmo descendo a tensão para uns 48v, seria ainda assim perigoso para os aparelhos da vtr.

    Mas, vamos tentar continuar. Vamos encontrar uma forma de medir a condução da água com etileno-glicol usando energia alternada:
    1. retirar um pouco de solução da água e depositá-la num recipiente metálico, de alta condutividade (panela de ferro, alumínio, lata vazia) - este recipiente deve estar isolado do chão (sobre superfície de madeira / plástico)
    1. uma fase (110v) ligada no recipiente (lata)
    2. o terminal de prova (vermelho), ficaria no centro da solução (setar AC no multímetro)
    3. o outro terminal (preto) ficaria na outra fase (ou terra/neutro).

    Da forma acima é possível encontrar a condução elétrica da solução, sob determinados fatores (distância das paredes do recipiente, fator de condução do recipiente, tensão empregada, temperatura, ...)



    "Essa eletrólise terá uma intensidade maior ou menor, assim como a condução de corrente elétrica, em função do pH momentâneo dessa solução e dos elementos metálicos que se misturam a ela."

    Eletrólise? Quebra das moléculas h2o? Mesmo na pior das hipóteses, vai demorar muito até surtir algum efeito negativo como conseqüência de eletrólise. No carro, mesmo que estivesse passando uns 5v no meio da água (considerando que a corrente é mínima devido a resistência), demoraria uns 10 anos para esgotar uns 5 litros. Demoraria mais ainda se tivesse outros "bagulhos" no meio da água, tais como etileno-glicol.



    Daniel


    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Outro assunto bastante interessante:

    Condução Elétrica da Água
    Dentre as propriedades da água, uma delas é a de possuir a capacidade de conduzir eletricidade. Dependendo dos tipos de minerais que naturalmente estão contidos na água, essa propriedade de conduzir eletricidade pode ser maior ou menor.
    Verificação da Condução Elétrica do Líquido de Arrefecimento
    Com o motor frio, verificar a tensão existente no líquido de arrefecimento.
    Ligação elétrica:

    1. Ponta de prova POSITIVO ao terminal NEGATIVO da bateria.
    2. Ponta de prova NEGATIVO no líquido de arrefecimento

    O valor encontrado não poderá ser superior a 0,3 Volts.
    Acidez ou Alcalinidade do Líquido.
    A água é neutra por natureza, mas existe uma grande possibilidade de ao ser misturada a outro elemento, vir a se tornar ácida ou alcalina.
    Quando o pH de uma solução é alterado, ela também passa a ter sua capacidade de transportar corrente elétrica alterada. Isto fará com que seja criada no ambiente em que ela atua, condições mais favoráveis a eletrólise (corrosão galvânica). Essa eletrólise terá uma intensidade maior ou menor, assim como a condução de corrente elétrica, em função do pH momentâneo dessa solução e dos elementos metálicos que se misturam a ela.
    O PH do Líquido de Arrefecimento
    O líquido de arrefecimento pode ser ácido ou alcalino.
    O pH ideal deve estar entre:
    7,5 a 8,5 na temperatura ambiente
    8 a 9 na temperatura ideal de funcionamento do motor.
    Potencial Hidrogeniônico (pH)
    0 a 6 soluções ácidas
    7 neutra
    8 a 14 soluções alcalinas

    Valores acima de 0,3 Volts indicam que o sistema de arrefecimento precisa ser lavado de imediato.


    Solução Alcalina
    Uma solução alcalina facilita a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de alguns componentes fundidos em alumínio e que contenham cobre na sua composição. A solução alcalina pode retirar eletricamente essas partículas de cobre existentes no alumínio e as eletro-depositar em outro componente receptivo ao cobre, ou fará com que esse material se misture com a solução, fazendo parte dela.
    Solução Ácida
    Uma solução ácida pode facilitar a eletro-decomposição (corrosão galvânica), de materiais com liga de ferro e os eletro-depositar em outros componentes de material receptivo, ou fará com que esse material se misture a solução, dando-lhe uma cor de ferrugem.
    Fonte:Lquido de Arrefecimento (Aditivo)

    Eu acabei de fazer o teste e o líq. da minha L200 esta com 0,25V

    []s


  • #1039
    Citação Postado originalmente por Moipessoa Ver Post
    Ilton,
    normalmente ela so apresenta aumento de temperatura qdo precisa de maior circulação de agua, que é rodando acima dos 2000 rpm, normalmente. até a valvula termostatica abrir, a temperatura está abaixo dos 86 ºC, e nessa temperaura, a agua nao vai ferver, apenas esquentar, fazendo com que vá para o reservatorio morna, e nao fervendo. como a pressão do sistema de arrefecimento esta maior do que a capacidade da valvula da tampa, ela joga pro reservatorio, e o volume do reservatorio é minimo se comparado ao radiador.
    aconteceu a mesma coisa comigo que está acontecendo com seu carro, e depois dos testes que fizemos, o mecanico teve que trocar a junta do cabeçote. a ranhura que tinha na junta era algo quase que desprezivel, mas o suficiente para fazer passar pressão das camaras de combustao do motor para o sistema de arrefecimento.
    se vc for trocar, não use de forma alguma junta produzida pro mercado paralelo, tem que ser a original.
    obs.: depois de trocar a junta, o motor será remontado. rode com ele por 1000 a 2000 km e volte no mecanico pra ele conferir o torque atual.

    Uma pergunta: quando a junta está com problema apresenta vazamento quando medido com o aparelho?

    Não vou pagar pra ver o problema ficar pior e vou mandar trocar logo a junta e examinar o cabeçote, ainda não fiz por falta de tempo... O leo já tinha me falado isso pra fazer isso... Aproveito e já troco as peças que me falaram...

    Ah, vou aproveitar pra colcar um medidor de pressão do turbo e do óleo, como ganhei os manometros e as mangueiras vou comprar só os copos e instalar no carro. O manometro que vai até 7 na escala da pressão do oleo é suficiente ou tem que ser o que vai ate 10? O do turbo vai até 2 kgf/cm2

    Abraço

  • #1040
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Eletrólise? Quebra das moléculas h2o? Mesmo na pior das hipóteses, vai demorar muito até surtir algum efeito negativo como conseqüência de eletrólise. No carro, mesmo que estivesse passando uns 5v no meio da água (considerando que a corrente é mínima devido a resistência), demoraria uns 10 anos para esgotar uns 5 litros. Demoraria mais ainda se tivesse outros "bagulhos" no meio da água, tais como etileno-glicol.
    Amigo o que o texto descreve, é que medindo a condutividade da água é possivel saber se a solução está neutra, alcalina ou ácida, podendo neste dois últimos casos acelerar o processo de oxidação nos materiais em contato com o liquido de arrefecimento. E ensina o método para medir com um simples multimetro. Somente isso....

    Você viajou legal em sua postagem...

    Eu medi e não encostei nenhuma parte do corpo nas pontas de prova e se encostar-se as 2 pontas de prova a tensão era 0 (zero) além do que tomei cuidado para encostar a ponta de prova apenas no liquido e encontrei o valor de 0,25V. Ale´m do que existem aparelhos e métodos muito mais preciso para efetuar esta medição, mas que não vem ao caso.

    Vamos manter o foco em solução de problemas e sistema de arrefecimento.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1041
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Ilton007 Ver Post
    Uma pergunta: quando a junta está com problema apresenta vazamento quando medido com o aparelho?
    Com qual aparelho?
    Geralmente para descobrir vazamento de compressão pela junta de cabeçote, somente medidno a compressão entre os cilindros e mesmo assim os desgaste no cilindro, pistão e anéis, farão ter uma diferença entre os cilindro, portanto não garante que você encontrará o defeito da junta de cabeçote, e se medir com o equipamento que eu te falei (que pressuriza a linha de arrefecimento) vai depender de o quanto estaria danificada a junta. A inspeção visual é uma ótima análise ainda, porém depende da desmontagem de todo o conjunto.

    Por isso que só locias especializados ou retificas conseguem medir com precisão trincas e empenamentos de cabeçotes. Mas nesse caso abriu o cabeçote necessáriamente a junta tem que ser nova pois ela sofre um esmagamento na montagem.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1042
    Banido
    Entrada
    27/11/2006
    Posts
    822
    Agradecimentos: 0

    eletrólise

    Leo, tudo bem?

    "é que medindo a condutividade da água é possivel saber se a solução está neutra, alcalina ou ácida"

    Por que não explicou antes? Se eu soubesse que você queria o pH da água...
    Existem várias formas, em lojas de aquário você pode conseguir um emprestado e testar rapidinho.
    Algumas formas: pHmetro; papel com corantes específicos; e centenas de soluções indicadoras; existem até as soluções-caseiras, tais como chás de alguns vegetais, que se comportam de determinada forma:

    "*A solução aquosa de chá preto - A sua solução aquosa é avermelhada/ amarelada, adquirindo cor amarelo-pálida em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas. *A solução aquosa dos rabanetes - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor acastanhada em contacto com soluções básicas.
    *A solução aquosa da pera - A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor verde-seco em contacto com soluções básicas.
    *A solução aquosa do chá de repolho roxo- A sua solução aquosa adquire cor vermelha em contacto com soluções ácidas e, cor Amarelo bem Claro (verde inicialmente) ou azul anil em contacto com soluções básicas." Wikipedia

    É só você pegar um pouco de alguma solução acima e misturar com a solução que está no carro (em ambiente externo ao carro);
    Em lojas de animais (pet shop) ou de aquários também se encontra soluções químicas (chamam de reagentes) ou fitas prontas para medir.



    "E ensina o método para medir com um simples multimetro"

    O método explicado não mede nada, de forma completamente errônea.



    "Você viajou legal em sua postagem..."

    Primeiramente, não emiti juízo de sua personalidade.

    Segundo, vamos ver o que é eletrólise?
    "A electrólise é um processo que separa os elementos químicos de um composto através do uso da electricidade. [...]"
    "A palavra eletrólise é originária dos radicais eletro (eletricidade) e lisis (decomposição), ou seja, decomposição por eletricidade, podendo ainda ser chamada literalmente de eletrodecomposição."

    Então, eu, a Wikipédia e até os gregos, de onde vem a palavra eletrólise, estamos errados?? E você certo?
    Simplesmente, seu método de teste está equivocado.

    Daniel



    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Amigo o que o texto descreve, é que medindo a condutividade da água é possivel saber se a solução está neutra, alcalina ou ácida, podendo neste dois últimos casos acelerar o processo de oxidação nos materiais em contato com o liquido de arrefecimento. E ensina o método para medir com um simples multimetro. Somente isso....

    Você viajou legal em sua postagem...

    Eu medi e não encostei nenhuma parte do corpo nas pontas de prova e se encostar-se as 2 pontas de prova a tensão era 0 (zero) além do que tomei cuidado para encostar a ponta de prova apenas no liquido e encontrei o valor de 0,25V. Ale´m do que existem aparelhos e métodos muito mais preciso para efetuar esta medição, mas que não vem ao caso.

    Vamos manter o foco em solução de problemas e sistema de arrefecimento.

    []s

  • #1043
    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Com qual aparelho?
    Geralmente para descobrir vazamento de compressão pela junta de cabeçote, somente medidno a compressão entre os cilindros e mesmo assim os desgaste no cilindro, pistão e anéis, farão ter uma diferença entre os cilindro, portanto não garante que você encontrará o defeito da junta de cabeçote, e se medir com o equipamento que eu te falei (que pressuriza a linha de arrefecimento) vai depender de o quanto estaria danificada a junta. A inspeção visual é uma ótima análise ainda, porém depende da desmontagem de todo o conjunto.

    Por isso que só locias especializados ou retificas conseguem medir com precisão trincas e empenamentos de cabeçotes. Mas nesse caso abriu o cabeçote necessáriamente a junta tem que ser nova pois ela sofre um esmagamento na montagem.


    []s


    Leo, foi usado o que pressuriza a linha do arrefacimento, e não deu vazamento. Então a junta ou o cabeçote podem (e deve, se Deus quiser, ser a junta) estar danificados, porem não apareceu. O pessoal da oficina que estou acostumado a levar o carro falou que, aparentemente, está tudo em ordem. Levei em uma oficina especializada em Mit, aqui em São Paulo, testaram tudo que foi possivel e tambem falaram que pelos teste e visualmente está tudo certo, mas pelo relado que contei seria melhor abrir pra ver se está danificado, e consequentemente colocar uma junta nova.

    Qual a melhor escala para o manometro do oleo? 5, 7 ou 10?

    Abraço e valeu pela ajuda
    Ilton Filho

  • #1044
    Usuário Avatar de leobnaval
    Entrada
    03/06/2007
    Local
    Piracicaba/SP
    Idade
    36
    Posts
    5,611
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Por que não explicou antes? Se eu soubesse que você queria o pH da água...
    Era só você ler a postagem e iria ver que o conteúdo do texto se refere a isso....só falta eu começar a ter que explicar o que está escrito kkkkk.

    Quanto a como medir o PH existem diversos métodos e equipamento, até teste de piscina mede o pH.

    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Primeiramente, não emiti juízo de sua personalidade.
    Daniel, tambem não me referi a sua pessoa, apenas estavamos comentando de sistema de arrefecimento, quando você descreu sobre as propriedades da água, eletrólise, como medir a condutividade, enfim várias informações que não dão sequência a discussão do tópico.


    Citação Postado originalmente por dsamaz Ver Post
    Simplesmente, seu método de teste está equivocado.
    O método de teste não é meu porque não fui eu que criei apenas encontrei o conteúdo e postei aqui, se quiser discutir os métodos favor entrar em contato com o autor do texto.
    E eu ja efetue experimentos para se medir condutividade de soluções aquosas com pilhas e multimetro, será que meu professor esta equivocado quanto ao método de medição?

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. PORTARIA DO INMETRO
      Por leopoldo no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 26
      Última resposta: 30/01/2018, 20:59
    2. Usuários Fantasmas
      Por Wallace no fórum Suporte
      Respostas: 104
      Última resposta: 19/12/2006, 21:27
    3. Filtros K&N a venda, pronta entrega
      Por Wallace no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 17
      Última resposta: 29/09/2004, 14:29

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade