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  • #913
    Usuário Avatar de Costalonga
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    Ah, eu tava dando uma olhada no topico do Ricardo Malta sobre o Kit Gelo dele.
    Achei interessante, mas não gostei de algo, daquela conexão e T ao invés da Y que a Mit usa.

    A conexão em T não trabalha direito, pois ao inves da agua acompanhar o ciclo ela topa com agua que está indo para a bomba.
    Pelo menos eu intendo desse jeito.

    Falando nisso, será que esse Kit Gelo da MIt só é vendido completo ou eu posso comprar uma peça sozinha como peça de reposição?

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -kit-gelo.jpg  

  • #914
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    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Amigo o Calculo está certo !!!!! pode procurar nos livros aí que formula é essa mesma. vc esqueceu de incluir na sua conta a rotação do motor !!!
    A fórmula está correta, sem dúvida. Mas (200/140) x 700 rpm dá 1000 rpm, e não 100. Se for 1000 rpm, dá 1428 na movida. Se for 2000 rpm, dá 2856 rpm. Como a polia movida é menor, sua rotação será maior, logicamente. As polias não vão mudar de tamanho conforme a rotação a relação 1,428 é a razão entre os diâmetros. Daí é só multiplicar pela rotação, qualquer que seja ela.

  • #915
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Bom, como eu tenho a Hélice de 11 Paletas instalada na Caminhonete e tenho a de 8 Paletas mais a Embreagem Viscosa guardados eu posso fazer a troca e fazer um teste demonstrando pra você como que o fluxo de ar mudou consideravelmente.
    Amigo você não entendeu meu comentário, nem sempre uma helice com maior numero de pás é mais eficiente que uma com menos numero de pás, somente isso que disse (releia a mensagem) porém no caso da mitsubishi acredito que realmente a hélice de 11 pás possui maior fluxo de ar pois ela faz parte do kit gelo e já sai nas L200 mais novas com motor 2.5L.

    Citação Postado originalmente por Costalonga Ver Post
    Ah, eu tava dando uma olhada no topico do Ricardo Malta sobre o Kit Gelo dele.
    Achei interessante, mas não gostei de algo, daquela conexão e T ao invés da Y que a Mit usa.

    A conexão em T não trabalha direito, pois ao inves da agua acompanhar o ciclo ela topa com agua que está indo para a bomba.
    Pelo menos eu intendo desse jeito.
    Realmente tem muita diferença sim entre a ligação em Y para a T, na Y o fluxo é deslocado mais facilmente para a derivação pois tem uma menor restrição (menor perda de carga) que no modelo em T.

    []s, Leo
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #916
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Calma, calma, eu sei que não dá pra confiar nem na propria sombra, e sim, eu não estava dizendo que estes valores eram exatos, mas 15 graus, ao meu ver, entrar a 70 e sair a 55 c° não tá muito lucro não...
    A minha só tentou super aquecer uma vez, por que tava numa lua de 40° e o ventilador do ar condicionado tava travado, e isso ela tava parada na ml... mesmo assim não conseguiu passar dos 3/4... acho que tava com sorte
    Hehe; Sem stress. A medição aproximada é válida.
    Acredite: chegar a 3/4 de temp em trânsito parado e num calorão não é ruim não, considere normal. em qualquer carro. E acredite em mim: 15 graus de diferença de temperatura é muito bom sim, desencane, sou eng. mecânico, tô acostumado a ler valores dessa ordem de grandeza.

  • #917
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    Não quero ser "agressivo", mas é pq eu cansei de falar em diversos fóruns e comunidades a respeito desse assunto e o povo nunca aprende:

    O que melhora e resolve AQUECIMENTO de qualquer motor é simplesmente melhorar a EFICIÊNCIA NA TROCA DE CALOR.

    Não adianta a bomba d'água empurrar trocentos mil litros de água, o segredo SEMPRE vai estar na hélice e no radiador!

    Quanto mais eficiente o radiador e a hélice, mais estável será a temperatura EM QUALQUER ROTAÇÃO E SITUAÇÃO.

    E muita gente continua cometendo bobeiras do tipo andar sem válvula termostática ou travar a hélice viscosa, ambos aumentam o consumo e reduzem vida útil do motor por causa da temperatura inconstante. Há casos até de que a hélice travada tenha estragado partes do motor, como polias esticadoras.
    GALLOPER 1999 2.5TD | TOYO OPEN COUNTRY AT 31 x 10,5 x R15 | SUPER L.D.A

  • #918
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    Citação Postado originalmente por Carlos A. C. Azevedo Ver Post
    Calma, calma, eu sei que não dá pra confiar nem na propria sombra, e sim, eu não estava dizendo que estes valores eram exatos, mas 15 graus, ao meu ver, entrar a 70 e sair a 55 c° não tá muito lucro não...
    A minha só tentou super aquecer uma vez, por que tava numa lua de 40° e o ventilador do ar condicionado tava travado, e isso ela tava parada na ml... mesmo assim não conseguiu passar dos 3/4... acho que tava com sorte
    Hehe; Sem stress. A medição aproximada é válida.
    Acredite: chegar a 3/4 de temp em trânsito parado e num calorão não é ruim não, considere normal. em qualquer carro. E acredite em mim: 15 graus de diferença de temperatura é muito bom sim, desencane, sou eng. mecânico, tô acostumado a ler valores dessa ordem de grandeza.

  • #919
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Para a Vazão da bomba permanecer a mesma, mesmo com RPM máxima , isso vai acontecer se o sujeito sair acelelando a picape a 4000 rpm com o motor frio. coisa que todo bom dono de picape nunca faria .
    Essas Bombas centrífugas podem trabalhar com a descarga fechada por médio período, as que não podem são as alternativas
    Marcelo a bomba trabalha de acordo com o que o motor aquece, rotações mais altas (como se tem mais explosões num período de tempo, tem-se maior aquecimento do motor) a bomba tambem estará numa rotação maior gerando fluxo suficiente para esta condição, rotação mais baixa o motor tem menor número de explosão no mesmo período e menor aquecimento. Tudo isso teoricamente pois o sistema é muito mais complexo e o fluxo de ar e combustivel tambem interfere na temp. do motor.

    Citação Postado originalmente por Marcelo-HPE Ver Post
    Não vai chegar a exceder o limite de rotação da bomba , pois qualquer rolameto skf ou fag tem limite de rpm em torno de 11.000
    È que eu não sei o n° dos rolamentos da bomba dágua da l200 se não eu iria descobrir o limite de rpm desses rolamentos .
    Mas de qualquer forma acho trabalhoso fazer essa alteração .
    Entendi o que você quis dizer, mais não podemos generalizar, cada rolamento trabalha num limite de rotação de acordo com o fabricante, lubrificação, aplicação, etc., não podemos dizer que qualquer rolamento trabalha a 11000 RPM. Mesmo que talvez o rolamento da bomba suporte o dobro da rotação que usado hoje, não é apenas o rolamento que vai sofrer com esta alteração, tema cavitação, o fluxo que poderá nem ser alterado devido a restrições do motor e válv. termostática, a dinâmica do flúido, entre outros.
    Por isso não acho nem um pouco interessante alterar a relação das polias para mudar a rotação da bomba.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #920
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por SAPO-BOMBA Ver Post
    Não quero ser "agressivo", mas é pq eu cansei de falar em diversos fóruns e comunidades a respeito desse assunto e o povo nunca aprende:

    O que melhora e resolve AQUECIMENTO de qualquer motor é simplesmente melhorar a EFICIÊNCIA NA TROCA DE CALOR.

    Não adianta a bomba d'água empurrar trocentos mil litros de água, o segredo SEMPRE vai estar na hélice e no radiador!

    Quanto mais eficiente o radiador e a hélice, mais estável será a temperatura EM QUALQUER ROTAÇÃO E SITUAÇÃO.

    E muita gente continua cometendo bobeiras do tipo andar sem válvula termostática ou travar a hélice viscosa, ambos aumentam o consumo e reduzem vida útil do motor por causa da temperatura inconstante. Há casos até de que a hélice travada tenha estragado partes do motor, como polias esticadoras.
    X2...mas tem gente teimosa ainda hehehehe

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #921
    Usuário Avatar de Costalonga
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Amigo você não entendeu meu comentário, nem sempre uma helice com maior numero de pás é mais eficiente que uma com menos numero de pás, somente isso que disse (releia a mensagem) porém no caso da mitsubishi acredito que realmente a hélice de 11 pás possui maior fluxo de ar pois ela faz parte do kit gelo e já sai nas L200 mais novas com motor 2.5L.
    Uhum, por isso falei da Hélice, no caso da L200 funciona e muito bem.
    As das Ranger o barulho depois do motor quente, quando a Embreagem Viscosa endurece chega a ser alto demais.

    Abração, e desculpa atentar ae! KKKKKKKKKKKKKKKKK

    Atenciosamente,
    André Costalonga.

  • #922
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Hehe; Sem stress. A medição aproximada é válida.
    Acredite: chegar a 3/4 de temp em trânsito parado e num calorão não é ruim não, considere normal. em qualquer carro. E acredite em mim: 15 graus de diferença de temperatura é muito bom sim, desencane, sou eng. mecânico, tô acostumado a ler valores dessa ordem de grandeza.
    hehe, vou meter cara na UFPa pra engª mecanica...

    Mas vai que o motor naquela hora tava de mal com a vida hehe

    Ex - L200 Sport HPE 2005

  • #923
    Usuário Avatar de BRAVOECONOVEMBER
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    Hahaha, faz isso não, é muito sofrido e não dá dinheiro... vale mais a pena perguntar pros malucos desavisados que decidiram fazer.
    A boa notícia é que quanto maior a temperatura, mais eficiente será o radiador. A menos que resolva ter um defeito que faça o motor ferver (e com aditivo certo isso não é fácil... tem que dar tipo 120 graus no fluido...) ele ficará bem.
    Sds.

  • #924
    Usuário Avatar de Carlos A. C. Azevedo
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    Citação Postado originalmente por BRAVOECONOVEMBER Ver Post
    Hahaha, faz isso não, é muito sofrido e não dá dinheiro... vale mais a pena perguntar pros malucos desavisados que decidiram fazer.
    A boa notícia é que quanto maior a temperatura, mais eficiente será o radiador. A menos que resolva ter um defeito que faça o motor ferver (e com aditivo certo isso não é fácil... tem que dar tipo 120 graus no fluido...) ele ficará bem.
    Sds.
    Rapaiz, num tem mais volta não... esses bando de calculo e projeto que deixam qualquer administradorzin desses de meia tigela de cabelo em pé é a minha area hehe.. Dinheiro faz bem, mas mecanica me deixa feliz hehehe

    Agora que eu lembrei de uma aqui, teve caso de L200 GL super aquecendo?
    Ex - L200 Sport HPE 2005

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