Cara, menos... Existem casos e "causos", e o motor do carro não fala pra poder se defender. Pq o que tem de gente que fez merda e botou a culpa no carro, não tá no gibi.
Meu amigo mesmo tem uma L200 GLS 2003 com mais de 250 mil rodados, nunca abriu cabeçote ou motor, só troca óleo, aditivo e bota diesel pra rodar. E continua perfeita, mesmo ele judiando do carro.
Carro é procedência e manutenção, salvo os casos em que aparecem defeito de fabricação.
Ah, motor é Mercedes? Toyota? MWM?
Desculpa cara, mas todos esses motores tb já foram abertos aos montes, principalmente os Mercedes pq dão muito pau na turbina e nos injetores, e acabam detonando o motor. E os últimos MWM tem sido uma verdadeira bosta, vide os Troller 3.2 e as últimas S10 com o Sprint eletrônico...
Agora cá entre nós, falar que o Maxion da Land/Ranger é bom... Só se for o 2.8 Power Stroke! Pq o 2.5 até hoje é uma inhaca que muito mecânico torce o nariz e o mercado tb rejeita como as F-1000 HSD aí como prova.
Tem motor sim, que dura mais que os outros, se usados numa mesma rotina e tendo a mesma manutenção.
À propósito, o problema de temperatura das L200 é mais culpa da Souza Ramos do que do motor em si. Visto que o projeto desse motor não contemplava tamanho aumento de potência sem a devida atenção pra redimensionar a refrigeração.
Vamos se informar antes de ficar com achismos...