Postado originalmente por
murilloaquino
A mit tem dois cambios automaticos de 4 marchas.1 é o INVESC II e o outro é o cambio tradicional.As l-200 sport utilizam o cambio tradicional, sem nenhum recurso de auxilio eletronico(ou seja, um computador que lê o modo de dirigir do motorista, inclinação, carga, dentre outros) e faz as trocas mediante SOMENTE a rotação do motor, por isso é MAIS necessario o uso do ODD off(ou seja, travar o cambio na terceira marcha), pra evitar que o cambio fique indeciso.Já nas pajero diesel até 2006 e todas as gasolinas, o cambio possui um gerenciamento eletronico do cambio que faz com que as trocas fiquem mais suaves, O FREIO MOTOR, mesmo em D, quando está em uma descida e aperta o freio, uma marcha é automaticamente reduzida pra efeito de freio motor.
O cambio da TRITON é o mesmo cambio da L-200 outtdorr, ou seja,NÃO tem o gerenciamento eletronico.Quem anda na l-200 tanto outddor como na triton, percebe q em algumas subidas de serra, o cambio fica oscilando entre a terceira e a quarta, coisa que não acontece na pajero...
A mit errou em utilizar o cambio da l-200 outdoor na triton e acredito que ela so utilizou o mesmo cambio devido a economia de escala...
Como curiosidade, hj fiz a revisao do meu carro de 40mil KM.Todo o oleo da caixa de marcha, que por sinal é diferente das l-200 e pajero com motor 2.5,o cambio saiu todo DOIDO, trocando marchas em tempo errado, reduzindo sem necessidade.Voltei na concessionaria, o mecanico instalou o MUT-II, que é o scanner da MIT, fez uma regulagem na central eletronica do cambio e o carro voltou uma beleza....Comentei com ele sobre a caixa e ele me informou que na pajero 2.5 e nas l-200, não tem esse recurso de ajuste eletronico.Comentei com ele sobre os programas e a minha pajero tem 10 programas diferentes de troca de marcha, saindo do mais economico até o mais esportivo...