Glaicon, por curiosidade, sera que a sw4 só usava água sem aditivo?
por falar em aditivo, uso o texaco havoline xlc, pense num aditivo TOP, tem também o PEAK que fabrica p/ visconde, valeo, delphi pelo que me lembro, fica a dica.
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Glaicon, por curiosidade, sera que a sw4 só usava água sem aditivo?
por falar em aditivo, uso o texaco havoline xlc, pense num aditivo TOP, tem também o PEAK que fabrica p/ visconde, valeo, delphi pelo que me lembro, fica a dica.
Sim, paraflu, wurth, entre outros muito bons, gosto do xlc pois atende a praticamente qualquer aplicação, com homologação de diversas marcas com excelente características técnicas, essa semana comprei aqui no meio da floresta amazônica a R$ 15.00 o litro, pesquisando os distribuidores no site encontra distribuidores e varejistas com ótimos preços, testei ponto de congelamento e ebulição e até supera a descrição, não é propagando, não ganho nada com isso, mas é a segunda vez que uso e apesar de não ser famoso ou fácil de achar nos auto peças que vendem kisuco, fiz questão de comprar novamente.
DESCRIÇÃOHAVOLINE EXTENDED LIFE ANTIFREEZE COOLANT (XLC) -misturado com a quantidade de água
adequada - usa-se como fluído refrigerante e de transferência térmica em motores de combustão interna. O calor
produzido pela combustão é transferido pelo fluído ao radiador onde a mistura arrefece com a corrente de ar.
HAVOLINE XLC é um fluído à base de etilenoglicol que proporciona protecção “sem manutenção” contra a
congelação, ebulição e corrosão. A protecção mantem-se activa durante toda a vida do motor, devido ao uso de
inibidores de corrosão que praticamente não se desgastam.
Baseado numa tecnologia sem silicatos patenteada, HAVOLINE XLC proporciona protecção de larga duração
contra a corrosão de todos os metais presentes nos motores, incluindo ligas de alumínio e ferro. Durante os testes
de campo realizados (mais de 100.000.000 de km), a combinação dos ácidos orgânicos presentes no fluído
refrigerante demonstraram protecção para, no mínimo, 650.000 km (8.000 horas) em camiões, autocarros e
máquinas de obras públicas, 250.000 km (2.000 horas) em veículos ligeiros e mistos, e 16.000 horas em
motores estacionários. É recomendado mudar o fluído refrigerante cada cinco anos se não se alcançam as horas
ou Kms mencionados.
VANTAGENS E BENEFÍCIOS
HAVOLINE XLC oferece muitas vantagens, tanto ao construtor do motor como ao usuário:
Ø a combinação de inibidores proporciona protecção duradoura contra a corrosão
Ø melhora a transferência térmica, o que proporciona flexibilidade ao construtor do motor
Ø a excelente protecção reduz substancialmente as avarias em termóstatos, bombas de água e radiadores
durante o período de garantia.
Ø estabilidade com águas duras devido à ausência de silicatos e fosfatos
Ø o refrigerante é “sem manutenção”, o que permite poupar tempo e dinheiro
Ø o refrigerante ideal para frotas mistas: um único refrigerante para motores pesados e ligeiros
Ø os ácidos orgânicos fazem com que o refrigerante seja de baixo impacto ambiental
Ø contêm uma substância amarga que protege a ingestão do produto
APLICAÇÕES
HAVOLINE XLC deve usar-se com uma concentração mínima de 33% para uma protecção total e duradoura
contra a corrosão. HAVOLINE XLC recomenda-se para motores fabricados em ferro fundido, alumínio ou
combinações de ambos, assim como em motores fabricados com ligas de cobre ou alumínio. HAVOLINE XLC é
especialmente recomendado para motores de alta tecnologia, onde a protecção do alumínio a altas temperaturas é
importante. Para carros de competição, recomendamos o uso de HAVOLINE XLI, uma solução aquosa dos
mesmos inibidores orgânicos.
HAVOLINE XLC é compatível com a grande maioria dos refrigerantes baseados em etilenoglicol, ainda que
recomendamos o uso exclusivo de HAVOLINE XLC para garantir uma protecção excelente contra a corrosão e
o controle de lamas. Recomendamos o uso de água desmineralizada ou água com dureza não superior a 20º dH,
contendo até 500 ppm de cloretos e 500 ppm de sulfatos.
HAVOLINE XLC
Refrigerantes: tecnologia de Carboxilato
Texaco Petrolífera (Portugal), S.A. 2/2 06/98 Cod. 33068 / 33073 / 33074
NÍVEL DE QUALIDADE
HAVOLINE XLC está homologado pelos seguintes fabricantes de motores:
OEM especificação homologado como
British Leyland LTS 22 AF 10 refrigerante
Caterpillar 1 EC-1 refrigerante
Chrysler 1 MS 9176 refrigerante
Detroit-Diesel refrigerante
Deutz/MWM 0199-2091 (2. Auflage) água refrigerante
Ford WSS-M97B44-C refrigerante
Ford 2 ESD-M99B166-C hot test fluid
GEC Alsthom Rustom 2 água refrigerante
General Motors/US GM 6277M refrigerante
Mack 1 014GS17004 refrigerante
MAN Nutzfahrzeuge 2 MAN 248 & 324 refrigerante/água refrigerante
MAN B&W 2 D36 5600 refrigerante/água refrigerante
Mercedes Benz MB 325.3 refrigerante
Navistar 1 B-1, type III refrigerante
Renault 1 41-01-001 (tipo D) refrigerante
Renault VI refrigerante
Scania Trucks refrigerante
Sulzer Diesel 2 água refrigerante
Ulstein Bergen 2. 3 2.13.01 refrigerante/água refrigerante 2.3
VW/Audi/Seat/Skoda TL 774 D (G-12) refrigerante
Wärtsila 2 32-9011 água refrigerante
Desconheço a informação, Arildo.
Mas como a viatura tinha 14 anos de idade quando a comprei, é bem possível que tenha sofrido algum tipo de negligência na manutenção.
Certamente havia perda de capacidade de troca de calor com a colméia daquele jeito.
Recomendo a troca do radiador ao invés de varetamento, sem dúvida alguma.:concordo:
Imagino que sim Glaicon, essas encrustações são comum na oxidação do ferro com uso da água, nos sistemas de arrefecimento com as devidas limpezas e trocas de fluido no período recomendado o sistema fica limpo, desde que se use fluido apropriado, tem umas águas coloridas que são placebo.
Ola amigo!
Fiquei muito sem acessar o site! Mas fazem mais de 2 anos que instalei e nunca mais tive problemas!
fiz trilhas e muita bagunça com minha V6! Fiz viagens longas (3.500 km) e curtas! E nunca mais aqueceu, nem ar parou de funcionar, nada mesmo!!!
Uso apenas marcador original! Adicionei apenas o eletroventilador!!!
Minha opinião:
O carro deve funcionar normalmente até mesmo com água pura no radiador. Em funcionamento normal não deve (super)aquecer. Aditivo para radiador tem somente as seguintes funções:
-DIMINUIR a temperatura de congelamento e AUMENTAR a de ebulição
-MELHORAR a troca de calor no radiador
-DIFICULTAR a oxidação no sistema e consequente sedimentação no radiador
Aditivo nenhum faz milagre
Ja li aqui gente falando que tem que colocar o aditivo original da MIT! Absurdo, a MIT sequer fabrica aditivo, apenas indica por mera conveniência comercial.
Instalação de etroventiladores suplementares certamente ajudará a troca de calor se o defeito for crônico, mas acho que sempre se deve iniciar por uma boa limpeza do radiador e de todo o sistema de arrefecimento, varetar radiador, etc.
Minha opinião.
👍
Desculpe discordar um pouco, mas alguns aditivos elevam o ponto de ebulição d´água, o que ajuda a evitar a fervura ou congelamento.
Veja abaixo exemplo deste produto da Radiadores Visconde, que foi testado pelo INMETRO.
Quanto à viatura não ferver somente com água no radiador em condições normais, estando o sistema selado e devidamente pressurizado, concordo com você.:concordo:
Bom dia a todos.
Um pouco abaixo do porta luvas, na coluna a direita deste, por de trás da forração, na coluna na frente da dobradiça da porta do carona, fica instalada a central do veiculo, se o parafuso que faz o aterramento não estiver conectado a carroceria o carro não pega de forma alguma. (não lembro se precisa retirar a tampa do porta luvas, muito simples, se precisar abra o porta luvas todo e solte as duas presilhas nas laterias deste, ambas vc consegue visualizar por dentro, que ele descanhota para frente e sai). O estalo que você ouve deve ser porque o parafuso que fixa o olhal do fio terra deve estar com folga e o estalo pode ser tentativa de contato elétrico em terminais com folga. original de fabrica é um parafuso rosca soberba, tipo para madeira, direto na lata e com o tempo apresenta folga. substitui por parafuso auto-atarraxante e porca. Descobri isso pois tinha um barulho vindo daquela região e encontrei esta central toda solta, batendo dentro da coluna e ao fixa-la, esqueci de prender o fio terra e depois o carro não pegava de forma alguma. Voltei ao local, observei o que era e fixei o fio e ficou tudo normal. Se quiser fazer um alarme show para ladrão, basta colocar um interruptor escondido onde quiser fazendo uma disjunção neste fio terra, que não haverá como um ladrão ligar o carro.
Aliás, apenas por curiosidade, esta central a que me refiro, por incrível que pareça, embaixo da etiqueta da Mitsubishi encontrei o simbolo da Audi!!
Olá, pessoal estou com o mesmo problema .tenho pajero dakar 13 ,estalei o gnv 5 5 meses agora no verão de 45 grau a viatura está aquecendo .pergunto devo levar primeiro na MIT ou estala logo um eletrônico ventilador auxiliar.
Será que na minha pajero cabe dias ventoinhas? Me parece que tem um filtro na parte frontal.