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  1. #1

    Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!




    Prezados, da última viagem que fiz, percebi algo muito ruim e esquisito no carro. Na ida, eu estava sozinho e fiz tranquilamenta a viagem com ar ligao e boa velocidade. Na volta, mais 3 pessoas e suas bagagens voltaram comigo. Nessa situação, constatei que, ao ligar o ar condicionado, a temperatura do carro começava a subir. Desliguei o ar e tudo se normalizou. Mais a frente, peguei uma subida bem acentuada e a temperatura voltou a subir novamente, mesmo sem o ar ligado. Vale frizar que eu estava em velocidade tranquilas, nada de moeção. Quando cheguei em BSB, percebi que, se eu ficar muito tempo parado com o ar ligado - num engarrafamento, por exemplo - a temperatura também começa a subir. Nesta última situação, basta voltar a andar normalmente que a temperatura abaixa. Em resumo, toda vez que o motor é sobrecarregado, a temperatura começa a subir. Procurei muito esse problema nas Pajeros V6 3.5 gasolina e não vi nenhum relato. Gostaria de saber de vocês o que acham. Por favor me ajudem, esse é o tipo de problema que os mecãnicos costumam bater cabeça várias vezes antes de achar a solução. Já escutei que pode ser a válvula termostática com funcionamento ruim, já escutei que pode ser bomba de água, já escutei que é apenas caso de lavagem do sistema de arrefecimento com a respectiva troca do fluído. Não sei o que fazer. Meu carro tem 108.000 Km rodados, foi revisado na MIT até os 80.000 km, fiz a revisão de 90.000 (troca da scorrerias) por fora, torco o óleo, filtro de óleo e filtro de ar sempre com 5.000 km. É um carro muito bem cuidado. Agradeço antecipadamente a atenção dispensada ao caso. grande abraço
    4X4 Brasil

  2. #2
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    Opas, comprei a menos de uma semana uma 3.6 AT 99.

    Já fiquei parado em Laguna na BR101 com o a ligado na viagem com ela pra casa (comprei em SC e moro no RS). Não deu nada. Sexta passada, passei por um puta trânsito em POA por uns 30 minutos e o ponteiro não passou do meio.

    Sugiro verificar:

    - válvula termostática - ela pode tá meio travada quase fechada e só se percebe quando o motor faz força.
    - aditivo radiador - se não tem, manda limpar e colocar. É fundamental ter isso no sistema.
    - pressão da bomba dágua. Pode tá tudo bem e a bomba não tá funcionando direito. Porém, ela, geralmente ronca antes de dar pau, mas é bom verificar isso também.
    - tua ventoinha tá funcionando? Quando ligamos o a/c, ela liga em intervalos menores, justamente por causa da força que o motor tá fazendo. Verifique o sensor que ativa essa ventoinha.

    Mais ou menos por aí...

    Vê lá e posta pra nós como vc resolveu.

    Abração.´.
    Mitsubishi Outlander GT 3.0 2012 (Baby Shark)
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  3. #3
    Valeu, irmão. Mandei limpar o radiador e resolveu o problema. Saiu uma pá de sujeira de lá de dentro. Isso me leva à suspeita de que a concessionária da Mitsubishi, na qual levo meu carro, não fez a limpeza do sistema de arrefecimento quando da revisão de 80.000km. Revisão esta em que é trocado o fluído do radiador e feita a limpeza do citado sistema, pelo menos eles cobram por isso. Agora pense na irresponsabilidade desses caras. Grande abraço e muito obrigado.

  4. #4
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    Citação Postado originalmente por FELICIANO Ver Post
    Valeu, irmão. Mandei limpar o radiador e resolveu o problema. Saiu uma pá de sujeira de lá de dentro. Isso me leva à suspeita de que a concessionária da Mitsubishi, na qual levo meu carro, não fez a limpeza do sistema de arrefecimento quando da revisão de 80.000km. Revisão esta em que é trocado o fluído do radiador e feita a limpeza do citado sistema, pelo menos eles cobram por isso. Agora pense na irresponsabilidade desses caras. Grande abraço e muito obrigado.
    Sinto que eles só trocaram o fluido...Pior é que tu reclama e eles só fazem cara de paisagem... eu pretendo até o meio do ano levar na Radiadores Zago, aqui em Porto Alegre para fazer uma geral. Essas empresas especializadas fazem uma limpeza real e depois testam a pressão do sistema todo para ver se não tem vazamento.

    A sua tá com 108k km e tá toda revisada, parabéns! A minha tá com 81k km, mas só revisaram até os 20k km

    Ficou uns 6 anos ou mais parada num galpão até o cara que me vendeu comprar um lote de carros onde o Bastião (nome carinhoso eeheheh) estava, antes com uns 77k km, em maio ou junho do ano passado.

    O bom é que trocaram coreias e o escambau, até óleo da caixa e diferencial. O radiador está com o fluido bonitinho, bem limpo, mas acredito que eles só tenham limpado também. Por isso que quero fazer essa revisão "baixada".

    Vale a pena esses cuidados nas nossas viaturas. Assim elas só nos darão alegrias

    Abração.´.
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  5. #5
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    Aconteceu uma coisa semelhante com minha outdoor (10/11) neste fim de semana, estava subindo o anel rodoviario aqui em Belo Horizonte e minha camionete começou a esquentar, estava com 5 pessoas, bagagem mais 10 sacos de 40 ou 50kg, mas quando desliguei o AC dela, ela voltou a temperatura normal, isso umas 2 no asfalto mais uma vez na terra

    Edit: na mesma viajem (ida apenas, na volta normal sem os sacos)

    normal?
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  6. #6
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    Citação Postado originalmente por mrufino Ver Post
    Aconteceu uma coisa semelhante com minha outdoor (10/11) neste fim de semana, estava subindo o anel rodoviario aqui em Belo Horizonte e minha camionete começou a esquentar, estava com 5 pessoas, bagagem mais 10 sacos de 40 ou 50kg, mas quando desliguei o AC dela, ela voltou a temperatura normal, isso umas 2 no asfalto mais uma vez na terra

    Edit: na mesma viajem (ida apenas, na volta normal sem os sacos)

    normal?

    Seu carro estava bem pesado, é possível sim que tenha subido um pouco a temperatura, mas fique atento... leve para fazer uma limpeza nas próximas revisões...

    eu lembro quanto coloquei 30 sacos de cimento na minha hilux uma vez (o caminhão quebrou e tínhamos que finalizar a obra) o carro ficou pesadinho mais o motor nem chorou e nem esquentou ...

    OBS: vale ressaltar que sempre que ocorre um aquecimento no veiculo as 4 coisas a ser averiguadas são oque o RValle disse mesmo... e tomar cuidado com os papinhos de mecânico

  7. #7
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    Citação Postado originalmente por requena Ver Post
    Seu carro estava bem pesado, é possível sim que tenha subido um pouco a temperatura, mas fique atento... leve para fazer uma limpeza nas próximas revisões...

    eu lembro quanto coloquei 30 sacos de cimento na minha hilux uma vez (o caminhão quebrou e tínhamos que finalizar a obra) o carro ficou pesadinho mais o motor nem chorou e nem esquentou ...

    OBS: vale ressaltar que sempre que ocorre um aquecimento no veiculo as 4 coisas a ser averiguadas são oque o RValle disse mesmo... e tomar cuidado com os papinhos de mecânico
    A unica coisa que me deixou um pouco chateado é que tem 2 semanas q fiz revisão no carro, e já carreguei antes nela 1000kg e nada de esquentar

  8. #8
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    Citação Postado originalmente por mrufino Ver Post
    A unica coisa que me deixou um pouco chateado é que tem 2 semanas q fiz revisão no carro, e já carreguei antes nela 1000kg e nada de esquentar
    Mas até aí tudo bem, pq a peça em questão ainda funcionava, ou a sujeira "andou" por causa do fluido novo e fez o estrago semanas depois. Pode acontecer.
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  9. #9
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    Citação Postado originalmente por RValle Ver Post
    Mas até aí tudo bem, pq a peça em questão ainda funcionava, ou a sujeira "andou" por causa do fluido novo e fez o estrago semanas depois. Pode acontecer.
    Estava dando um passeio pelo fórum e não pude deixar de dar atenção ao teu pedido de SOS. kkkkkkkkkkk

    Duas palavras: Embreagem Viscosa. Isso mesmo, a embreagem da palheta do radiador pode não estar mais dando conta do recado.

    Opção 1 = substituir por uma nova

    Opção 2 = gambiarra travar com parafuso, porém vai ficar esfriando legal.

    Meu irmão trabalhava em uma oficina retifica e tinha uma f1000 97 que esquentava de palmo em palmo. Trocaram praticamente tudo e nada de parar de esquentar. Um belo dia travaram a bendita viscosa e nunca mais esquentou.
    Sonhei que estava sonhando, quando acordei estava dormindo!

  10. #10
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    Citação Postado originalmente por jairferreira Ver Post
    Estava dando um passeio pelo fórum e não pude deixar de dar atenção ao teu pedido de SOS. kkkkkkkkkkk

    Duas palavras: Embreagem Viscosa. Isso mesmo, a embreagem da palheta do radiador pode não estar mais dando conta do recado.

    Opção 1 = substituir por uma nova

    Opção 2 = gambiarra travar com parafuso, porém vai ficar esfriando legal.

    Meu irmão trabalhava em uma oficina retifica e tinha uma f1000 97 que esquentava de palmo em palmo. Trocaram praticamente tudo e nada de parar de esquentar. Um belo dia travaram a bendita viscosa e nunca mais esquentou.
    Desculpe a pergunta, mas a "embreagem viscosa" seria a válvula termostática?
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  11. #11
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    Citação Postado originalmente por RValle Ver Post
    Desculpe a pergunta, mas a "embreagem viscosa" seria a válvula termostática?
    Embreagem viscosa, polia viscosa ou polia eletromagnética é a peça que fica no miolo da hélice do radiador, ligada ao eixo que, com o calor, o seu gel interno fica mais denso fazendo as pás girarem mais rápido.
    E é exatamente esse gel que perde a eficiência com o tempo, deixando de girar como deveria.
    Em alguns modelos pode-se trocar só o gel; em outros só a peça inteira.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-polia-viscosa.jpg   Pajero Sport V6 3.5 esquentando, me ajudem!-polia-viscosa2.jpg  

  12. #12
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    Fala galera, tudo beleza?

    Desculpa a minha explicação não ter sido clara. O problema é o meu sotaque. Algumas coisas aqui pra gente tem nomes diferente e principalmente o mecânico que me formou ser pernambucano (meu pai). Especialista em motores diesel convencionais. Parou com oficina e retifica antes de começarem os eletrônicos.
    A explicação do amigo Glaicon foi bem clara!

    Quando digo gambiarra, me refiro a uma solução provisoria por dificuldade em encontrar peças ou até mesmo no bolso.

    Outra coisa. Quando for trocar o liquido de arrefecimento o ideal é mudar a posição do botão do ar condicionado do azul pra o vermelho e deixar a chave ligada, sem dar partida. Esse procedimento faz com que o sistema fique todo aberto liberando água que pode ficar dentro da caixa de ar quente, caso ainda esteja em uso.

    Mais uma vez desculpa aí o portugues mal dizido que num si correji e mi dexa de boca abrida! hehe

    valeu!
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