Postado originalmente por
carioca4x4
Prezados, Instalei o ventilador auxiliar. Resposta rápida: Reside de fato ai o problema, pis o carro não aquece mais. Porém, a ventoinha auxiliar não é de fato a auxiliar, pois dado a diferença de desempenho ela passou a ser a principal. Antes em 45 minutos parado esquentava. Gostei tanto do resultado que vou substituir inclusive a original, explico porque: Após instalado fiz o teste com o veículo e liguei o ar em 17 graus, com renovação externa, portas entre abertas, o galpão quente 45 graus e após 1:30 horas com o carro ligado a temperatura foi a 3/4. Fiz um teste ao extremo. Antes aos 45 minutos esquentava com tudo favorável, agora fica normal no meio, inclusive uma espessura de ponteiro para baixo. A diferença de velocidade e eficiência entre as ventoinhas, a original a que instalei, é gritante. O erro de projeto de arrefecimento deste veículo é grosseiro quanto ao dimensionamento do eletro ventilador, dado o porte do motor e sua consequente geração de calor. Projeto incontestavelmente errado. A ventoinha que instalei ao colocar a mão espalmada a frente do eletro ventilador é possível sentir a sucção. Puxa a mão. Puxa com força uma folha de papel solta a frente do ventilador que ela gruda, enquanto a original fica-se na duvida se esta puxando ou soprando e uma folha colocada a frente cai ao chão. Fiz este teste, depois postarei o vídeo. Estou muito satisfeito e tranquilo de ter encontrado o problema que tanto me chateava e agora vou poder desfrutar o carro, no engarrafamento, com o ar gelando e tranquilo, até no deserto do Saara. Antes com o carro ligado você não escutava o som da ventoinha, tinha que ir para a frente do carro, se abaixar e encostar na grade para escutar. Agora, basta abrir o vidro do carro e se escuta a ventoinha ligada. Que som maravilhoso. Musica para os ouvidos. De qualquer forma vou substituir de fato a ventoinha original, pois assisti-la perder feio perante a outra me deixou desconfortável. Quero estar preparado para qualquer situação, seja a pior temperatura externa possível, a quebra de uma delas, ou uma solicitação de esforço grande. Principalmente por questão se faltar uma eu quero saber que a remanescente é potente o suficiente e não esse fiasco que incluíram no projeto original do carro. Vou substituí-la e ficar em paz. Até agora não sei como esse Pajero conseguiu andar com "aquilo". Uma ventoinha que fraca que ficaria ruim em um carro 1.0 instalada em um carro deste porte. Qualquer leigo vê que tem algo errado. A foto 1, demonstra a original (a direita) sozinha, antes da instalação.
foto 1 - apenas a ventoinha original
Anexo 491310
foto 2- preparando para instalar
Anexo 491311
foto 3 - últimos acertos para o primeiro teste
Anexo 491312