Postado originalmente por
carioca4x4
Triton flex, então é exatamente igual a Pajero Sport. Vou passar em uma concessionária da MIt e ver um 0km como é. Se for igual, deve ter muita gente esquentando a cabeça por ai. E, então, fez o teste com o ventilador? Podemos sim, mas não vai ter muito o que ver a não ser que se desmonte a frente, pois a grade tampa. Fica exatamente como a foto 3 que postei no post 101 ou a foto do Tlyra no post 98. A foto 1 é a original do carro, exatamente como descreve a sua. E a foto 3 colocando a ventoinha do astra a esquerda. Pelo que pude ver o Tlyra não promoveu alteração alguma na carenagem e a fixou com presilhas plásticas. Eu tentei encaixar sem alterar a carenagem e a ventoinha ficava afastada uns 2 cm, pois esbarrava em algumas peças ou iria ficar deslocada do radiador para o lado esquerdo, perdendo um pouco a eficiência e desperdiçando preciosos ventos...rs. E também não usei presilhas plásticas tipo zip para fixar. Eu fiz suporte específico com peças metálicas e parafusos com porcas de pressão, para não soltar com trepidação. Então adequei a carenagem e a travessa metálica que fica no carro ao lado esquerdo da ventoinha original, responsável por fixar também a grade da frente, pois queria que as duas ventoinhas ficassem bem próximas e a ventoinha instalada ficasse na distância ideal do radiador, exatamente da forma como demonstrado nas fotos a seguir, onde indiquei todas as adequações que fiz. Para substituir a original do veículo só praticamente coloquei suporte. Amplie as fotos e veja as observações e indicações de corte. O corte abaixo da carenagem da ventoinha foi necessário fazer uma curva a esquerda, para acompanhar o desenho do espaço disponível na região inferior onde a ventoinha iria se encaixar, conforme pode-se comprovar na (foto B). Não sei se na L200 Triton é necessário ou não, ou se não são estas e precisa fazer alguma outra específica. Cada caso precisa ser avaliado. Esta indicação é para a Pajero Sport, no caso da minha, ano modelo 2009/2010.
foto A - ajustes na ventoinha
Se não cortar o quadradinho da carenagem no lado da ventoinha a direita, no alto, não se consegue encaixar a ventoinha por trás do painel frontal dianteiro e esbarra da estrutura da fechadura do capot. O corte por baixo da carenagem da ventoinha, se não for feito, a ventoinha sobe muito e sobrepõe o painel dianteiro, ficando pela frente e também afastado do radiador. Sem dúvida a forma menos trabalhosa é como o Tlyra fez. Eu sou detalhista.
foto B- ajustes em peça do veículo
Retirei a aba indicada na foto B, pois a ventoinha se encaixou perfeitamente e não vi necessidade daquilo. Curiosamente esta aba removida parece um suporte com 2 furos. Será que inicialmente ou no projeto original deixaram esta previsão para a segunda ventoinha e não instalaram para cortar custos?
Se não for removida este corte.1 indicado na (foto B), a ventoinha sai para o lado esquerdo e pega um pouco em uma haste, que fica bem a esquerda ou sobe nesta aba e se afasta do radiador. O encaixe não fica perfeito.