Tenta ver se ela aquece com o ar desligado. Eu tinha problema de aquecimento com o ar ligado, mas após colocar uma ventoinha a mais isto paraou de acontecer. Fiz tudo o que voce fez e nada resolvia,
Paulo
Versão Imprimível
Estou com uma Pajero Sport V6 3.5 09/10 carro está com 32.000km rodados. Comprei a pouco mais de 60 dias.. Com 25 dias começou minha dor de cabeça..
1) Carro começou a esquentar na areia sem forçar motor.
2) Tanto ar ligado como desligado
3) Verifiquei se tinha algum vazamento de arrefecimento (água), constatado zero vazamento.
4) Removi a válvula termostatica, persistiu a esquentar.
5) Troquei a embreagem viscosa, parou de esquentar na areia.. logo pensei, Opa, agora resolveu.. Que nada! Ela começou a esquentar na marcha lenta.. Se eu ficar 20 minutos parado, é o suficiente.. porém ela só esquenta em horário que o ambiente externo está muito quente, geralmente no horário de 11h a 14h. já foi verificado a bomba d'água, já foi varetado radiador, continua sem a válvula termostatica.
Já coloquei um eletro a mais também.. é nada de resolver. Alguém pode me ajudar? Já não sei mais no que mexer..
Se fosse cabeçote ela iria deixar as mangueiras rígidas,mas, falhar bom isto depende muito da situação e do tipo de problemas, se for micro-fissuras ela não falha.
Bom, pode ser a junta ruim, mas, não totalmente comprometida a minha quase rompeu perto do terceiro pistão e ela não aquecia, apenas jogava água para fora.
Quando ela aquece eh fato verídico e comprovado? Ou vc vê o ponteiro subindo e para? Será que não pode ser problema de aterramento no medidor de temperatura?
O fato de estar sem a termostática (pratica comum no nordeste) eh complicado pq a pressão do bloco não fica equalizada e se estiver muito quente a água do radiador vai aquecer junto com a do bloco e por nada vai baixar. Retirar a válvula termostatica eh uma "alternativa técnica" muito mau utilizada.
Ela não jorra água nenhuma pra fora, quando esquenta, no reservatório está no nível correto, e não existe vazamento algum.. quando ela aquece eu nunca estou próximo a oficina para por o rastro e verificar de fato em qual temperatura está!
O que mais espanta os mecânicos é que ela só esquenta parada na marcha lenta com o ar ligado, após 15 a 20 minutos, fora isso ela fica normal.. é sempre é em horário de pico no trânsito. já pensei até em devolver a válvula termostatica para o local devido, porém, a certo receio de colocar, e ela esquentar até andando.. como já havia acontecido anteriormente.. nenhum mecânico em fortaleza, quer condenar o cabeçote, pois não a sintomas para ele está danificado!
Cara, mistério hein.
Voltei no seu post inicial e não li pelo menos se vc mexeu na ventoinha dela. Não vi esse motor de perto, mas, imagino que ela seja elétrica correto?
Porque veja, se ela não aquece andando eh porque o ar forçado pela grade dianteira esta refrigerando o motor como deveria. Agora quando parada a ventoinha principal pode não estar dando conta ou entrando atrasada, o que explicaria muita coisa.
Verificou os sensores (cebolas) de acionamento desta?
A galera das mits poderiam opinar também, vou ai galera ajudar o irmão em dificuldades.
Agora ela deu uma alterada na temperatura.. 1/4 para chegar ao vermelho, mas o ar não parou de gelar.. comecei a me locomover no carro, sem desligar o ar, e ela logo foi diminuindo a temperatura, até voltar ao normal..
É um problema presente, mas só é acionado ao parar o veículo.. isso é sintomas de sensor da temperatura com defeito?
Cara, esquece sensores, pois, pensei que a ventoinha era elétrica. Como disse não vi esse motor de perto.
Mas se trocou a viscosa esta deve estar fazendo o papel dela de acordo.
O marcador de temperatura pode estar ruim, mas ele iria ou oscilar com velocidade (falta de aterramento) ou as vezes marcar muito alto ou muito baixo.
Poxa, se vc fez tudo isto e não esta surtindo efeito ta complicado.
Esse sintoma (aquecer parado) eh falta de ventilação frontal. Ou eh ventoinha ou radiador....
Masssss, tem uma coisa, ela esta sem a termostática correto? Como esta a circulação da água pelo bloco e radiador?
Verifique a vazão desta e a circulação se esta boa, mesmo tendo varetado o radiador pode ser que a bomba d'água não esteja dando conta e precisa do ar forçado para resfriar o motor.
João, faço duas observações: verifique a bomba d´água, como dito pelo Domingues.
A outra coisa que te sugiro é trocar o radiador.
Por experiência própria faz fiz varetamento e permaneceu uma porcaria por dentro.
Apesar da limpeza, ainda ficou um encrustado de oxidação nas mangueiras e colméia.
Veja as fotos batidas depois do serviço feito, quando voltei na oficina para reclamar do pequeno vazamento que ficou na colméia.
Ou seja, não houve limpeza significativa.
Fiz isto numa SW4 diesel.
Fez uma diferença tremenda.