Então... emputeci (ui!), cheguei em casa, abri o capô e troquei a válvula termostática eu mesmo!!!
Abri com uma dificuldade do caramba, pois o parafuso de baixo pega bem na correia, então foi um malabarismo, pois não tava com vontade (não, na verdade eu não sabia fazer auhahuahu) e levei o triplo do tempo. Passei mais uns 20 minutos tentando pegar uma chave 13 que tinha caído entre o motor e o protetor do cárter, e consegui abrir.
Coloquei as duas válvulas na panela e.... tchan!!! A válvula antiga nem se mexeu a 100 graus.
Anexo 485118
O acabamento da válvula original realmente é bem superior, da de reposição. Como já tenho ela na mão (comprei na Amazon), vou comprar depois no Alibabá para mandar vir. Achei o modelo original
Thermostat For Mitsubishi L200 Pick-up 6g74 Md174234 - Buy Thermostat For Pick-up,Thermostat For Pick-up,Md174234 Product on Alibaba.com
Mas não adianta ser bonita e não funcionar, né?
Anexo 485119
Depois de identificado o problema, vamos à luta colocar a nova em folha... entrou bem fácil.
Anexo 485120
O ruim foi depois apertar os parafusos... o que fica perto da correia foi o mais demorado... vários arranhões na mão depois, tudo pronto.
Ligo o motor, deixo funcionar e completo com água. Depois vou mandar limpar o radiador e colocarei o aditivo na medida certa. Deixo uns 10 minutos na lenta... agora vem o teste: ligo o A/C, engato o D e fico esperando... conectei meu software Torque e comecei a monitorar.
Anexo 485121
Olha que delícia: não passou de 87 graus. E nada da luz do óleo acender!!! :D
Só para constar, antes, a temperatura colava nos 97 graus! 10 graus a menos!!!
Motor ficou redondinho. Deixei assim mais uns 10 minutos para ver e a temperatura ficou estável, oscilando entre 86 e 87 graus.
Vejam que a rotação realmente fica bem baixa - estava com o D engatado e o A/C ligado. Nada de pipocar ou alterar a lenta.
Para quem fala mal do motor... saibam que se fosse um AP ou de Opala... eu já teria fundido essa porra a horas!! Imaginem... rodei quase um ano assim!!! Mas que burro!! :putz:
Agora vou ver esse maldito marcador de temperatura do painel que nunca passou do meio. E mandar limpar o radiador.
Bom, espero que agora esteja resolvido. O teste será quando eu sair amanhã e pegar o trânsito. Cruzem os dedos!