Verificou a bomba d'agua?
Versão Imprimível
Verificou a bomba d'agua?
Vou mandar ver isso também. Mas será que ela não estaria roncando?
Pelo ano do seu carro, se for original ainda, desgaste natural.
Com 86 mil km originais? Nope, discordo. Mas igual vou mandar ver sim. Ela ficou 10 anos parada, portanto o que poderia acontecer é entupimento das galerias do radiador e/ou válvula termostática que não está trabalhando direito. Vou mandar ver isso na semana que vem e posto aqui. Vou mandar limpar tudo e trocar a válvula termostática, além de ver a bomba.
Verificou o alternador?
Não há motivo para acender luz de bateria por causa do calor; porém, com relação ao consumo extra de carga, por causa do acionamento da ventoinha, aí já o caso de verificar isto.
Verifique também a capacidade de carga da bateria.
E boa sorte.:concordo:
RValle,só mais uma opinião:
A marcha lenta cai quando se liga o ar ?
Ela deveria acelerar quando se liga o ar,mantendo nuns 1100rpm(na diesel)sempre que o compressor do ar estiver ligado para compensar a força(Hp's) que este mesmo compressor precisa.Talvez o solenóide ou seja lá como o sistema do motor à gasolina que faz o motor acelerar não esteja atuando,fazendo o motor diminuir a rotação pela força subtraída e ,como está abaixo dos rpm da marcha lenta mínima,o alternador não vence e a pressão do óleo fica baixa,acendendo a luz. Será?
Abraço,e boa sorte.
É, quando o compressor liga ele fica lá pelos 1000 rpm. O foda é que andei hoje forte no trânsito, sem o A/C e lá pelas tanta, estava uns 33 graus, quando eu parava em D a luz do óleo começou a acender de novo... caraio :freaking:
Tá aqui a anamnese (sem A/C ligado):
- trânsito pesado, quando paro em D (drive) a luz do óleo acende. Mas só quando estou a mais de 30 minutos na rua e o motor está com temperatura plena.
- motor dá umas leves pipocadas quando ele está com esse sintoma... muito quente?
- percebo que a lenta dele está lá pelos 700-800 giros, quando está em D - Quando aciono o N (neutro), e ele sobe um pouco e a luz do óleo apaga...como regula isso?
- o ponteiro da temperatura não passa do meio. Quero ser mico, se ela tá funcionando ok.
- já usei o aplicativo Torque, via ODB2 e a temperatura em viagem ficou lá pelos 96 graus... acho meio alto. Mas não vi em trânsito pesado.
Com o A/C ligado, o que acontece é antecipar dessa luz acender, ou seja, o motor aquece mais rápido.
Hoje quando cheguei, abri o capô e, obviamente, lá estava um inferno de quente. Notei que o recipiente de água, aquele que tem os dois caninhos de borracha, um que vem do radiador e outro que vai pro chão, para descarte, estava babado, pois vi escorrido alí o aditivo. Ele deve ter borbulhado... mas não estou perdendo água. Tá bem no nível.
Minha hipótese, vejam se não estou louco:
- lenta "lenta" demais. Assim ele não resfria o suficiente e nada, nem a viscosa nem a bomba d'água funcionam direito.
ou
- válvula termostática ferrada, ou até mesmo sem nada lá... alguém poderia me dizer onde ela fica no V6 3.5? Tenho uma nova aqui e será que eu poderia trocar de boa?
ou
- como disse o amigo acima, bomba d'água. Não acredito muito, já que ela não ronca e o carro tá com 89 mil km originais
ou
- radiador entupido. O carro ficou 10 anos parado... vá que tenha entupido alguma galeria? Será? Água do radiador troquei recentemente (não original MIT), porém mesmo a antiga estava bem limpa e colorida.
Vou levar semana que vem numa oficina para ver...
Entendi.
Pergunta: com o ar ligado, motor aquecido, marcha em neutro, a luz do óleo começa a acender, certo?
E se você acelerar para subir o giro até uns 1.200/1.500 RPM´s, a luz apaga?
Aí seria o caso de verificar bomba do óleo.
Outra coisa: perda de água do radiador pelo vaso expansor é perda de pressão do sistema, gerando fervura d´água.
Verificar a tampa do radiador. Se estiver boa, aí é verificar furos em mangueiras ou radiador.
Por último, se estes estiverem bons, aí é o caso de se ver junta de cabeçote ou o próprio cabeçote.
E boa sorte.:concordo:
Mano,
Veja o acoplamento viscoso da helice da ventoinha do radiador. O do Sufão já praticamente não funcionava e optei por travar a helice entes de ficar sem ventilação alguma.
Como já foi comentado, tampa do radiador, furos e vazão de água - aproveita e manda aditivo como especificado se estiver rodando ser,
Não sendo/resolvendo com a manutenção no radiador ai é realmente partir para o motor começando com válvula termostática, bomba dágua, bomba de óleo juntas de cabeçotes e torcer que pare por ai!
TFA
Ahhff, mano tá complicado... mas vou começar pela limpeza do radiador e a troca da válvula. A viscosa está que é um Dodge... girando feito louca, heheheh. Eu acho que esse radiador é sub dimensionado para esse carro... Tô sempre vendo caso de motor V6 aquecendo demais por aqui.
Então... emputeci (ui!), cheguei em casa, abri o capô e troquei a válvula termostática eu mesmo!!!
Abri com uma dificuldade do caramba, pois o parafuso de baixo pega bem na correia, então foi um malabarismo, pois não tava com vontade (não, na verdade eu não sabia fazer auhahuahu) e levei o triplo do tempo. Passei mais uns 20 minutos tentando pegar uma chave 13 que tinha caído entre o motor e o protetor do cárter, e consegui abrir.
Coloquei as duas válvulas na panela e.... tchan!!! A válvula antiga nem se mexeu a 100 graus.
Anexo 485118
O acabamento da válvula original realmente é bem superior, da de reposição. Como já tenho ela na mão (comprei na Amazon), vou comprar depois no Alibabá para mandar vir. Achei o modelo original Thermostat For Mitsubishi L200 Pick-up 6g74 Md174234 - Buy Thermostat For Pick-up,Thermostat For Pick-up,Md174234 Product on Alibaba.com
Mas não adianta ser bonita e não funcionar, né?
Anexo 485119
Depois de identificado o problema, vamos à luta colocar a nova em folha... entrou bem fácil.
Anexo 485120
O ruim foi depois apertar os parafusos... o que fica perto da correia foi o mais demorado... vários arranhões na mão depois, tudo pronto.
Ligo o motor, deixo funcionar e completo com água. Depois vou mandar limpar o radiador e colocarei o aditivo na medida certa. Deixo uns 10 minutos na lenta... agora vem o teste: ligo o A/C, engato o D e fico esperando... conectei meu software Torque e comecei a monitorar.
Anexo 485121
Olha que delícia: não passou de 87 graus. E nada da luz do óleo acender!!! :D
Só para constar, antes, a temperatura colava nos 97 graus! 10 graus a menos!!!
Motor ficou redondinho. Deixei assim mais uns 10 minutos para ver e a temperatura ficou estável, oscilando entre 86 e 87 graus.
Vejam que a rotação realmente fica bem baixa - estava com o D engatado e o A/C ligado. Nada de pipocar ou alterar a lenta.
Para quem fala mal do motor... saibam que se fosse um AP ou de Opala... eu já teria fundido essa porra a horas!! Imaginem... rodei quase um ano assim!!! Mas que burro!! :putz:
Agora vou ver esse maldito marcador de temperatura do painel que nunca passou do meio. E mandar limpar o radiador.
Bom, espero que agora esteja resolvido. O teste será quando eu sair amanhã e pegar o trânsito. Cruzem os dedos!