Já fez rodizio?
Geometria? 100%?
Atenção! Tem lugar que os caras usam os parâmetros de máquina (cherokee) como se TODAS fossem iguais.
DW a 130km/h é estranho o normal é entre 80~99km/h
Versão Imprimível
Questões?
*Em linha reta+segurando o volante firme mas sem mexer+ asfalto bom, ocorre DW?
*Ou dw começa, principalmente, quando vira o volante para um dos lados? (ex: leve curva p/ direita)
Prática?
1- Pede para alguém esterçar o volante (limite esq e dir) vai e vem, enquanto tu fica la debaixo olhando os pivôs procurando folga.
2- Com as rodas retas pede para girar um pouco para direita (uns 15°~25° no pneu) e pede para fazer movimentos de vaivem bem curtos mas rápidos, encontre a maior folga.
3- faça o mesmo para esquerda.
4- Se a folga for considerável troque este componente .
5-Se não for, tira as 2" e coloca 5~6~8" de uma vez, ai pelo menos tem uma boa razão para DW...
PS: Apesar de muitos não acreditarem, o amortecedor baleado pode contribuir.
Já botou o melão pra fora para ver o pneu durante o DW?
A roda parece que vai cair! A sensação é... voooo morreereer
92 jeep cherokee "death wobble" - YouTube
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk... sim o melão ja esteve para o lado de fora da vtr... O que acontece é exatamente isso do video, porém a 130km/h e depois que passa em algum pavimento com desnivel... Se a estrada for perfeita ela vai lizinha... Ontem com o pessoal da atitude 4x4 ela deu a 90km/s na curva que sai da br116 e vai pra estação farrapos (levemente a direita), ali tem muito desnivel na estrada e deu na curva. Só que não chegou a entra no DW violento, só deu o principio. Sobre as tua Prática? ja tive até problema na coluna fazendo tudo isso, os componentes ali foram todos trocados, só corrigindo a panhart nao foi trocada porque o carinha disse que nao ta com folga mas ele vai tirar ela e analizar direitinho bem como o amortecedor de direção... hahaha. Cara serio, a tua ideia de despencar ela pra cima realmente é muito boa, que dai vo da motivo pra DW. Valeu pelas dicas mesmo! Vai me ajudando
Bom o conjunto tá trabalhando todo junto... digo... zero de folga (na pratica)
teoricamente um baque no pneu gera um movimento e transmite para roda oposta (força1).
A outra roda recebe e responde com força1+1, a outra recebe e devolve 1+1+1... n=n+1 e vamos ao infinito
To começando acreditar que é o asfalto.... então anda só em asfalto 100%...kkkkkk
sério agora...
posso apanhar aqui, mas testa com outro amortecedor, ele vai absorver o primeiro baque e não "ressoará" (agora vou apanhar dos músicos).
Pode ser geometria (convergência)... problema é saber qual ajuste certo.
Ok...
PS: vamos centralizar essa questão lá no
http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...ml#post1645378
e deixar aqui só o lift.:concordo:
Muito falou-se sobre buchas, calços, molas maiores, braços oscilantes mais compridos e amortecedores de maior curso, mas no meu entender falta discutirmos algo que tem muita importância, quando vamos fazer alterações nas medidas de suspenção para maior, levantar o carro; este componente é o braço pitman - Pitman Arm (na primeira foto tem um tamanho original, na segunda um extreme deep, que foi indicado para 3" em ZJ e 4" em XJ e outra foto com vários tamanhos comparativos). Quando levantamos o carro e continua-se com o pitman original, a barra de ligação (link bar ou Tie Rod), vai ficar esticada, tensionada, fora do seu ângulo normal de trabalho (o ideal é que fiquem os furos de pivôs do braço de direção e do munhão mais ou menos no mesmo nível original), e com as imperfeições do asfalto, que é onde se consegue imprimir maior velocidade; com os buracos e ondulações da via, quando a suspenção trabalhar, vai causar uma oscilação, mudança de direção involuntária, que será transmitida a outra roda pela outra barra (cross bar ou Drag Link), e quando entre em ressonância, vai causar o famoso death wobble, caso o amortecedor de direção (steering damper), esteja sem muita atuação e existam folgas em outros componentes. Recomenda-se substituir o braço pitman, no caso de modificações de muita elevação final e aumento de curso da suspensão.
Ola pessoal, desculpe mas na minha concepcao calco nao serve, se quer uma suspensao que trabalhe bem compre um kit de suspensao de XJ. Eu recomendo os kit da Rough Contry, da uma olhada em Suspension Lift Kits, Body Lifts, Leveling Kit, 4x4, Jeep, Chevy, Dodge, Ford, Off-road Truck
Eu tenho na minha XJ um Kit Long Arm 10 polegadas..è um espetaculo!
Abs!!
Thiago Gois