Postado originalmente por
jeb
Caio, não confie muito em revistas. Além de erros de digitação, tem os exageros. A rotação mínima é mesmo em torno de 1500rpm, que sinto uma trepidação maior... isso engatado. Na estrada a 110km/h é cerca de 1700-1800rpm na 9a marcha, como disseram os colegas.
Algo interessante a frisar (talvez os colegas já tenham percebido) é de que o consumo a 90km/h é o mesmo que a 110-115km/h, pois a 90 não passa da 8a marcha e gira em torno de 1700-1800rpm. Resumindo, como o motor tem muito torque, consegue-se, na estrada, trabalhar em baixos giros, aproveitando o motor (como se faz em caso diesel, normal)... e gera economia.
Eu viajo semanalmente a trabalho e a brincadeira é tentar colocar o giro o mais baixo possível na melhor velocidade, para economizar combustível. No meu, o melhor "ponto" é a 1700rpm a 115 km/h. Faço alguns embalos em descida, e o desafio é subir na 9a marcha aproveitando o torque do motor... viajar sozinho é isso ;-) como é um trajeto que tem parte pista simples e parte subidas, a média só de estrada é de 17km/l.
Eu tive até uma viatura V6 e fazia o mesmo trajeto. Nunca me importava com isso, so pisava e boa, economizar 0.5 por litro, era nada. Agora no Renegade dá mais vontade de economizar, principalmente em tempos de crise e preço de combustíveis nas alturas.
J.