Postado originalmente por
André de Jesus Silva
Fala jeb. Desculpe a demora em responder, estive fora em mais um encontro de JPX.
Ainda não tive a oportunidade de passar por nenhuma água, sequer uma poça, mas acredito que o snorkel será apenas uma forma de compensar a baixa altura da tomada de ar do filtro. Como já coloquei o lift e aumentei o diâmetro dos pneus acredito que essa altura já tenha aumentado uns 6 cms, pelo menos. Mesmo com o snorkel não devo submergir o RN em águas profundas. Para se ter uma idéia, o único veiculo nacional que já sai equipado de fábrica com snorkel é a L200 Savana, sendo que a sua altura de passagem a vau é de apenas 800 mm.
Ainda não tenho idéia da altura ou mesmo da existência dos respiros do câmbio e diferenciais do RN. No meu caso, não pretendo abusar da altura da água, mas, creio que uma eventual imersão deve se limitar à altura dos faróis ou ponta à parte mais baixa do capô.
Não podemos esquecer que o Renegade tem suas origens no mercado norte-americando, onde o Off Road é costumeiramentte praticado sobre pedras e erosões, raramente enfrentando águas profundas.