Pessoal, contribuindo para o fórum, seguem algumas fotos do RN Sport diesel por baixo, enquanto está limpa ;-)
Anexo 517474
Anexo 517475
Anexo 517476
Anexo 517477
J.
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Pessoal, contribuindo para o fórum, seguem algumas fotos do RN Sport diesel por baixo, enquanto está limpa ;-)
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J.
Giuliana, esse consumo é em Marília? O trânsito é muito travado aí?
Bom, para 7.000km acho que o consumo poderia ser melhor, mas isso depende muito de como é o seu modo de condução. Sou muito observador e, sem querer ser machista, percebo que a forma de condução da mulherada não ajuda muito na melhora do consumo....a minha mulher é um exemplo clássico disso, por mais que eu dê vários toques ela não se liga. Tipo, se ela vê o sinal ficando vermelho lá na frente continua acelerando e só deixa pra brecar em cima...se tá descendo ladeira, não tira o pé do acelerador e deixa o carro descer sozinho, não consegue ter o pé mais leve...acelera forte e breca forte, ao mesmo tempo gasta mais gasolina e pastilhas de freio....tem que ter as manhas.
Não sei como é o seu modo de condução, mas se vc tem o pé leve e sabe dessas "manhas" acho que o seu consumo poderia ser melhor. Esse vídeo mostra como o Renegade diesel pode ser econômico no uso urbano, lógico que isso vai variar de cidade pra cidade, de condutor pra condutor:
https://www.youtube.com/watch?v=IhwaMqlqVsk
Sobre a troca do óleo antes da km/tempo especificada pela Jeep, também acho um desperdício de dinheiro para quem só abastece com S10. É exatamente o caso de quem só usa gasolina Podium em carros com mecânica mais sofisticada....eu tive um Golf GTI 2014, o motor do GTI é uma das últimas palavras em tecnologia turbo/downsizing...li e pesquisei muito sobe isso....a Podium só tem 30ppm de enxofre (o diesel S10 é ainda mais limpo), isso faz com que o enxofre não chegue a contaminar o óleo, não havendo nenhuma necessidade de troca antes do tempo. Motores de injeção direta (FSI e Common Rail) tem o sistema de injeção muito sensível e não aceitam combustível sujo (enxofre), o que causa a conhecida "borra" que contamina o óleo....foi exatamente o que aconteceu no teste de longa duração da 4 Rodas com o Peugeot 3008 1.6 THP...este só usou gasolina comum por 60.000km quando ainda não era S50, quando abriram o motor constaram o "desastre".
O mesmo teste de longa duração foi feito com o Golf 1.4 TSI, com gasolina comum, só que dessa vez com S50, e após 60.000km o motor estava como novo, limpinho. O diesel é o combustível que move a economia e os caminhões novos só aceitam S50 e/ou S10, o controle é rígido, então pra quem só usa o S10 não vejo motivo de troca de óleo antecipada.
Giuliana, meu RN está com 1500 rodados e eu percebi isso pouco antes de vc comentar. é exatamente como você descreveu, inclusive, deixei como informação principal no meu painel o velocímetro. Pra ter certeza que a velocidade aumenta ou se seria apenas impressão pois o motor está "enchendo" quando reduzimos a marcha. Vou relatando...
Sobre a troca do óleo antes da km/tempo especificada pela Jeep, também acho um desperdício de dinheiro para quem só abastece com S10. É exatamente o caso de quem só usa gasolina Podium em carros com mecânica mais sofisticada...
Descupe mas não entendi qual a relação entre o tipo de combustível e a frequência das trocas de óleo do carter?
bom dia,
acho que uma das vantagens da Jeep esta troca com 20mil kms, lembro quando era criança das propagandas quando os óleos mudaram de apenas uma viscosidade, eram 30w ou 40w, para multiviscosos, 20-40w, e os fabricantes fazendo testes e andavam 50 a 60mil kms sem troca, e o óleo estava bom,
hoje em dia com estes lubrificantes sintéticos acho que a coisa deve ter melhorado muito, e inclusive não vejo mais o famoso Bardahl com muita propaganda,
sds,
joao.
Minha opniao , posso estar errado , porem eu faco a troca de oleo em todos os carros 0 km que eu tive antes da hora , pode ser um habito , mas porque eu faco isso :
1. a gasolina ou diesel premiun no brasil e de qualidade duvidosa , a do laboratorio eu acredito 30ppm ou menos mas chegando no caminhao , ao tanque do posto de gasolina podem estar contaminados , tenho minhas severas duvidas , isso sem contar com a ganancia e a falta de etica de uns em fazer uso de alquimias.
2. por mais que a engenharia esteja avancada , os controles de qualidade nao checam cada valvula ou cilindro e reprovam devidamente , os motores novos produzem mais interferencia ( espero)que os usados , os oleos sao submetidos a mais temperatura e a mais impurezas ... ou vcs acham que depois de produzida cada peca e cirurgicamente limpa e montada .
3. acredito ( que absurdo) que o oleo vai aguentar ate 30 mil Km , dentro de um laboratorio e claro , sem impurezas , sem o fator esquenta esfria , sem o fator TEMPO , usar o oleo 20 mil km em 6 meses normal, em dois anos , nada dura dois anos nem agua mineral :) vc beberia um refrigerante de dois anos de idade ???
4. o primeiro filtro de oleo tem mais impurezas pelo item descrito no 2.
5. os motores podem ate aguentar uma troca a cada 20 mil km dentro do prazo de um ano , mais que isso acredito que as propriedades se percam, e podem encurtar a vida util do motor.
6. e uma otima oportunidade de rever demais problemas na garantia.
7. A curiosidade de ver como e a troca e o carro por baixo :) :) :)
8. E se tiver sorte a mocinha do atendimento vai estar de minisaia :D :D :D (sorry damas do forum escapou)
No meu também noto uns trancos, o carro está com 1.300 km, mas noto mais na desaceleração e descida de serra. As vezes ele reduz nessa situação e demora um pouco mais do normal para avançar a próxima marcha. Mas acho que isso é a programação do cambio.
Acelerando ele troca de marcha sempre depois dos 2.200 rpm.
Para mim ainda, depois do cambio DSG da linha audi e VW, é o melhor conjunto que já tive.
Cambio auto 4 marchas nunca mais!
Entendo perfeitamente sua preocupação, afinal, estamos na Bananolândia rsrs....
Já participei do Clube do Focus, lá tinha um forista (acho que um dos criadores do fórum) que por muitos anos teve uma perua Escort, coisa de 15 anos. Desde que a Podium foi lançada pela BR foi a única gasolina que entrou nos seus carros até então.
Já perto de se desfazer da perua Escort, após anos e anos de uso, ele precisou fazer um serviço que teria que abrir o motor com o seu mecânico de confiança....ao abrir o motor o mecânico afirmou que em todo seu tempo de profissão nunca tinha aberto um motor tão limpo com aquele tempo de uso. Isso é reflexo da baixa ppm de enxofre da Podium e, claro, do seu maior poder de limpeza.
Pra quem vive abastecendo em postos diferentes, tudo bem, a atenção tem que ser muito maior e a troca de óleo antecipada pode ser uma boa precaução. Mas, para quem abastece predominantemente num único posto e conhece a procedência não vejo motivo pra tanta preocupação de fugir do que o fabricante especifica.
em relacao ao cambio ZF9 ...
a minha com 1000 km apresentava alguns trancos ...depois que troquei de pneus nunca mais
acho que pode ser uma consequencia de reducao , uma vez que alonguei , nunca mais senti o problema
rs rs concordo com vc , eu tive um veiculo que so andava com podium , caso contrario falhava , a importadora nunca se pronunciou sobre a necessidade ou a unica forma de funcionamento do veiculo seria com podium , e nos anos que eu fiquei com o carro podia sentir na pele , que os postos com podium , nem sempre era podium , pois o carro falhava
eu acho uma robalheira quanto algumas importadoras importam um carro com revisao a cada 8000 milhas no brasil se transforma em 8 mil km , ou uma vez por ano passa a ser a cada 6 meses, ou que 15 mil km passa a ser 7500 km .
mas como falei e um habito sempre troquei e acho que sempre vou trocar a primeira troca antes ... meu carro mais rodado fez 260 mil km sem maiores problemas , os demais carros troco todo ano , porque a km nunca e alcancada .