Penso da mesma forma ... Abs.
Versão Imprimível
minha S10 antiga trocava de 15 em 15mil a maioria , estava sem grana, vendi e o novo proprietário troca também de 15 em 15 milkm, vi ela hoje com quase 400mil kms e nunca abriu motor e inteirona, vai saber, meu uso era mais estrada, o do novo dono mais percursos curtos,
sds,
joao.
Os japoneses são excelentes em vender o que a massa quer comprar. Essa massa quer um carro que não quebre e te leve, sem tesão nenhum, do ponto A ao ponto B, só isso, nada mais. Esse é o exemplo clássico do Corolla que vende horrores custando quase 105k na versão top com mecânica do século passado e sem um mísero controle de estabilidade.
O serviço de casa a Toyota faz bem feito, dá tratamento vip e cobra barato nas revisões (lógico, cobrando 15k a mais que os concorrentes oferecendo menos, é fácil cobrar menos nas revisões).
Eu como entusiasta, amante de tecnologia, desempenho, segurança e dinâmica, passo longe de um Corolla....
Carros japoneses sem tesão nenhum? Discordo...
Anexo 517664
Anexo 517665
Anexo 517666
Anexo 517667
Anexo 517668
Anexo 517669
Sem tesão nenhum pra mim é Fiat Uno, Palio, Strada e seus equivalentes de outras marcas. Sobre falta de controle de estabilidade, quase nenhum carro de competição tem, nem controle de tração, nem de estabilidade, nem ABS, nem câmbio automático, e são os carros mais tesudos da face da terra.
Não vou prolongar muito essa discussão, pois estamos no RN. Mas queria acrescentar que sou fã de Toyota, mesmo tendo RN, tanto que temos também uma RAV4. A questão é que a Toyota possui carros altamente tecnológicos, confortáveis, legais e seguros, vide a New Prado que é top. Só que estes modelos ou versões não vem para o Brasil. Nem se compara o Corolla americano com o nosso nacional, por exemplo. A RAV4 trazida para cá é a versão pelada lá fora, mesmo na top. Ou seja, sou contra os procedimentos da Toyota do Brasil.
Por outro lado, vendo os RN fabricados no exterior, os nossos fabricados aqui são quase equivalentes em segurança e tecnologia. Pelo o que eu vi, na Europa, tem a opção daquele sistema que freia o carro automaticamente. Embora paga-se o preço, a FCA-Jeep pelo menos disponibiliza o kit segurança e controles de tração e estabilidade (de série) desde as primeiras versões. Como foi dito, tentem comprar um Corolla ou RAV4 com 7 airbags, ESP e TRC.
AZEITONAA, só uma informação. Carro de competição (entendo como de pista fechada e de ruas de alta performance) possuem sim ESP, TRC, ABS sim... pode procurar... (claro que podem ser desligados) e hoje, a maioria são automatizados, com trocas no volante.
Na minha opinião a eletrônica vem só para ajudar e melhorar as condições de segurança e dirigibilidade. Na trilha, essa eletrônica pode ser não tão positiva assim, principalmente se o carro "der pau".
J.
Me referi ao Corolla e aos seus correspondentes, como o Civic por exemplo, este até melhorou muito em segurança. Estou falando do mundo real, não de competições, carros que compramos para o nosso dia a dia, onde precisamos de segurança.
Sobre os itens de segurança citados, vc está enganado, todos eles surgiram nas pistas de competição, sobretudo na F1....e hoje em dia salvam muitas vidas, não fazer questão por esses itens é ignorância.
Lembre-se que até pouquíssimo tempo atrás Toyota e Honda negligenciava vários itens importantes em seus modelos mais caros. Corolla e Hilux até um dia desses usavam câmbio AT4, nem sonhavam com airbags laterais e de cortina, controles de tração e estabilidade, e nesse caso custado fortunas e oferecendo carros pelados em segurança, é nessa tecla que eu bato. Minha crítica aos Japoneses é essa....a cara de pau de lucrar horrores negligenciando itens tão importantes.
Com exceção do Lancer, quais desses modelos que vc citou vende no Brasil?
Nesse ponto eu tiro o chapéu pra Jeep, que oferece ESP/TCS desde os modelos mais baratos do Renegade, um corolla de entrada hoje é caro e completamente depenado. O RN ainda oferece o pack segurança por um valor interessante...
Brasileiro infelizmente é assim, dá valor a belas rodas e design bonito em detrimento de tecnologia e segurança...
Ah, os Japoneses são bons sim....mas somente lá fora, aqui no Brasil, salvo algumas exceções (Pajero Full por exemplo), eu dispenso....
Só para participar da discussão. Tb acho que os japoneses, em geral, aqui no Brasil, realmente oferecem pouco por um custo mto alto. Realmente, a pessoa pagar 105 k em um corolla, em detrimento de outras opções mto superiores como o Fusion, Audi A3 sedan e até BMW e Mercedes, que, ou custam mais barato ou bem próximo ou um valor acima que não faz tanta diferença considerando tecnologia e até status (que é importante pra muitos).
Mtos levantam a questão da durabilidade e baixo custo de manutenção que realmente até é verdade. Mas considerando que o carro poderia facilmente custar uns 20% a menos e ainda com boa margem de lucro pra montadora, eu, particularmente, prefiro muito mais arcar com um custo de manutenção e/ou depreciação um pouco maior mas levar um veículo claramente superior em diversos aspectos.
Acho um absurdo que se pague mais de 200 mil em uma SW4 enqto temos diversas alternativas, nacionais e importadas, muito superiores e bem mais acessíveis(mesmo considerando o modelo novo da SW4). Claro que depende do gosto, crenças e necessidade de cada um, mas é uma matemática muito simples. No fim, leva-se muito menos e pagando muito mais.
Se fosse para escolher um Japonês, eu iria de Subaru (além da minha opção pela Suzuki, óbvia por sinal, rsss) que é muito mais acessível para se comprar e muito superior aos Toyotas. Apesar que a Toyota é dona de quase 50% da Subaru, aqui no Brasil ela só oferece produtos com custo menor de produção e preços de vendas absurdos. Compra-se aqui um Subaru Forester Turbo por cerca de 80 mil a menos que uma SW4 e que não chega aos pés do Subaru. Claro que tem manutenção maior, depreciação maior, etc. Mas se vai ficar com o veículo pelo menos uns 3 anos, este custo dilui e compensa pq o carro é um espetáculo.
Enfim, é minha opinião, e cada um tem a sua. Só queria apresentar a minha e oferecer um contraponto que vale a pena de pelo menos ser algo a se pensar qdo for adquirir um novo veículo.
Abs!