Intessante..
Entao ao invés de preparar os carros,lift,pneus,etc..
É só contratar um motorista ou aprender a dirigir.
Versão Imprimível
Vou colocar um pouco de lenha aqui... creio que muitos sabem a origem dessa palavra... a palavra jipe vem de um "abrasileiramento" da palavra jeep, que significa "General Purpose G.P". Tem algumas histórias dessa passagem de G.P. para jeep (meados da década de 40). Mas, inicialmente, foi concebido para objetivos militares. Posteriormente para ajudar na roça, no trabalho. Tanto que os "kits" hoje eram equivalentes, no Willys por exemplo, roçadeiras, cortadores.... etc... tem ums videos bacanas na web sobre isso.
Poderíamos colocar outras definições, ideias, etc... dependendo como pensamos muitos outros não o seriam também.....
Se jipe é G.P., poucos entrariam nesta lista, e conforme o colega AJJRCWB disse, até fusca poderia ser considerado um, conforme sua preparação.
Pensando desta forma mais "clássica", certamente o Renegade não é um jipe.... mas vale a curiosidade que, na carroceria, consta como mis/utilitario/jipe ;-)
https://youtu.be/ELsuTK-xnog
J.
Pela definição jipe tem que ter traçao nas 4rodas, entao fusca se incluiria?
mvcmartins, depende de muitas coisas, eu acho ... mas sei este fusca seria incluído :safari-rig::
https://youtu.be/CRqHTQdLbrg
J.
Retiro o que disse,esse fusca tem tração nas 4rodas,consequentemente é jipe.
Pessoal estava verificando no RN as posições de tração, no início achei um pouco inutil, mas depois analisando melhor e faZendo alguns testes, parece que ajuda um pouco.
Cambio em D e na posição auto, em situações de "X" o carro perde a tração e não consegue vencer o obstáculo, e sempre arranca em 2.
Na posição Snow, ou (neve) ele arranca de 2 porém bloqueia o diferencial.
Na posição mud e sand (lama e areia) eu confesso que não notei diferença no comportamento do carro entre ambas, mas quando são selecionadas, e o cambio está em D, o veículo arranca de primeira marcha, a segunda marcha demora mais para trocar ou seja isso me leva a crer que o carro "estica mais as marchas", bloqueia o diferencial é DESLIGA o controle de tração.
No RN TH tem ainda a posição rock ( pedras) que segundo o manual é para pisos com bastante tração, nesse caso o que ocorre no veículo???
Além do bloqueio do diferencial central o RN deve ter algum outro tipo de bloqueio no diferencial, ou visco lock, ou lsd ou algo parecido pois em situações de X e com o controle de tração desligado no caso das posições mud ou sand, ele bloqueia a roda que está em falso. Alguém teria uma informação mais correta para passar para nós?
Outra dúvida que tenho é que eu andando com o veículo e mexendo nas posicoes de tração aparece uma informação ESC desligado. O que seria isso?