Vc optou por qual carro?
Versão Imprimível
Vc optou por qual carro?
Giuliana infelizmente ninguém vai avaliar muito bem seu Fit.As concessionárias estão pagando cerca de 60% da tabela FIPE e olhe lá.Agora se vc firmar interesse no carro e falar:dou tanto.Aí o vendedor com certeza ou vai aumentar o valor do seu carro ou diminuir o dele.Em relação ao que vc citou que não gostou do motor do HRV,se prepara que o do Renegade flex é muito pior.A honda é melhor que a JEEP no pósvenda,consumo de combustível e mala.O hrv é superior em todos os comparativos.Se vc nao vai levar o renegade diesel eu aconselho o Hrv.
Eu levei para o lado pessoal a avaliação. Meu carro foi todo revisado na css até o ano passado (quando cogitei trocar pela CRV), depois só troquei óleo/filtro em posto e pneus/alinhamento em lojas, nada de css.
Meu irmão é gerente técnico da Honda e o gerente de vendas já trabalhou comigo no banco Safra. Não que eu esperasse privilégios, mas eles conhecem a procedência do carro, eu estava trocando por outro da mesma marca, manual do carro carimbado de fora a fora na css...
Quando fiz o test drive na HRV, ligaram dias depois para confirmar a compra. Falei que com a avaliação do meu usado, sem chances, não mudaram 1 centavo na avaliação. Quando tentaram argumentar, eu disse que seria louca em trocar por outro Honda, pois daqui uns anos perderia dinheiro (além do esperado) de novo.
Já fui otária uma vez, vou me aventurar em outras marcas agora.
#raivinha
MVCMartins: o mercado de usados é estranho... Um conhecido do meu irmão veio ver o carro ontem, a primeira pergunta que ele fez foi perguntar qual o problema do carro, já que estava abaixo do valor de mercado (mas 7k a mais do que a Honda paga), respondi que é carro de estrada, mais de 120k rodado e tem marcas de pedrinhas no capô... Vendi, mas é carta de crédito e estou esperando a parte burocrática.
Depois da reação do comprador, me perguntei se poderia vender melhor... Sei lá.
A Honda não negocia preço nem de zero e nem de usado, e o protetor de cárter, antes cortesia nas compras, agora tem que ser pago...
Sobre o RN, a opção é o diesel e de tudo que li e pessoas com quem conversei me garantiram ser um motor que sobra para o peso do carro (gosto de pisar, confesso).
Fiz uma reserva em uma CSS de SP agora, vamos ver se consigo alguma coisa, mas a lei da oferta e da procura está atrapalhando.
Acho a Honda uma tremenda enganação. Minha mulher também já teve um Fit EX 1.5 AT 2006 (não era flex). Apesar do baixíssimo consumo (13 km/l na cidade e 17 km/l na estrada) e do conjunto powertrain/câmbio ser o melhor casamento que já experimentei até hoje (melhor até do que modelos caríssimos), o carro não é um primor de robustez como dizem que é um Honda. A manutenção preventiva (sempre realizada rigorosamente nos prazos, pela concessionária Hayasa de Niterói/RJ), com 60.000 km, já começou a ser feita com custo substancial, incompatível com a categoria e chegando no ápice de custar 1/4 do valor de mercado do carro aos 80.000 km. Minha experiência com Honda: frágil e caro pra manter. Foi praticamente "doado" em troca de num TR4.
Aqui em casa estávamos pensando em trocar um TR4 num Renegade, mas pesou o fato da incapacidade off-road e, em última instância, o melhor motor não ser o flex. Optamos por um Pajero Full 3 portas a gasolina. Nunca tive carro a diesel (quiçá jamais terei), mas pelo que vejo com amigos que têm, pra mim, não serve. Detesto voltar de guincho pra casa. O motor pode até durar mais, mas a parafernália que vem com ele (turbinas, válvulas, sensores, bombas, bicos, etc) é muito problemática. São motores extremamente complexos que não perdoam combustível ruim do tipo que temos nesta extensão norte-africana que chamam de "país".
Por ter medo de avião, meu perfil também é estradeiro, como o seu, e quando viajo com o Discovery (roda até com urina, mas gosta mesmo é de gasolina Pódium), tento identificar postos que forneçam combustível adequado e de boa qualidade. Digo, embora a autonomia do diesel permita algum desleixo, verifique se no seu trajeto de costume há postos confiáveis, pois, isso pode ser um fator determinante na sua decisão. Conheço muito bem Marília e sei que se trata de uma cidade com boa oferta de tudo o que há, entretanto, o entorno não está no mesmo (alto) nível.
Ainda, análises imparciais mostram que o flex é uma grande merda na estrada e sem dúvida alguma você quererá botar fogo nele se comprá-lo. Fosse para uso na cidade, ficaria difícil contestar as considerações e números do AJJRCWB.
Uso um TR4 pra andar na cidade, exemplo de carro (bem) apertado, e acho que se você está chegando no ponto de achar o FIT pequeno, vai se sentir claustrofóbica no Renegade. Seria prudente levar seus equipamentos na concessionária e ver como (e se) eles acomodam.
Sobre o mercado de usados, aqui em casa, depois da decepção de ver a Land Rover parar de importar o Discovery 4 a gasolina (a diesel não me interessa), decidimos que vamos usar nossos carros até eles acabarem. Aí a gente joga fora e compra qualquer outro, o que estiver mais barato na ocasião. Cansamos de alimentar esse mercado escroto das montadoras. Estamos saindo da roda ... que siga o baile com quem quiser continuar dançando.
Boa sorte na escolha ! :concordo:
Neilson
Boa noite a todos...
Depois de um merecido descanso totalmente desligado de todo tipo de mídia, eis que cheguei hoje cheio de esperanças de que a Fiat/Jeep, num gesto de GRANDEZA e de CONSIDERAÇÃO, tivesse feito a substituição do meu RN Longitude Diesel
(Que depois de tantos problemas, foi "carinhosamente" apelidado por mim e por minha esposa de: PESADELO ), mas para a minha PERPLEXIDADE E INDIGNAÇÃO, nada fizeram!!!
Liguei para o SAC cobrando uma posição da montadora (protocolo aberto desde o dia 28/07) e a resposta padrão que recebi, foi que meu caso ainda está em análise e não tem prazo para resposta...
Resumindo: Estão ....... e andando para o GRAVE PROBLEMA do meu carro.
Minha Pergunta: Como acreditar em uma montadora que trata assim seus clientes?
Regis,
Eu estava on line justamente esperando por notícias do seu caso. Qual a data de entrada na concessionária e da abertura da OS? Se já passaram 30 dias, você pode pedir substituição do produto ou a devolução do valor corrigido, conforme estabelecido pelo CDC.
Vc comentou em outro post que já havia procurado um advogado. Já ingressaram com ação? Inclusive sobre o problema de aceleração ao freiar que a fábrica justifica como característica do veículo, eu alegaria vício e pediria a inversão do ônus da prova, também com fundamento no CDC.
E a css? Eu sei que a responsabilidade é do fabricante, mas iria pressioná-los a adquirirem o veículo e substituir por um novo, afinal, vc comprou 2! Eles (fábrica e concessionária) estão vendendo tanto que o custo da substituição seria absorvido pelos lucros.
É muito descaso, não é à toa que muitos proprietários de veículos com defeitos de fábrica adesivam os carros de fora a fora como forma de protesto e publicidade negativa.
A fama de problemas mais frequentes no renegade diesel deste ano 15/16 vai deveras refletir no futuro no valor de depreciação e revenda assim como a fama de motor fraco do flex. Para o primeiro ainda não vejo solução, para o segundo a atualização conforme programação da Jeep para 2017 (extinção do Compass e Patriot e atualização do Renegade). 2016 não tem nada previsto, jeep 16/16 tudo igual. Provavelmente lançamento para os 16/17 o OUTRO motor 2.0 para UMA versão intermediária que deve ultrapassar 100k. Fica a expectativa a data de lançamento da linha 16/17 que virá com o novo motor. Os lançamentos da Fiat ocorrem antes de julho para antecipar o mercado, veremos como vai ser com o Jeep.
Alguém se habilita a encarar toda a linha 15/16 no futuro se zerado já tem problemas e com o pósvenda inexistente?
Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.
Neilson, obrigada por todas as consideracões pertinentes. Você mencionou um ponto muito importante, a qualidade dos postos da região. Dois dos trajetos que faço com certa freqüência - Marília/Limeira e Marília/Mogi Guaçu - são péssimos, tem um ou dois postos e um deles sem bandeira. Contudo, acredito que por conta da autonomia do diesel, eu sequer precise abastecer nesses locais.
Eu tive um problema com o Fit aos 2.500 km rodados, o ar condicionado começou a fazer barulho (na verdade era um problema com a embreagem que refletia no ar), a Honda me enrolou até os 5.000km, quando o óleo começou a baixar mais do que o normal. Do total gasto para corrigir o problema, uma parte eu paguei, a contragosto mas paguei... O ar faz barulho até hoje (todos os 2010 fazem) e o óleo utilizado que era mineral, conforme especificação, passou para sintético.
Se eu fosse mais racional, talvez compraria um veículo semi novo, mas sempre acabo dando preferência aos zero (todos os anúncios de HRV e RN que vejo, por se tratarem de lançamentos, olho com desconfiança pois me cheira a problemas).
--
Homero, consegui vender para particular, mas me pergunto se poderia ter pedido mais. Meu carro está com a km alta, precisa trocar os amortecedores, não quero ter problemas com o comprador, por isso pedi um valor que considero justo.
É uma surpresa que coisas desse tipo não sejam consideradas comuns e estejam causando tanto barulho no fórum.
Tudo isso aí faz parte do risco de ser um dos primeiros proprietários.
A maioria dos novos projetos (de todas as montadoras) apresentam problemas e no caso do Renegade, não só ele é novo como a fábrica também, e pra piorar, ela é no Brasil ! Complicando mais, duvido que estivessem esperando vender esse volume absurdo. Esse carro está extremamente comum nas ruas. Vejo vários por dia. Tá vendendo igual pão quente. Será que as concessionárias se estruturaram pra atender a essa demanda toda ?
Muita gente desavisada deve comprar o carro pensando que ele é um legítimo Jeep (e não um FIAT 500), fabricado em Toledo. Mas não é o caso da maioria das pessoas nesse fórum. Ou seja, tomaram e aceitaram os riscos estando munidos de muita informação. Tem que ser bastante otimista pra achar que tudo correria bem num cenário assim e mais ainda pra confiar que a FIAT, estreante nesse nicho, fosse conseguir sanar os problemas rapidamente.
Esses problemas certamente vão desvalorizar os modelos 15/16. Pelo menos, eu não compraria. Meu TR4 tá indo pra 150.000 km rodados em uso soviético. Acho que ainda roda mais 150.000 km sem grandes despesas. Espero, do fundo do meu coração, que a FIAT dê um jeito nesses problemas pontuais porque eu não tenho um plano B tirando o Renegade.
Regis,
Me lembrei de mais uma alternativa, pode não resolver, mas talvez ajude.
Há cerca de 1 anos atrá o cartão de crédito do meu marido foi clonado em um valor considerável, a compra foi parcelada, paguei 4 das 6 parcelas sem notar a compra fraudulenta (mudei de endereço e por conta de viagens excessivas não conferi os extratos pela internet, foram pagas em débito automático), o banco não aceitou a contestação por ter sido fora do prazo de 90 dias. Reclamei em todos os setores do banco e nada, foram 3 meses de reclamações e já estava dando o dinheiro por perdido.
Na semana que iria enviar a documentação para o advogado, registrei a reclamação no Reclame Aqui e no consumidor.gov.br. Feita a reclamação, 3 dias depois recebi uma ligação e se identificaram como sendo do site (eles não são o Procon), disseram que haviam contatado o banco e intermediado a solução e que em 5 dias úteis receberia o valor integral de volta. Claro que não acreditei, 3 meses reclamando e eles resolveram em 3 dias?! Cinco dias úteis depois o crédito foi realizado na conta e ainda recebi mais uma ligação do site para confirmar se tudo havia corrido bem.
Nunca acreditei que houvesse um departamento público que funcionasse... Acho que vale a pena tentar.
Boa sorte!