O diesel supera em autonomia a gasolina.
Versão Imprimível
Normalmente sim, principalmente no caso do renegade, que acredito seja bem econômico e ao mesmo tempo mais potente.
Mas, meu ponto de vista é que atualmente os motores a diesel não são baratos em manutenção e o combustível, principalmente o s10, é muito caro também.
Minha experiência com motor diesel sempre foi muito boa, mesmo pagando revisões caras, seguro mais caro, ipva caro (proporcional ao maior valor do carro) e etc., sempre achei que valia o maior custo, até o dia em que comprei uma ranger 3.0 que com 30 mil quilômetros me deu tudo que é tipo de dor de cabeça, daí p frente eu senti o drama no bolso e comecei a repensar.
Os motores diesel atuais não são como as antigas f1000 e d20, que qualquer boteco arrumava e tinha peça, além de raramente ter alguma falha, pois tudo era mecânico. Hoje não é mais assim e por questões ambientais os motores estão cheios de sensores, catalisador, etc, que qualquer sujeirinha a mais no diesel será fator para o motor entrar em modo de segurança e te deixar na mão. Esse é o preço da evolução que, em tese, é para melhor.
Quando a chevrolet e a própria suzuki soltaram no mercado brasileiro a tracker/gran vitara diesel com motor mazda, dito motor era tão moderno que, se funcionasse corretamente, seria um sonho de veículo pelo desempenho aliado à economia, MAS, o que na realidade ocorreu, é que o carro, além de caro, tinnha um motor que simplesmente não aceitava o diesel do brasil. O carro rateava, fazia uma fumaça branca e apanhava até para arrancar. O que a GM e a Suzuki fizeram? Nada. Disseram que o diesel não era bom, e só. Teve um chefe de oficina de uma concessionária de curitiba que falou que era para abastecer o carro na argentina e ver a diferença de funcionamento. O consumidor ficou amargando o problema, que ninguém sabia resolver devido a modernidade dos motores. Em seguida veio o motor peugeot, que alguns disseram ser melhor mas o problema continuou. Meu pai foi uma vítima deste motor, a solução veio com a troca do carro, com apenas uns 2 mil quilometros rodados, por uma s10 2.8 mwm, motor quase inteiramente mecânico. Este sim, andava com o mesmo diesel que era colocado na tracker mas sem qualquer falha. Só que em matéria de barulho, vibração e poluição nem se comparava ao motor da tracker, isso sem contar que a tracker era o renegade da época, automóvel de luxo com traçao 4x4 e movido a diesel. Pessoas como meu pai sonhavam com diesel pela economia que este combustível trazia na época.
Aqui no forum tem muita história destas suzukis. Agora, com a existência do diesel s10, por coincidência ou não, parece que com alguns ajustes de programação estes carros estão melhores. Mas vale lembrar que são pelo menos uns 14 anos de luta, porque estas tracker sairam no brasil em 2001 e só ficaram até 2004.
Até onde sei a maioria dos motores atuais (2013 para cá), que bebem somente ou preferencialmente diesel s10, tiveram problemas de funcionamento. Ranger (2.2 e 3.2), S10 (180 cv), primeiras amarok, frontier (poucas), triton, não esquecendo do icônico troller 2013 3.2, entre outros. Isso ocorre porque é uma tecnologia nova para nós, assim como este motor do renegade, que embora deva ser maravilhoso (eu ainda não andei num carro desses), na prática somente nas concessionárias jeep poderá receber manutenção ou reparos corretos/adequados. E isso tem seu custo.
Um amigo meu muito próximo, que tem uma ranger limited deste modelo novo, ficou na estrada com o carro em modo de segurança e o conserto, dentro da concessionária ford, ficou em 7 mil reais. Não deu garantia, sob a alegação da ford de que o combustível utilizado por ele seria de baixa qualidade e isto teria resultado numa séria corrosão na bomba de combustível e nos bicos. Sinceramente não sei se foram honestos ou não, mas o fato é que ele pagou os sete mil reais para por o carro em uso de novo.
Portanto, não será todo mundo que comprará um renegade ou qualquer outro veículo usado, desses à diesel modernos, com seus mais de 100 mil quilômetros rodados, e isso certamente afetará seu valor de revenda no futuro, principalmente para aqueles proprietários que gostam de ficar com o carro mais tempo, acreditando que veículos à diesel são mais duráveis e blindados às dificuldades comerciais normais dos veículos com quilometragem mais altas.. A não ser que a Jeep seja uma exceção e forneça peças muito baratas para este motor, bem como seus serviços de pós-venda. Cabe lembrar que isso não ocorreu com as dakotas que saíram com motores a diesel na época em que figuraram no nosso mercado e também não ocorre com mais nenhuma marca que vende veículos à diesel, nem mesmo as mais "comuns" como ford e gm.
Por outro lado, veículos movidos a gasolina, ou flex, podem até consumir um pouco mais, mas ainda, em sua maioria, custam bem mais barato e já estão "acertados" há bastante tempo, não tem tantos segredos como os diesel desta nova geração.
Um amigo próximo conceitua de forma muito prática esta questão de carros mais caros. Diz ele: "Trinca na mão do rico, arrebenta no .... do pobre"!!!
Agora, "EU" acho que quem pode comprar um renegade diesel é o carro top do top na categoria e, principalmente enquanto novo, deve ser fantástico. Mas o que valerá neste caso será o gosto do freguês pelo conjunto mecânico, porque comercialmente depois de usado não acredito que será mais compensador que o flex, em mesmas condições de tempo de uso e quilometragem.
Como conheço o tamanho do meu bolso, embora eu seja vidrado em motores a diesel, ainda vou esperar para ver como será o mercado dos renegade a diesel para ver se poderei comprar um, ou não. O flex acho que não será surpresa, tendo em conta o mercado já conhecido das ecosport, duster, hrv, etc. Mas, para minha preferência pessoal, a tração 4x4 também é fundamental, então o renegade 4x2 não é um carro que me interessou.
Por tudo isso e mais uns fatores, como a família aumentando (terei meu primeiro filho agora) é que comprei a duster. Não sei se acertei, mas pelo menos por enquanto estou gostando de ter um 4x4 zero quilometro, flex, com 148 cv, seis marchas e por menos de 80 mil reais.
Sorte a todos! É só mais uma opinião!
Motivos realmente válidos para a argumentação "Diesel"
- viajo sempre ou ando trocentos kilometros ao mês.
- tenho chácara, sítio etc e preciso de caçamba, torque ou tração.
- faço expedições (tipo atacama, jalapão ou afins) onde preciso de autonomia e compra-se diesel em qualquer boteco.
- mesmo não me encaixando nos itens acima gosto de compressão e não de combustão.
- tenho dinheiro para gastar a mais do que preciso, sou perdulário ou gosto de usar qualquer pseudo 4x4 diesel para levar as crianças para a escola e todo mundo olhar pra mim e pensar: olha o carrão do cara!
- compro o que eu quiser (mesmo não me encaixando em nada) pois o dinheiro é meu e a opinião de ninguém me interessa.
Obs. Vale também para quem a argumentação flex ou single fuel.
O mês passado estive nos USA e tive a chance da alugar na Alamo de Fort Lauderdale um Ranegade Trailhwak. para minha surpresa a motorizacao era 2.4 miltiair gasolina achei fraco e beberrão, fiz 500milhas em 8 dias, andando entre Miami e Palm Bech, e por incrivel que pareça não encontrei nenhum outro Renegade andando na rua/estrada ou estacionamento de shopping, pergunta será que o carro lá não foi aceito ou por ser lançamento tem muito poucos rodando??
Olá pessoal,
Descobri o fórum em pesquisas na internet sobre o Renegade e, sem dúvidas, é onde estão concentradas as opiniões mais relevantes, com conteúdo e qualidade. Parabéns a todos os participantes.
O Renegade foi cogitado como opção de compra quando realizei o test drive do Honda HRV e me decepcionei com o excesso de barulho e de plástico utilizado nos acabamentos. A avaliação do meu semi novo (Fit EX 2010) pela Honda também foi desanimadora e, em protesto, decidi mudar de marca (temos mais 2 Hondas na garagem além do Fit) já que a concorrência paga melhor do que a própria Honda.
Inicialmente cogitei a possibilidade de adquirir o Longitude Flex (R$89.900,00), que seria mais barato do que a HRV que pretendia comprar (R$103.000,00), mas de fato o desempenho da versão flex deixa a desejar e por isso parti para a versão Longitude a diesel. No entanto, estou comprando o carro no escuro, pois na minha região nenhuma concessionária tem a versão diesel para test drive (tive apenas a oportunidade de ouvir o motor em funcionamento).
Por conta disso as opiniões aqui do fórum foram de grande valia e tenho certeza que não me decepcionarei com relação a potência do motor diesel, já que 80% dos meus trajetos são em rodovia, sempre com peso no porta malas.
- Gostaria de tirar algumas dúvidas:
O Floresteiro disse no comentário em que postou as fotos do Renegade em estrada de terra ser necessário "forrar o fundo" por conta da terra/poeira. Como se faz essa forração e qual o material utilizado? Também vi que ele colocou uma proteção adicional nos assoalhos (carpetes) e no porta malas, seria isso a forração de fundo? Não pretendo utilizar o veículo off-road, mas já tive trabalhos em áreas canavieiras e meu carro ficou como o dele nas fotos, então pretendo me precaver.
Eu nunca tive veículo a diesel. Vocês acreditam ser necessário respeitar obrigatoriamente o aquecimento do motor a cada partida ou isso é lenda? As trocas de óleo são realizadas com mais frequência por ser a diesel? Prefiro a orientação de vocês do que dos despreparados vendedores.
Algum dos compradores se arrependeu por conta do espaço do porta malas? Estou saindo de um Fit com 384 litros para um de 124 litros menor e que também não possui o sistema modular de bancos (o ULT e não o rebatimento). Sinceramente o Fit não estava me atendendo muito bem com relação ao espaço e a idéia era trocar por um veículo um pouco maior - estou fazendo exatamente o oposto.
No mais, gostaria de me solidarizar com a situação do Regis e espero que nas próximas postagens ele tenha boas notícias para compartilhar. São em situações como essa que as montadoras tem a possibilidade de fidelizar o cliente, conquistando-o com um bom atendimento e solução rápida do problema, mas a maioria opta por se abster de sua responsabilidade e apenas tomar medidas paliativas, exaurindo a boa fé dos consumidores.
Infelizmente essa postura medíocre das montadoras com relação aos problemas encontrados pelos consumidores não é uma exclusividade da Jeep. Tive uma experiência semelhante com a Honda, arquei com despesas de reparo e os problemas persistem até hoje (deveriam ser tratados como recall, mas...).
Também me assustei com o relato de pedido de garantia e negativa por "uso indevido" do veículo e mais ainda com o caso da travessia de trecho molhado e módicos R$40.000,00 para reparo... Nesse último caso, na minha opinião, a Jeep induz os consumidores a erro com as propagandas que veicula na TV, já que claramente mostra o veículo sendo utilizado em trechos molhados.
Obrigada pela ajuda.
Não me lembro se já postei essa impressão aqui, mas comigo foi a mesma coisa em um Chrysler 200 (versão de entrada) que tem o mesmo motor 2.4 Tigershark MultiAir. Consumo elevado para desempenho mediano para fraco. Dando um desconto para o veículo que era novo e, talvez com o tempo, apresentasse melhoria no consumo.
Abraço,
Miranda
- Se o porta-malas for mesmo um item necessário a decisão fica bem fácil e acaba por aí.
- Sem dúvida que o diesel é o melhor porém tem seu ônus e preço.
- Estou feliz com meu longitude flex. Nao preciso de porta malas e não ando muito. Nenhum problema até agora.
- É o que posso ajudar.
Aonde eu assino, desculpem por desvirtuarmos o assunto principal do tópico, não é só saudosismo, dor de cotovelo, ou ser contra a evolução tecnológica em carros, concordo com o colega edusao, pois estamos no Brasil e ainda falta muito para as marcas, pós venda, mecânicos, terem experiência, know how, só o tempo dirá se teremos amadurecido em todos os quesitos, estando aptos, prontos para essas tecnologia e seus pros e contras, por enquanto para o meu perfil de uso, particularidades da minha região, me falta de din din p/ pagar p/ ver, mas isso já aconteceu na mudança carburador/injeção, quando o meu perfil mudar, assistência e qualidade dos combustíveis evoluírem no Pais, me sobrando uns caraminguás, me renderei, sem problemas ou magoas.
Simples assim, cada um no seu quadrado, faz a escolha por necessidade, gosto, uso, até imposição do mercado, pós venda, custo x beneficio, prós e contras, etc., decide e tem o ônus ou bônus proporcional, o conteúdo do fórum (construído pelos usuários) é o mais legal por isso, com educação e respeito fica o legado para futuras verificações.