Postado originalmente por
edusao
Eliezec, certamente vai consumir mais porque pneus maiores pesam né. Mesmo que o diâmetro externo total fique próximo, a largura sendo maior já da uma diferença bem sensível.
Troquei na minha duster 4x4 os pneus originais por outros um pouquinho maiores e de modelo A/T, e senti alteração de desempenho e consumo. Inclusive o computador de bordo também fica alterado, naturalmente. Mas aí você só precisa calcular a diferença de tamanho do pneu e ficar ciente desta porcentagem, aplicando-a sempre nas medidas do computador de bordo.
Ainda tem mais uma coisa, normalmente os carros marcam a mais na velocidade e respectivamente nos quilômetros rodados. Ou seja, na grande maioria dos carros que tem computador de bordo existe uma certa mentira para melhorar a velocidade e o consumo do carro. Para voce ter idéia, na duster, com a minha alteração de pneus, ela marca exatamente igual ao que marca o gps, ou seja, creio eu que de forma bem mais realista. Tem carros que marcam 100 km/h no velocímetro e no gps estão a 87/88 km/h. Então, quando totalizar por exemplo que andou 100 quilometros com 10 litros, a média no computador é 10, mas na realidade, pelo gps, essa média é de 8,7 ou 8,8 por litro.
Falo isso porque sempre achei muito econômica a strada adventure que tenho (pneus originais aro 16), que tem o mesmo motor do renegade. Até eu descobrir que o velocímetro dela é um dos mais mentirosos que existe. Quando estou com ela a 120 por hora, no gps está a 103/104. É incrível.
Na duster agora eu sei que o consumo médio é realista ao GPS, tudo por estar marcando menos como resultado dos pneus maiores! Só para ilustrar, a duster tem feito média geral (80% estrada) de 8 km/l de etanol. Ando normal, até 140 em picos e normalmente 110/120.
Abraço!