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GRAND CHEROKEE LIMITED/LAREDO ( ZJ )

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  • 20/09/2007, 18:58
    MarciaF-2007
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermerj Ver Post
    Eae pessoal,

    AR CONDICIONADO: Já troquei um monte de coisa, mesmo assim não gela direito.

    Dei uma carga de gás, na hora como motor frio, gelou uma beleza, depois de 3 dias o ar não gelou mais. Levei no meca, que mandou trocar o evaporador, dei outra carga de gás, na hora funcionou, depois alguns dias parou de gelar. Então o meca resolveu trocar uma mangueira do ar, colocou o gás, mas ainda estou achando o ar gelando bem fraco.

    E ainda notei que com o vento na posição de recircular gela um pouco mais.....o ar cond. de vcs também é assim?

    Estou decepcionado, o ar cond. do antigo carro (Palio 1.0) gelava bem mais.

    valeu !

    :razz: Guilherme,
    tbém fiz manutenção no ar condicionado da Cherokee pq não gelava nada! Além do evaporador, foi necessário trocar o filtro acumulador, peça bem escondida no capô, na altura um pouco acima dos pedais. Vc já verificou se não está escapando o gás?
    Boa sorte!
    Um abraço:cool:
  • 20/09/2007, 21:44
    guilhermerj
    Valeu pela dica Marcia!
    Vou verificar....
  • 20/09/2007, 23:34
    guilhermerj
    Garrafa do ar cond. congelando:

    Aquela "garrafa" de cor negra, que fica ao lado do motor, está congelando, isso é normal?


    vlw!
  • 21/09/2007, 12:23
    Leo - Beethoven
    Citação:

    Postado originalmente por MarciaF-2007 Ver Post
    ....me ajudaram na oficina...enchi os ""meninos"" p/ xeretaram tudo embaixo do carro! rs..
    Beijo:concordo:

    Mas essa é a idéia mesmo. Teve muita gente que entrou aqui no fórum e não entendia nada de carros, além de guia-los e hj estão dando sugestões e opnando bastante por aqui, sem contar que na hora de escolher e acompanhar o trabalho dos mecas, a chance de não deixá-los fazer burrada ou diferenciar o bom do mau profissional é fundamental pra qualquer um.

    Citação:

    Postado originalmente por MarciaF-2007 Ver Post
    :razz: Guilherme,
    tbém fiz manutenção no ar condicionado da Cherokee pq não gelava nada! Além do evaporador, foi necessário trocar o filtro acumulador, peça bem escondida no capô, na altura um pouco acima dos pedais. Vc já verificou se não está escapando o gás?
    Boa sorte!
    Um abraço:cool:

    Tá vendo só ??

    Citação:

    Postado originalmente por MarciaF-2007 Ver Post
    Nzardo,:lol:
    tudo bem que eu gosto de carros antigos..e por isso eu sei o jeitão da Veraneio afinal ainda é possível ver estas coisas no interiorrrrrrr...rs....mas acho a tampa da Cherokee mais pesadona...
    Massssssssss se VOCÊ está dizendo que guennnntaaa...acredito...e saio a busca destes amortecedores...
    O 1.o passo é tentar na própria Concessionária GM? Tem estas relíquias de pronta entrega?
    Beijo:p

    Vc não lembra dos camburões da polícia de antigamente ? Bom, eu só andei neles no banco da frente :mrgreen::mrgreen:
    Procure esses amortecedores na Alvamar - 3227-4800 www.alvamar.com.br
    Lá eles devem ter.

    Citação:

    Postado originalmente por guilhermerj Ver Post
    Eae pessoal,

    AR CONDICIONADO: Já troquei um monte de coisa, mesmo assim não gela direito.

    Dei uma carga de gás, na hora como motor frio, gelou uma beleza, depois de 3 dias o ar não gelou mais. Levei no meca, que mandou trocar o evaporador, dei outra carga de gás, na hora funcionou, depois alguns dias parou de gelar. Então o meca resolveu trocar uma mangueira do ar, colocou o gás, mas ainda estou achando o ar gelando bem fraco.

    E ainda notei que com o vento na posição de recircular gela um pouco mais.....o ar cond. de vcs também é assim?

    Do jeito que vc relata, pelo jeito vc está com perda de gás refrigerante no sistema....se logo que ele abastece o gás fica "bom" e depois volta a piorar é por que definitivamente está vazando gás.
    Um coisa, esse cara que vc está levando parece um mero trocador de peças....fique esperto.
    Nas Cherokees é fundamental que a quantidade de gás seja a correta. Veja que tem uma etiqueta colada na frente do carro com o peso exato do gás. Não é qualquer um que tem equipamento capaz de medir a quantidade de gás no sistema.

    Citação:

    Postado originalmente por guilhermerj Ver Post
    Garrafa do ar cond. congelando:

    Aquela "garrafa" de cor negra, que fica ao lado do motor, está congelando, isso é normal?

    Tem gás d+ no sistema....
    Se tem gas de menos, congela na entrada e de mais na saída....tem que "congelar" no local certo.
    Se está sempre na mesma, então não há vazamento, mas se o funcionamento muda sempre, é pq está perdendo gás com certeza.
    Detalhe, na opção recirculando, TEM que refrigerar melhor, pois a tendência é esfriar cada vez mais o ar de dentro do carro e não pega ar de fora.

    Abs.
  • 21/09/2007, 16:42
    Luís Arato
    Citação:

    Postado originalmente por guilhermerj Ver Post
    Eae pessoal,

    AR CONDICIONADO: Já troquei um monte de coisa, mesmo assim não gela direito.

    Dei uma carga de gás, na hora como motor frio, gelou uma beleza, depois de 3 dias o ar não gelou mais. Levei no meca, que mandou trocar o evaporador, dei outra carga de gás, na hora funcionou, depois alguns dias parou de gelar. Então o meca resolveu trocar uma mangueira do ar, colocou o gás, mas ainda estou achando o ar gelando bem fraco.

    E ainda notei que com o vento na posição de recircular gela um pouco mais.....o ar cond. de vcs também é assim?

    Estou decepcionado, o ar cond. do antigo carro (Palio 1.0) gelava bem mais.

    valeu !


    Guilherme,

    está claro que a pessoa que está "cuidando" do ar de seu carro não entende nada!!!!

    Qualquer técnico de geladeiras teria medido o "zero" de seu sistema, para ver a condição geral (válvulas, compressor, etc) e, mais ainda, a estanqueidade.

    Na recirculação sempre será mais "frio", pois assim o próprio ar de dentro do carro é passa diversas vezes pelo evaporador e vai esfriando mais; o prejuízo é na remoção da umidade, vai secando, secando, até a garganta ficar raspando, com prejuízo nas mucosas etc. Aliás, muito comum em aviões, pois usar ar de fora (make up) custa energia e da pior (calor latente), então recircula e recircula, causando traumas de mucosas nos tripulantes, por vezes, causando sangramento.

    Hoje em dia é moda, usar aqueles umidificadores de ambiente, altamente kitchs, cascatinhas, tartaruguinhas, barulhinho "gostoso" de água corrente, etc, para recuperar a umidade do ambiente; é pior forma para o consumo, pois assim obriga ao sistema trabalhar mais para condensar a umidade (calor latente); o ideal é trabalhar com ar de make up, de forma controlada (isso em carros é muito ruim, pois pega o ar contaminado do trânsito - já pensou numa Kombosa largando gasosa pelo escape? -vai tudo pra dentro da sua Xeroka).

    Nem adianta se preocupar com os testes de circulação do ar dentro do carro e o controle eletrônico da temperatura, se o básico não está aferido.

    Tem carro, que não sei se é o caso das Cherokees que o compressor do ar desliga se a temperatura do motor atinge certo nível, será que alguém sabe se isso acontece nas ZJ, XJ e outras J?
  • 24/09/2007, 13:31
    MarciaF-2007
    1 Anexo(s)
    [quote=Leo - Beethoven;461325]Mas essa é a idéia mesmo. Teve muita gente que entrou aqui no fórum e não entendia nada de carros, além de guia-los e hj estão dando sugestões e opnando bastante por aqui, sem contar que na hora de escolher e acompanhar o trabalho dos mecas, a chance de não deixá-los fazer burrada ou diferenciar o bom do mau profissional é fundamental pra qualquer um. Tá vendo só ??

    Vc não lembra dos camburões da polícia de antigamente ? Bom, eu só andei neles no banco da frente :mrgreen::mrgreen:
    Procure esses amortecedores na Alvamar - 3227-4800 www.alvamar.com.br
    Lá eles devem ter.

    :palmas:Leo,
    realmente é gostoso ajudar...ainda mais qdo passamos por algo semelhante! Lógico que chegar ao nível dos ""Srs""...hii...leva tempo!
    Qto a Veraneio, tive o prazer de andar, no interiorrrr, neste ""camburão"" mas não era de polícia e sim de colecionador... hehehe
    Segue carinha do camburão e a tampa traseira que acho mais leve que a da Cherokee...mas vou pesquisar estes amortecedores...o meu ""Brucutu"" vai precisar logo com certeza!
    Beijo
    Má:lol:
  • 24/09/2007, 13:39
    MarciaF-2007
    Citação:

    Postado originalmente por Luís Arato Ver Post
    Guilherme,

    está claro que a pessoa que está "cuidando" do ar de seu carro não entende nada!!!!.....

    .....Tem carro, que não sei se é o caso das Cherokees que o compressor do ar desliga se a temperatura do motor atinge certo nível, será que alguém sabe se isso acontece nas ZJ, XJ e outras J?

    :-DLuis/Guilherme,
    eu tenho um ZJ mas o ar cond. não desliga com a temperatura do motor aumentando! E acho isso estranho na Cherokee...a temperatura do motor ""sobe"" bastante qdo o ar está ligado ao contrário de um carro normal.
    Tanto que sou ""eu"" que desligo o ar gelado, às vezes com receio da temperatura do motor!
    Um abraço
    Má:cool:
  • 25/09/2007, 12:07
    Leo - Beethoven
    Citação:

    Postado originalmente por MarciaF-2007 Ver Post
    :palmas:Leo,
    realmente é gostoso ajudar...ainda mais qdo passamos por algo semelhante! Lógico que chegar ao nível dos ""Srs""...hii...leva tempo!
    Qto a Veraneio, tive o prazer de andar, no interiorrrr, neste ""camburão"" mas não era de polícia e sim de colecionador... hehehe
    Segue carinha do camburão e a tampa traseira que acho mais leve que a da Cherokee...mas vou pesquisar estes amortecedores...o meu ""Brucutu"" vai precisar logo com certeza!
    Beijo
    Má:lol:

    Não precisa de tempo não...experiência vai de duas coisas, vontade e necessidade....é só a viatura pipocar e a grana encurtar que vc aprende em "dois palitos"....:mrgreen:

    No caso do desligamento do AC em função da temperatura, isso ocorre praticamente em todos os carros. É normal o carro aquecer mais que o nomal, mas somente um pouco, principalmente em engarrafamentos. O sistema derruba sim o AC quanto a temperatura entra na região crítica, mas isso é de 5 a 10°C antes do "agora lascou".
    Mas se existe suspeita que de efetivamente há um sobreaqueciento quando se liga o AC, é importante verificar se a ventoinha elétrica está funcionando. Automaticamente quando se liga o AC essa ventoinha entra direto e não desliga. Se não estiver funcionando, essa seria uma fonte do problema, ou então excesso na carga do gás do AC que força muito o sistema, ou ainda radiador obstruído.

    Abs.
  • 26/09/2007, 11:19
    Marcelo Carvalhal
    Caraca...vcs falam hein....bom....não tem mais nada acontecendo por aqui...essa semana vou dar mais atenção .

    No ar condicionado...nas XJ ( CHEROKEE SPORT)o compressor corta sim quando a temperatura atinge mais de 100 C...

    Nas ZJ (GRAND CHEROKEE) acontece a mesma coisa...mas eu dei uma lida e o que pode estar acontecendo tbm e vazemento pelas serpentina...outra coisa e obstrução da mangueira de escoo...

    Quem ta no rio de janeiro, vai conseguir bons profissonais em ar condicionado...tem duas grandes aqui...

    http://www.refricentro.com.br/

    a outra...hi...:putz:..nao lembro...:oops:

    mas volto pra mostrar...
  • 26/09/2007, 19:25
    MarciaF-2007
    Ar Condicionado
    Nas ZJ (GRAND CHEROKEE) acontece a mesma coisa...mas eu dei uma lida e o que pode estar acontecendo tbm e vazemento pelas serpentina...outra coisa e obstrução da mangueira de escoo...

    :DMarcelo,
    o AC, radiador e motor da minha ZJ são alguns dos componentes que foram revisados qdo comprei o carro em Nov-06. Praticamente tou com um AC zerado e não tem problemas nas serpentinas, mangueiras, ventoinha e etc e tal...massssss qdo estou no famoso trânsito em Sampa, a temperatura chega em uns 105 graus...e sou eu que desligo e não o compressor pois se deixar a temperatura vai subindo...e passa dos 110 graus, o que já aconteceu!
    O que acho estranho é que num carro normal, geralmente o AC diminue a temperatura do motor...assim acontecia nos meus carros anteriores e moderninhos!rs
    Mas tudo bem....já estou me adaptando a uma Cherokee e ao seu jeito todo especial de ser!
    Um abraço
    :pMárcia
  • 26/09/2007, 19:39
    J Pinho
    Citação:

    Postado originalmente por MarciaF-2007 Ver Post
    Nas ZJ (GRAND CHEROKEE) acontece a mesma coisa...mas eu dei uma lida e o que pode estar acontecendo tbm e vazemento pelas serpentina...outra coisa e obstrução da mangueira de escoo...

    :DMarcelo,
    o AC, radiador e motor da minha ZJ são alguns dos componentes que foram revisados qdo comprei o carro em Nov-06. Praticamente tou com um AC zerado e não tem problemas nas serpentinas, mangueiras, ventoinha e etc e tal...massssss qdo estou no famoso trânsito em Sampa, a temperatura chega em uns 105 graus...e sou eu que desligo e não o compressor pois se deixar a temperatura vai subindo...e passa dos 110 graus, o que já aconteceu!
    O que acho estranho é que num carro normal, geralmente o AC diminue a temperatura do motor...assim acontecia nos meus carros anteriores e moderninhos!rs
    Mas tudo bem....já estou me adaptando a uma Cherokee e ao seu jeito todo especial de ser!
    Um abraço
    :pMárcia

    Marcia,

    Tenho uma zj 98 e ainda não enfrentei nenhum tipo de problema mecanico, isto é, nada que tivesse a necessidade de interferencia de mecanico. SEm querer preocupar mais e ja preocupando, este carro é preparado para andar em condições adversas sem que haja aumento de temperatura do motor. Moro no nordeste, uso no transito de recife, ar ligado e temp sempre em 100. Se sua ZJ esta passando deste limite, deve haver algo no sistema de arrefecimento. Ja enfrentei este pro na XJ, até descobrir que a mangueira que saia de baixo do radiador, estava estrgada, sem a mola que mantem ela aberta e toda vez que acelerava o carro a mangueira murchava e nao deixava a agua circular. foi so trocar e pro resolvido. Faça uma melhor verificação no seu sistema.

    Boa sorte
  • 27/09/2007, 08:25
    MarciaF-2007
    Marcia,

    Tenho uma zj 98 e ainda não enfrentei nenhum tipo de problema mecanico, isto é, nada que tivesse a necessidade de interferencia de mecanico.Se sua ZJ esta passando deste limite, deve haver algo no sistema de arrefecimento. Ja enfrentei este pro na XJ, até descobrir que a mangueira que saia de baixo do radiador, estava estrgada, sem a mola que mantem ela aberta e toda vez que acelerava o carro a mangueira murchava e nao deixava a agua circular. foi so trocar e pro resolvido. Faça uma melhor verificação no seu sistema.

    Boa sorte
    J Pinho João Pessoa PB
    XJ 97 Preta
    ZJ 98 Preta
    TR4 2006 Preta
    juliopin100757@hotmail.com

    J Pinho,:grin:
    a revisão foi efetuada e não encontraram nada de anormal. Troquei até a válvula termostática que é uma peça escondidinha mas responsável também pelo arrefecimento do motor mas....
    Não tem nada ""estragado"" no radiador ou nas mangueiras adjacentes! Venha conhecer Sampa...aí vc entenderá o ""congestionamento""! rs...é ficar parado ""mesmo"" debaixo do calor...
    Um abraço!
    Má:razz:
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