Pra acabar com as dúvidas sobre o sistema de funcionamento de tração nas ZJs eu fiz uma pesquisinha básica....hehehe....
Depois que o MC postou seu comentários e os links achei que ainda não estava bem concluído o assunto, até pq nos links que ele postou davam um enfoque muito maior ao modelos de Grands mais novas (WKs) e não as ZJs efetivamente.
Bom, negócio é o seguinte, ZJs saíram com várias configurações, 3 diferentes câmbios automáticos, e duas T-cases......uma delas igual a da XJ (NV242) e por incrível que pareça, saíram na versão mecânica (5 marchas) e somente nesse caso com a T-case NV231.
No Brasil quase todas as ZJs saíram com CAs 42RE (Laredos) e 44RE (V8) porém acredito que quase todas com a mesma T-Case a NV249 que não possue a opção Part Time.
Nessas duas configurações a tração 4x4 é full-time. Em uso normal a tração é (quase que 100%) aplicada somente as rodas traseiras, quando umas das rodas traseiras sofre escorregamento ou patina, um sistema com acoplamento viscoso transmite a força que era aplicada ao eixo traseiro para a dianteira. Detalhe na foto desde acoplamento viscoso que vai na própria saída da T-case.
Minhas observações: Esse sistema é excelente para o uso em chuva ou estradas de pavimentação irregular, mas não tão eficiente para uso em trilhas como sistema da XJ que tem a opção Part Time. Como a ZJ não possui diferencial blocante central, em uma situação de trilha seria fácil perder tração por completo no chamado “X”......alguns ainda poderão dizer que o diferencial traseiro é blocante, sim isso é correto, mas não é 100% blocado. Uma ZJ até poderia ser preparada para condições mais exigentes, mas uma adaptação de blocantes 100% seria necessário.
Acho que agora esse é o fim do mistério de vez...
Abs.