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Convex Datacenter
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  • #493



    Pra acabar com as dúvidas sobre o sistema de funcionamento de tração nas ZJs eu fiz uma pesquisinha básica....hehehe....

    Depois que o MC postou seu comentários e os links achei que ainda não estava bem concluído o assunto, até pq nos links que ele postou davam um enfoque muito maior ao modelos de Grands mais novas (WKs) e não as ZJs efetivamente.

    Bom, negócio é o seguinte, ZJs saíram com várias configurações, 3 diferentes câmbios automáticos, e duas T-cases......uma delas igual a da XJ (NV242) e por incrível que pareça, saíram na versão mecânica (5 marchas) e somente nesse caso com a T-case NV231.

    No Brasil quase todas as ZJs saíram com CAs 42RE (Laredos) e 44RE (V8) porém acredito que quase todas com a mesma T-Case a NV249 que não possue a opção Part Time.
    Nessas duas configurações a tração 4x4 é full-time. Em uso normal a tração é (quase que 100%) aplicada somente as rodas traseiras, quando umas das rodas traseiras sofre escorregamento ou patina, um sistema com acoplamento viscoso transmite a força que era aplicada ao eixo traseiro para a dianteira. Detalhe na foto desde acoplamento viscoso que vai na própria saída da T-case.

    Minhas observações: Esse sistema é excelente para o uso em chuva ou estradas de pavimentação irregular, mas não tão eficiente para uso em trilhas como sistema da XJ que tem a opção Part Time. Como a ZJ não possui diferencial blocante central, em uma situação de trilha seria fácil perder tração por completo no chamado “X”......alguns ainda poderão dizer que o diferencial traseiro é blocante, sim isso é correto, mas não é 100% blocado. Uma ZJ até poderia ser preparada para condições mais exigentes, mas uma adaptação de blocantes 100% seria necessário.

    Acho que agora esse é o fim do mistério de vez...

    Abs.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos GRAND CHEROKEE LIMITED/LAREDO ( ZJ )-acoplamento-viscoso-zj.jpg  

  • #494
    Entao o Mister KEKO tinha razao, 100 % desligado o eixo dianteiro !!!!

    Muito bem explicado LEO CSI / XJ and ZJ now

    Ate vou falar pra esse amigo que comprou a ZJ e ele nao vai acreditar.

    abs.......Leo, estarei no Paca umas 19:00 h

  • #495
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Leo...vc tem problemas mentais com certeza...mas ao vivo nao parece...


    As ZJ que vieram pro BRAZIL..so tem uma configuracao...para de ler e levar tudo ao pe da letra...no uso e diferente
    O LSD no D44 das ZJ 96 A 98 AMERICA e de 70% so pra infomacao...
    O V.C do T.C. das ZJ n'ao vai a 100% traseiro...e so sair da inercia com uma ZJ virando com uma volta e meia que vc vai sentir tracao na dianteira....

    Agora..passe mal...meu carro tem NP231 e e uma ZJ 93....


    Nas ZJ "FOR EXPORT" as configuracoes sao standart ... L6 OU V8 + 44RE / NV II / D44 LSD
    Marcelo Carvalhal
    Jeep Dodge Crysler Especialist
    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #496
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    Leo...vc tem problemas mentais com certeza...mas ao vivo nao parece...
    MC, eu sou meio Doc Jack and Mr. Hide....no dia que vc me viu, por sorte eu estava de Doc. Jack....


    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    O LSD no D44 das ZJ 96 A 98 AMERICA e de 70% so pra infomacao...
    O V.C do T.C. das ZJ n'ao vai a 100% traseiro...e so sair da inercia com uma ZJ virando com uma volta e meia que vc vai sentir tracao na dianteira....
    Veja, mas eu disse lá que o dif. traseiro da ZJ é blocante, vc completou a info com os 70%....aliás, na maioria dos SUV hoje é com essa porcaria de bloqueio....porcaria, pq eu duvido que hoje nossos carros (inclusive as XJ que possuem o mesmo tipo de bloqueio) está com eles atuando perfeitamente....
    Mas o que vc disse, completa bem as informações.

    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    Agora..passe mal...meu carro tem NP231 e e uma ZJ 93....
    Mas vc é o cara né...


    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Entao o Mister KEKO tinha razao, 100 % desligado o eixo dianteiro !!!!
    Guto, esse sistema não é 100% perfeito e existe a inércia como o MC falou....eu não diria 100% desligado, mas em determinadas situações como velocidade constante e pista plana, poderá estar bem próximo disso.

    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Muito bem explicado LEO CSI / XJ and ZJ now
    Já que as XJs não tão dando tanto problema....vou me aventurando de ZJ agora........só falta o pessoal de WJ começar a pintar mais no fórum tbém...aí começo a expandir os horizontes......
    Mas já tô começando nos Suzukis tbém...


    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    .......Leo, estarei no Paca umas 19:00 h
    Blz, vou estar por lá mais ou menos no mesmo horário.

    Abs.

  • #497
    Amigos,

    Onde consigo uma lista com peças ALTERNATIVAS para ZJ limited 98?

    vlwww!

  • #498
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Seu NILTON......

    olha ai com e a tomada do meu TPS.....



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  • #499

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    Seu NILTON......

    olha ai com e a tomada do meu TPS.....



    E olha a pecinha q to te mandando por R$1.990,00.....

    Acho q num vai encaixar............mas até ai.........é pobrema seu....

    Nada como vender pecinhas pra quem ta cheio do cacau....
    GRAND CHEROKEE LIMITED/LAREDO ( ZJ ) Imagens Anexas

  • #500
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    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    E olha a pecinha q to te mandando por R$1.990,00.....

    Acho q num vai encaixar............mas até ai.........é pobrema seu....

    Nada como vender pecinhas pra quem ta cheio do cacau....



    JA CHEGOU.....





    GUILHERME...


    O que vc precisar...da um toque no NZARDO...pros modelos V8 nao existe muita adptacao nem alternativa!!
    Marcelo Carvalhal
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  • #501

    Talking

    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal Ver Post
    JA CHEGOU.....





    GUILHERME...


    O que vc precisar...da um toque no NZARDO...pros modelos V8 nao existe muita adptacao nem alternativa!!
    Foram embarcadas hoje em avião fretado devido ao valor das peças.......por enquanto tudo tranquis, nenhuma anomalia informada pelo pessoal da segurança...........


    Gilherme,

    Peças alternativas..........ta dificil.....agora de merdória a coifa do Monza pras homocineticas, dizem q fica meio esticada e não dura muito.........e os amortecedores da tampa traseira q podem ser os da veraneio....

  • #502
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    Gente, sei q é bem off topic, mas talvez o MC, que tem bom conhecimento no assunto pode ajudar, já q ninguem soube responder até agora.
    Meu stratus faz um barulho no cambio toda vez que se engrena o cambio, seja p/ frente ou em ré. esse barulho é como se fosse uma marcha q entra arranhando,o que ocorre tb quando passo bem devagar em lombadas, mas o carro troca de marcha normalmente, sem trancos. É normal isso nos cambios Mopar? Obrigado e desculpem não ser referente a 4x4.
    Dodge Dakota CE

    Ex- Perestreko - DH, vidros elétricos, pneus 235/75R15 e outras frescuras...

  • #503

    Talking

    Citação Postado originalmente por Cursino Ver Post
    Gente, sei q é bem off topic, mas talvez o MC, que tem bom conhecimento no assunto pode ajudar, já q ninguem soube responder até agora.
    Meu stratus faz um barulho no cambio toda vez que se engrena o cambio, seja p/ frente ou em ré. esse barulho é como se fosse uma marcha q entra arranhando,o que ocorre tb quando passo bem devagar em lombadas, mas o carro troca de marcha normalmente, sem trancos. É normal isso nos cambios Mopar? Obrigado e desculpem não ser referente a 4x4.
    ninguem respondeu ?? onde vc perguntou ??

    Imagino q seu cambio é automático.........esse problema se da e se agrava pra quem não tem paciencia de esperar o carro parar, para mudar o cambio entre frente x ré....começa com tranquinho e depois vira ''trancão''....

    Não sei como é o sistema de propulsão do Stratus, mas é muito provavel q seja ''folga'' em alguma(s) peça(s) deste sistema....no caso das XJs a folga começa nas cruzetas e flanges.....

  • #504
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Citação Postado originalmente por Cursino Ver Post
    Gente, sei q é bem off topic, mas talvez o MC, que tem bom conhecimento no assunto pode ajudar, já q ninguem soube responder até agora.
    Meu stratus faz um barulho no cambio toda vez que se engrena o cambio, seja p/ frente ou em ré. esse barulho é como se fosse uma marcha q entra arranhando,o que ocorre tb quando passo bem devagar em lombadas, mas o carro troca de marcha normalmente, sem trancos. É normal isso nos cambios Mopar? Obrigado e desculpem não ser referente a 4x4.
    Não tem nenhum problema. e característica deste câmbio AUTOSTICK, aliás, o STRATUS, foi o primeiro carro a ter o câmbio semi-automático de 4 marchas disponível em modelos médios..

    Esse barulhinho... ziziiiicroink..ue vc ouve..e o engate da primeira..o zziiiziiiizii..e o câmbio enchendo..e o croink é o engate, as GRAND CARAVANS e CARAVAN usam um câmbio igual, mas tres marchas, com escalonamento diferente

    O oleo do câmbio tem que estar sempre em dia...preferencialmente a cada 70 mik KM tem que ser trocado e o filtro tbm...

    ALIAS...TODO CARRO AUTOMÁTICO TEM QUE TROCAR O FILTRO.!!!!
    Marcelo Carvalhal
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