Prezados listeiros, jeepeiros e cherokeiros do site.
Meu nome é Ulisses Higo, 33 anos, sou da cidade de Lorena - SP, e novo membro do site 4x4.
Desde a aquisição de um sítio em São José do Barreiro, na serra da Bocaína - SP, tenho paquerado alguns veículos 4x4, agora com meus filhos Gabriel e Matheus 07 e 04 anos, as súplicas por um jeep têm sido frequentes, até que na busca de um veículo deste cheguei à este maravilho site, cujo ajudou-me a descidir pela compra de um jeep Grand Cherokee laredo 4x4, 6cc "L", 4.0, GNV/Gas, mod 1998. Linda, sem arranhões na lata exceto para choques que ja foi batido e mal restaurado.
Bem, véiculo comprado, e mal utilizado alguns problemas já apareceram, começou pelos freios que passaram a emitir um zunido de ferro com ferro, sem muita dificuldade na aquisição de peças tive que de cara trocar os 4 discos de freio, pastilhas e lona. Os discos praticamente não existiam mais, pastilhas nem se fala. Depois disso, andei 70km com o veículo e observei que dentro do veículo fica um calor imenso no meio do veículo, junto ao câmbio fica super quente, chegando a esquentar o pé no acelerador, e a temperatura do motor sempre estava em 100 Cº e com o ar condicionado ligado 105/110Cº, após parar o veículo a água do radiador parecia estar voltando ao reservatório, fervente, borbulhando. O mecânico solicitou uma nova tampa do radiador, cujo não foi encontrado aqui na região, e foi colocado uma tampa do radiador da MB Sprinter; porém para 2.0bar. a da Cherokee é 1,8 bar. Foi colocar a tampa e logo a água passou a jorrar por baixo do veículo, onde o mecânico disse que seria necessário trocar a manguira de baixo do radiador, mangueira trocada, mais um diagnóstico, a bomba dágua também teria que ser subistituida. Uffa, já ficou ai quase o valor de um fusca. Na sequência foi solicitado um par de amortecedores da frente. Como daí já vi que o ex dono só gostava do visual bonito e que seja o que Deus permitir na mecânica, resolví então solicitar à oficina onde a Cheroka está, para que dessem uma geral no que se tange à combustão, trocando velas, cabos, filtro de ar e uma troca de todos os fluídos. Bem, foi aqui que me foi dito que na sondagem com ultra som, foi detectado que o filtro de combustível com regulador tem que ser substituído, uma vez que ainda é original de fábrica obstruido e com mais de 100 mil km. Irei fazer também a troca do óleo de câmbio e trocar o filtro.
Não para por ai, ao levantar o veículo, tivemos um puta susto, o meu veículo 4x4 não é um 4x4; pois, rancaram-lhe o cardan frontal, com tudo que ele tinha direito, só ficou o encaixezinho, de resto não tem nada. Entrei em contato com a agência que me vendeu o veículo e foi me informado que o ex proprietário não andava em estrada de terra com o veículo e para rodar mais livre e economizar combustível tirou o cardan, e não sabe o que fez das peças retiradas.
Em contato com o Wallace, que prontamente me atendeu já tive algumas dicas, mas ainda por via das dúvidas pergunto ao grupo e ficaria imensamente grato se me ajudarem.
O calor interno no câmbio é normal? Caso negativo o que devo fazer?
A temperatura do motor fica mesmo em 100/110Cº
Quanto ao cardan, estou programando de ir à Vitória - ES, aprox 1000 km de minha cidade, posso andar uns 2500km com o veículo sem ele, danificaria alguma outra coisa.
Quanto custaria um novo cardan completo?
Um filtro de óleo para o cambio custa mesmo R$130.00 De ar R$85,00 e o óleo R$18.00/litro? (x10 ltrs)
Minha laredo veio sem manual, alguém saberia onde conseguir ou baixar um em portugués?
Também nunca tive carro com cambio automático, se alguém puder me dar umas dicas de como utiliza-lo, ficaria grato.
Bem, por hora é só.
Agradeço antecipadamente a todos que por ventura vierem a me ajudar de alguma forma.
Coridalmente;
Ulisses HIgo