Powered by vBulletin

Opala 4cc com injeção eletronica

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213141516171819202122 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 23/10/2007, 17:06
    rubensx
    Sukys

primeiro parabéns pelos produtos e pelo conhecimento é raro alguém que aplica a eletronica "na unha" para carros e acho isso uma qualidade invejável...

Seguinte qual meu projeto um motor opala alcool originalmente alcool mesmo, 151 que será instalado uma injeção eletronica...

pensei no modulo d afueltech pois tem umas vantagens no quesito que vc pode colcoar até senha para o carro funcionar (exemplo vc coloca um modo de config que não deixa o carro funcionar mais) e vir aum tipo de "alarme" ou segredo quase que intransponívels em senha pois o cara iria se esforçar muito para conseguir sair com o carro...

tudo bem mas eu queria saber se oque vc me sugere para utilizar de injeção de algum carro nacional?? adaptar algum?? algum kit?

já notei que vou precisar de sensor hall... tem alguma coisa que estou esquecendo? (a sonda lambda evidente que terei de colocar)
  • 23/10/2007, 17:38
    Sukys
    Rubens,

Este assunto já foi extensamente discutido neste tópico, e adaptação na base da "doação", ou seja, transferindo a injeção de um motor para outro, só com muito empenho, paciência e conhecimento, e a não ser que já tenha alguma receita pronta, devidamente testada, a encrenca é das boas.

Uso de módulos programáveis é a saída mais prática, mas não necessáriamente a saída mais fácil e de menor custo, e o resultado final também dependerá de muito conhecimento sobre preparação de motores, porque não basta saber o que e como instalar se não souber como programar seu uso. Antes de arregaçar as mangas convém checar com o fabricante do equipamento se existe garantia de funcionamento para o uso pretendido, porque uma coisa é equipamento pra competição e outra, muito distinta, pra uso "de rua" ou em Off Road.

Quanto aos sensores, tudo depende do grau de refinamento pretendido e da possibilidade de habilitar/desabilitar o uso, mas tenha como basico o Hall do distribuidor, TPS e temperatura do motor, e como desejável o MAP e a sonda Lambda.

Sds,
    Sukys
  • 23/10/2007, 18:36
    rubensx
    Pois é sukys tanto do custo quanto do fato de ser complexo já fazia idéia, acontece que sou estudioso e vou me esforçar ao maximo nisso, também nào estou sozinho na empreitada e um amigo que mexe com motores ha alguns anos...

mas gostaria muito de saber qual o maior empecilho dessa adaptação pois estou pensando em criar um sistema novo sme usar nada de outros carros a não ser o corpo de borboletas que parece que terei de suar algum.

na verdade segui os topicos e muita gente tentou e tudo e ninguém conseguiu (ou alguém o fez??)

oque me impede de usar o sistema de injeção do ômega por exemplo? se fosse o caso?

Mas enfim a duvida é essa, Fueltech (a não ser que vc tenha algo que substitua o fueltech eu juro que compro seu pela qualidade e confiança) ou parto para um sistema existente já?
    Não sou profundo entendedor de injeção e por isso estou tentando traçar uma reta para seguir, o motor está sendo feito do zero etc...

o que me aconselha?

obrigado pelas dicas
  • 23/10/2007, 19:39
    Sukys
    Citação:

Postado originalmente por rubensx Ver Post
    mas gostaria muito de saber qual o maior empecilho dessa adaptação pois estou pensando em criar um sistema novo sme usar nada de outros carros a não ser o corpo de borboletas que parece que terei de suar algum.

Falar sobre maior empecilho é algo muito relativo porque vai do conhecimento e experiência de cada um.

Citação:

...na verdade segui os topicos e muita gente tentou e tudo e ninguém conseguiu (ou alguém o fez??)

Faça uso do Google, palavra chave "megasquirt", com pesquisa somente em português. Encontrará muita conversa, principalmente em fóruns sobre preparação, mas se seguir o tópico verá que a conversa morre ou muda de rumo, porque o pessoal entra nessa pensando em video-game, só que o buraco é muito mais embaixo.
    Na hora da conversa tudo é fácil, e se na hora de apresentar resultado também fosse fácil ninguém mais estaria usando carburador.

Citação:

...oque me impede de usar o sistema de injeção do ômega por exemplo? se fosse o caso?

Nada impede, mas antes responda uma perguntinha básica: qual sistema é o mais indicado para o seu motor?
    Omega 2.0 MPFI a Alcool BOSCH MOTRONIC 1.5.2 ?
    Omega 2.0 MPFI BOSCH MOTRONIC 1.5.1 ?
    Omega 2.2 MPFI DELPHI MULTEC EMS - MPFI ?
    Omega 3.0 MPFI BOSCH MOTRONIC 1.5.1 ?
    Omega 4.1 MPFI BOSCH MOTRONIC 2.8 ?
    Omega 3.8 V6 PCM ?

Ok, identificou, mas com que critério?
    Cilindrada?
    Disponibilidade?
    Custo?
    Facilidade na adaptação?
    Liberdade de alteração de parâmetros por remapeamento?
    Tem como utilizar todos os sensores e atuadores?
    O que não for utilizado, tem como simular ou desabilitar?

A primeira pergunta pode ser fácil de responder, difícil são as outras...

Citação:

...a não ser que vc tenha algo que substitua o fueltech eu juro que compro seu pela qualidade e confiança...

Pra injeção de combustível só tenho equipamento pra controle de injetor suplementar em motor turbo. Já comentei por aqui que tenho como desenvolver toda a parte eletrônica pra criação de injeção (e ignição estática) na forma de kit especifico pra determinados motores, mas sem parceria não entro nessa, e de promessa de parceria sem nenhum empenho (a última foi há poucos meses) já estou farto.

Citação:

Não sou profundo entendedor de injeção e por isso estou tentando traçar uma reta para seguir, o motor está sendo feito do zero etc...
    o que me aconselha?

O conselho que te dou é o óbvio: informação, muita informação, assim economizará tempo, dinheiro, e o risco de ouvir muito blablablá que só serve pra encher linguiça, mas que não faz o motor funcionar da forma que se pretende.

Sds,
    Sukys
  • 23/10/2007, 20:18
    rubensx
    mestre sukys não é a toa o "mestre"

bom seguinte, o caso do motor 151 injetado é por capricho mesmo e como estou fazendo tudo do 0 e devagar.

Bom a idéia é a seguinte como esse amigo meu mecânico e já adaptou muito motor de opala em jeep e pegou umas receitinhas de veneno com o pessoal que fazia stock car na época dos opalões, ele que vai partir pra bronca mesmo, eu estou de papagaio de pirata e escolhendo o que se pode implantar ou não.

Na real trabalho com informatica mais especificamente macintoshs, mecânica é hobby e a tentativa vai ser essa

Segundo ele o fueltech já ajuda muito e ele comentou algumas outras coisas... estou pegando a maior quantidade de informações possiveis e cruzando elas, vc já em esclareceu muitas coisas...

muito obrigado pela ajuda caso eu consiga algo relevante volto a esse topico e dou o passo a passo de como se faz
  • 23/10/2007, 23:37
    Leo - Beethoven
    Citação:

Postado originalmente por Sukys Ver Post
    Já o CCI foi projetado com outro enfoque, dirigido aos motores mais antigos que requerem atualização de curva em função da mistura de álcool na gasolina, em função do uso de álcool puro ou GNV, ou em função de qualquer alteração do motor (taxa, comando, redimensionamento de admissão ou escape, etc.).
    O ajuste da curva é feito da forma mais elementar e simples possível (potenciômetro) e com este único ajuste o programa se encarrega de toda a dinâmica da curva, tornando muito mais objetivo a percepção do melhor desempenho, que é sentido no ato.
    Em resumo, toda a encrenca é resolvida pelo programa, e o resultado prático já observado é a melhora na aceleração, melhora na resposta em baixa temperatura ou com motor ainda na fase de aquecimento, e HP's a mais, que antes passavam batido pro cano de escape.
    Por enquanto só existe versão pra sensor Hall e pra motores com 4 ou 6 cilindros, e do lote que montei ainda restam 8 peças, e APENAS para estas peças o preço é de 140 reais cada, valor muito inferior ao necessário pra fazer uma ÚNICA alteração no avanço centrífugo, isso se encontrar quem faça, porque aqui no Brasil isso é coisa pra poucos preparadores, que possuem muita experiência e equipamento específico.

Sukys,

Vc teria um manual de instalação e ajuste só pra eu ver se não vou apanhar com isso ? Mas é certo de que é algo exatamente assim que eu penso em usar pra tornar a coisa melhor. Um desses 8 aí é meu, me passa os detalhes que fechamos.

Abs
  • 24/10/2007, 00:54
    Sukys
    Leo,

O manual de instalação e ajuste ainda está no formato AVD (ainda vou digitar :-) ) e até este fim de semana estará pronto, mas o processo é tão simples que seria até dispensável.
    A instalação depende de apenas quatro conexões: alimentação elétrica, entrada e saída, onde a entrada é a conexão com o sensor Hall e a saída com o módulo de ignição original (o CCI é intercalado entre o sensor e o módulo), e só pra facilitar a vida, o led que serve pra identificar a funcionalidade do circuito também serve pra identificar alimentação elétrica adequada e até o funcionamento do sensor Hall.
    O ajuste é igualmente simples:curva original quando totalmente no sentido anti-horário, correção de curva no sentido horário, cuja alteração dinâmica será incrementada a medida que o pot é deslocado.
    Encontrar a curva ideal também não é problema: com dinamômetro nem é preciso explicar, e sem ele vai da percepção de melhora dinâmica do motor à medida que é feita a alteração da curva. Via de regra é possível partir de um pré-ajuste, que consta em manter a rotação estável em 2500~3000 RPM e ajustar o ponto até que o aumento de rotação esteja estabilizado (aumento de rotação pelo ponto sem alteração da posição do acelerador é indicativo de melhora na eficiência do motor).
    Daí em diante é só "brincar" com o ponto, onde terá o requinte de poder adequar o funcionamento do motor até em função da época do ano, altitude, qualidade do combustível e por aí vai... e tudo isso sem alterar a qualidade da marcha lenta e com o menor risco possível de detonação, que só acontecerá com ajuste de curva muito fora do ideal.

Convém frisar que o CCI tem um programa bem sofisticado mas não faz milagres. O que ele faz é diminuir ao máximo as perdas da curva original, que no caso dos motores antigos deixa muito a desejar.

Sds,
    Sukys
  • 24/10/2007, 11:20
    Marcelo Lopes
    Sukys,

Tenho uma F-75, com opala 151/álcool.

1) A instalação do módulo melhoraria bem o rendimento e consumo ??
    2) Quanto gastaria na instalação ( completa, com todos os acessórios necessários )
    3) Vc faz essa instalação ??
  • 24/10/2007, 12:38
    ldurval
    Encerramento do Tópico
    Bom dia a todos.
    Assim como muitos, tambem tenho real interesse e consultado muito sobre os GMs 151, injetados.... tenho um CJ 3a, com o 151S alcool e apesar de estar funcionando bem" sonho" com ele injetado.....Tudo que encontrei foi " é possivel....alguem ja fez.....etc..etc..",porem nenhuma informação concreta com : nome, endereço CPF, RG de alguem que realmente tenha feito ou sabe onde fazer( seria bom tambem fotos...)...... por tanto após mais de 5.000 visitas( isto mesmo cinco mil), 140 mensagens e 15 paginas ,sugiro o encerramento do tópico no Forum.... tentarei tambem encerrar este tópico no meu "sub conciente"., a menos que alguem apresente as provas.
    Abs
  • 24/10/2007, 14:15
    Sukys
    Marcelo,

O CCI é para motores originalmente à gasolina. Se na conversão pra álcool foi mantido o distribuidor original os ganhos serão expressivos. Agora, em motor à álcool original, com distribuidor também original (com curva de avanço adequada ao álcool) não faz sentido o seu uso.
    Com o uso do CCI a única despesa é com o próprio CCI, e normalmente não faço a instalação, mas é coisa tão simples que entre uma conversa e outra já é possível instalar o dito, lembrando que a versão já existente é para sensor Hall. Para sensor indutivo, em breve.

Sds,
    Sukys
  • 25/10/2007, 00:31
    Danniel Pizatto
    Sukys,

No meu Jeep estou usando o velho BF161, e instalando uma ignição eletronica com sensor Hall que controla um IBGT pra bobina, coisa bem simples. O sensor é um A3240LUA, que chaveia pro ground quando é ativado pelo campo magnético.

Seria possível usar o CCI com este sistema?
  • 25/10/2007, 02:12
    Sukys
    Danniel,

É possível sim, porque a saída do 3240 tem as mesmas especificações dos sensores Hall utilizados em qualquer distribuidor.

Sds,
    Sukys
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 12 de 39 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 2345678910111213141516171819202122 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:45.