Postado originalmente por
Sukys
Veja só que coisa, Cavalcante, todo carburador possui mapa de injeção, e só sabe disso quem manja do assunto ou é muito observador.
Se o seu carburador (original) já possui mapa otimizado para o seu motor, como é que se pode esperar algum ganho em torque ou potência fazendo uso de injeção?
Tudo bem, jogou fora o carburador e a restrição do venturi vai junto, e sem venturi o motor respira melhor, o que aumenta a possibilidade de ganhos.
Se o ajuste de injeção for do tipo linear terá ganho efetivo somente em um determinado regime de giro do motor, de resto só contabilizará perdas.
Se o ajuste for do tipo mapeado aumentam as chances de ganho em todos os regimes de giro, que será tanto melhor quanto maior o numero de pontos de ajuste.
Daí já deu para deduzir que injeção com ajuste na base de potenciômetro só serve pra ganho EFETIVO em determinada rotação (olha aí o equipamento feito EXCLUSIVAMENTE para prova de arrancada) e que injeção mapeada pra carro "de rua" tem que ter refinamento igual ou superior ao "mapa" do carburador.
Carburador já vem mapeado de fábrica, injeção adaptada não, e o mapa da mina fica por conta de cada um.
Cadê os fabricantes de ECU programável e os milagrosos doutores em remapeamento de chip que não querem ganhar dinheiro de jipeiros ávidos por injeção????????
Projetista de carburador deveria ser homenageado com estátua e lembrado em feriado nacional. :-)
Sds,
Sukys