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  • #1
    Usuário Avatar de KitiU.
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    Se me permitem dar uma sugestão, o coletor de opala existe em ferro fundido e em alumínio... o de ferro fundido pelo que sei pega solda e o de alumínio obviamente tbm... no meu caso, independente de qual material for o coletor, vou mandar cortar e fazer no próprio coletor a base nova conforme a TBI escolhida... sem flange... pode ser que saia mais caro que uma flange, mas depois de pintado e bem feito, fica com aparência de ser original....
    Christian Ullmann


  • #2
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    Leo,
    As chapas de açougue são de PP ou Polietileno... Pode-se achar em nylon mais é mais difícil....
    Acha-se chapas de Nylon em casas especializadas em materiais de borracha!

    Não sei se o Nylon é mais mole que as placas de PP ou Polietileno. Minha afirmação foi em função de algumas conversas que tive com amigos do ramo da eng. mecanica....

    Pesquisando, achei o seguinte:
    Nylon - Nylon - Chapas, Tarugos, Tubos, Peças Usinadas de Nylon Macedo Plásticos-SP
    Polietileno - POLIETILENO

    Pelas decrições, o nylon suporta mais tração/tensão e longos períodos de temperatura elevada msm....
    Sua conclusão tá certa, melhor trabalhar com nylon! E dá sim facilmente para trabalhar em casa!

    Abs

    PS: os tarugos usados hj, pelo menos os que já vi, na maioria são de poliuretano, mais duros que nylon!
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Leo,
    As chapas de açougue são de PP ou Polietileno... Pode-se achar em nylon mais é mais difícil....
    Acha-se chapas de Nylon em casas especializadas em materiais de borracha!

    Não sei se o Nylon é mais mole que as placas de PP ou Polietileno. Minha afirmação foi em função de algumas conversas que tive com amigos do ramo da eng. mecanica....

    Pesquisando, achei o seguinte:
    Nylon - Nylon - Chapas, Tarugos, Tubos, Peças Usinadas de Nylon Macedo Plásticos-SP
    Polietileno - POLIETILENO

    Pelas decrições, o nylon suporta mais tração/tensão e longos períodos de temperatura elevada msm....
    Sua conclusão tá certa, melhor trabalhar com nylon! E dá sim facilmente para trabalhar em casa!

    Abs

    PS: os tarugos usados hj, pelo menos os que já vi, na maioria são de poliuretano, mais duros que nylon!
    além disso, a flange fica bem perto do coletor de escape, que fica bem quente...é melhor não dar bobeira com nenhum produto que pode amolecer ali perto.

    em relaçao a usar ou não flange...além de conseguir fazer o trabalho em casa, ainda tem um ganho de torque em baixa devido ao aumento dos dutos de admissão (é o tal efeito plenum).

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #4
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    Leo,
    Tava lendo sobre isso nos foruns de Opaleiros, o aumento do duto da TBi para ganho em baixa... O fato de subir 20 a 25mm já dá um bom aumento.....

    Kitiu,
    Não soldaria direto não, iria pela flange msm...
    Se der algo errado algum dia no projeto, vc volta pro carburador e boa....
    Cuidado com as soluções definitivas em alguns pontos do projeto!

    Abs
    ___
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Leo,
    Tava lendo sobre isso nos foruns de Opaleiros, o aumento do duto da TBi para ganho em baixa... O fato de subir 20 a 25mm já dá um bom aumento.....

    Kitiu,
    Não soldaria direto não, iria pela flange msm...
    Se der algo errado algum dia no projeto, vc volta pro carburador e boa....
    Cuidado com as soluções definitivas em alguns pontos do projeto!

    Abs
    Pois é..uma coisa que eu aprendi quando tentei montar a outra injeção foi: sempre faça coisas reversíveis e que possam ser testadas com pouca alteração no motor. essa é a base do meu projeto de agora. vou deixar de uma maneira que seja fácil pegar o carro um dia, testar a injeçao e desligar se não der certo.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #6
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    Dae Leonardo e Marvin,

    No meu caso eu vou pegar um coletor de ferro fundido em um ferro velho e vou corta-lo e fabricar um suporte que de certo com o pé da TBI... não vou estragar o meu coletor que é próprio para a weber 40... que inclusive foi modificado para tal... não existe quem fabrique novo... sendo assim, eu prefiro fazer assim, fabricar um coletor que vai ser único e exclusivo para a TBI... não preciso que seja reversível, até porque se eu não gostar do resultado da injeção mono... vou partir para a multi... ou em ultimo caso, volto pra weber 40...

    Valew... forte abraço!
    4X4 Brasil
    Christian Ullmann


  • #7
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    Fala pessoal,

    só para dar um gostinho...dei uma surtada aqui e acabei levando meu jpx para instalar a injeção eletrônica. no sábado andei nele, ainda com pouco acerto e já notei uma melhorada significativa no comportamento do motor.

    segue umas fotos...

    aqui só com a TBI no lugar e sem o distribuidor.

    -securedownload.jpg
    -securedownload-1-.jpg
    -securedownload-2-.jpg

    aqui já com a bobina de astra (4 saídas) e um filtro de ar temporário no lugar

    -securedownload-3-.jpg
    -securedownload-4-.jpg

    só recapitulando...eu to usando uma tbi de monza com bico de monza álcool. um módulo msracing, sonda lambda wideband e roda fonica da igniflex. a brincadeira saiu bem mais cara do que eu imaginava, mas pensando pelo lado de que é menos uma adaptação de motor e que o motor de opala dura para sempre e é barato se precisar trocar acho que ficou uma boa.

    essa semana o mecanico me devolve o carro com um acerto pro álcool. mas o coletor está suado demais...vou ter que pensar em um aquecimento ou talvez troque para gasolina (só precisa reprogramar a injeção).

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #8
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    Usa o coletor do opala álcool, com aquecimento.
    Abs.
    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    mas o coletor está suado demais...vou ter que pensar em um aquecimento ou talvez troque para gasolina (só precisa reprogramar a injeção).
    abs

  • #9
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    Dae Leonardo,

    Ta ficando legal...

    Eu estou com meu projeto parado... mas ja tenho a TBI, bico, sensores, bobinas, roda fônica e etc...

    Só me falta a Hardware RF4 que só vou comprar na hora que realmente instalar a injeção... quem sabe lá pro final de agosto... pois surgiram outras prioridades...

    Mesmo assim fico acompanhando aqui a evolução dos projetos...
    Christian Ullmann


  • #10
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    Dae Leonardo,

    Ta ficando legal...

    Eu estou com meu projeto parado... mas ja tenho a TBI, bico, sensores, bobinas, roda fônica e etc...

    Só me falta a Hardware RF4 que só vou comprar na hora que realmente instalar a injeção... quem sabe lá pro final de agosto... pois surgiram outras prioridades...

    Mesmo assim fico acompanhando aqui a evolução dos projetos...
    na sexta devo pegar o carro na oficina e faço um video com o funcionamento dele.

    abs
    Leonardo Cardoso
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  • #11
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    E ai Leogc,
    Ficou bonito o motorzão com essa injeção!

    Pelo visto vc optou por usar uma flange de metal (aluminio???) para a conexão da TBI no coletor!
    Desistiu da flange de "plastico"?!

    Recentemente tb adpatei uma Aspro RF4 no meu motor original suzuki, agora estou brigando com o acerto do motor!

    Vamu q vamu...
    ___
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  • #12
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    E ai Leogc,
    Ficou bonito o motorzão com essa injeção!

    Pelo visto vc optou por usar uma flange de metal (aluminio???) para a conexão da TBI no coletor!
    Desistiu da flange de "plastico"?!

    Recentemente tb adpatei uma Aspro RF4 no meu motor original suzuki, agora estou brigando com o acerto do motor!

    Vamu q vamu...
    eu preferia fazer de plástico, mas revoltei aqui e paguei um mecanico para fazer a adaptação. aí o cara achou melhor não arriscar e fazer de metal....até que ficou muito bem feito.

    em relação ao acerto, a sonda tem sido fundamental pq vc consegue saber realmente o que está acontecendo com a mistura. e no geral é tudo muito legal...no sábado saímos para testar, dei uma retomada e bateu pino. na hora o cara foi mudando o ponto e em segundos tentei de novo e deu tudo certo...

    abs
    Leonardo Cardoso
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