Postado originalmente por
Cavalcante
Bom, Leo, falando sério, eu tenho diversos relatos (e já vi um também) de carros ex-carburados com injeção monoponto adaptada. No caso de Niva, a maioria usa o sistema EEC-IV, que equipava entre outros os Gol 1.6 e 1.8 CLi. E as adaptações nesses casos foram completas, com todos os sensores e ECU original, com programa do motor 1.8. Em todos os relatos e também no carro que tive oportunidade de testar os carros ficaram excelentes, ao menos em comparação com o carburador.
E olha que, como eu já disse, não acredito que essa adaptação (transplante da ECU de um carro para outro, ainda que remapeada) seja a ideal. As rotinas adaptivas, que alteram o comportamento do sistema de acordo com o regime do motor são completamente diferentes de um motor qualquer para outro também qualquer, ainda mais num uso como o off-road, em que você tem diversos regimes, do deslocamento à erosão, passando Deus sabe onde entre um e outro.
Vamos entender o que eu quero dizer com "sistema monoponto mapeado": é um sistema que atua sobre o bico injetor baseado unicamente na rotação do motor e no ângulo de posição da borboleta. Claro que um sistema desse tipo é muito limitado em comparação ao sistema de qualquer carro de linha, mesmo os dos primórdios, mas é infinitamente mais confiável e constante que um carburador, dando de barato o fato de que é muito mais fácil alterar os parâmetros de uma tabela do que ter uma coleção de giclês, flautas e outros e, dependendo do bura, desmontar tudo pra trocá-los até acertar o bicho.
A meu ver é muito menos complicado e trabalhoso adaptar um sistema monoponto mapeado do que trocar um carburador. Mesmo porque não tenho talento algum pra afinar um carburador de orelha, mas sei que posso adquirir a técnica para acertar um mapa de injeção.
Ainda mais que agora voltamos a ter consultoria de primeiríssima, free of charge:mrgreen: