Caso concreto inclusive com fotos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=33255
[]´s
Versão Imprimível
Caso concreto inclusive com fotos...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=33255
[]´s
VALEU!!!!!!
Entrei em contato com o Mario da Macrotorque, pessoa simpatica e esclarecedora....porem as informações passadas não são animadoras.
Ele disse que estava desenvolvendo um "KIT" para injetar o 151s, utilizando o TBI e demais componentes do Monza ou Kadett 2.0, em função do custo elevado , dificuldade em encontrar peças novas e o consumo elevado ( 4km/l alcool) o projeto esta parado.
Mas para quem realmente ainda estiver interessado, ele tem como fornecer as informações e as peças especiais necessarias, ficando por conta do interessado adquirir o sistema de injeção a ser instalado.
O valor total é em torno de R$ 1.500,00.
Tai!!!!!!Pelo menos é uma situação real.......
Contatos:
MARIO (16)9716-0893
macrotorque@terra.com.br]
ET: se alguem tiver mais informações ...serão bem vindas..
Abs
Não uso este motor, mas para que já usa (ou melhor, tem 3.0 :concordo:) e quer um injetado sem mudar todo o power train, acho que acaba saindo bem em conta... :concordo:
Ou troca tudo e poe um v6 da blazer... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
[]´s de 6zão mesmo
[]´s
pois é dai fica fácil diminuir o consumo
juntamos a injeção do kadet adaptada com o modulo da fueltech
teoricamente não tem segredo o consumo elevado deve-se não só ao pé do motorista mas lembre-se que ele usa ali um cambio automatico que não é exemplo de economia.
a vantagem de uma injeção é não ter problemas de alimentação de combustivel em inclinações fora a melhoria em consumo, na minha opiniào se é pra continuar com 4km/l (o que faz meu voyage sport) não perco meu tempo instalando isso, agora com fueltech a coisa muda já vi 2 carros com essa instalação um deles um opala 6cc alcool e outro num voyage 1.8 alcool
nos dois casos a melhora de desempenho foi brutal, economia não tanto, pois no voyage foi colocado comando de valvulas mais bravo, taxado, etc etc, no opala só taxado mas não sei quanto fazia de km/l (sorry vou tentar saber), mas ficou muito bom.
logo esse papo de "não dá pra fazer", "tem de fazer isso e aquilo" é papo de preguiçoso ou de quem não quer gastar com isso... se for contabilizar claro compre um motor injetado e coloque, mas se quer montar porque realmente vc gostaria de dizer "tenho um motor opala 4cc injetado" e que permite algumas alterações que um mais novo não permite, vc monta, não tenho fotos nem dados reais ainda pois estou ainda montando o meu, assim que tiver vou postar a receita mas aviso vai demorar um pouco pois não posso gastar mais de 1 dia por semana nisso.
abraços
4 Km/L????????????????????
Sou mais andar carburado.....
então cavesso
mas ai depende de muitas coisas
1- como está regulado
2- mapeamento de injeção
3- motor mexido ou original
4- pé do condutor
5- é um cambio automático, gasta mais naturalmente
logo no caso da fueltech vc tem todos esses controles na mão pode criar um perfil economico, outro mais gastão e alternar entre eles como bem quiser com um toque de um botão e ainda saber como está a queima e se há algo errado e ainda pode meter senha e limitar o giro do teu carro caso vc deixe ele com manobristas engraçadinhos
fueltech é muito bom mas tem de ser muito bem feito
Rubens, to de acordo com vc. Estou reformando minha viatura e logo que terminar as partes mais criticas de montagem, meu proximo desafio vai ser instalar essa injeção eletronica no meu motor GM151. Fico vendo pessoas falando X ou Y dessa adaptação, que não dá certo, que fica caro, etc etc etc. Fico vendo os motores de hoje, e no que eles se diferem dos atuais, com injeção eletronica. Um sensor alí, outro aqui. Sensores podemos adaptá-los, não podemos?:pensativo: Claro que existem pontos criticos, mas e o estudo, serve pra quê? Pra só dizer que tem, e guardar pra si?
Quanto ao custo da injeção, quantos desmanches nós não temos hj, porque não estudamos a melhor injeção que se adapta neste motor (de preferencia a que tem menos pontos criticos de adaptação) pechinchamos e compramos e vamos tirando nossas dúvidas?:parede:
Fico imaginando Santos Dumond, quantos aviões ele teve que projetar e testar para chegar ao 14 bis? (te garanto que não foram só 14). E olha que não tinha toda essa tecnologia e informação que temos hj.
Porque nós, pobres mortais jipeiros, não podemos ter hj funcionando, um motor antigo, muito bom e barato de manutenção, com a tecnologia atual de injeção de combustivel?
Porque somos medrosos de chegarmos no final e talvez não encontrarmos o que pretendemos? Já vimos que é possível, pois tem gente rodando por aí com esta adaptação. Mas porque ninguem chega e fala como foi feita? Não podemos manter um circulo de discussões e aperfeiçoamento do que já foi feito?
Vejo que temos por aqui, gente estudada, engenheiros mecanicos, eletricos, eletronicos, etc etc.:palmas: Porque eles tem tanta desconfiança dessa adaptação e nem comentam, numa linguagem que todos possam entender (e não técnica), porque é tão inviavel essa adaptação? Ou se não é?
Fica aqui a mensagem de alguem que espera que sejamos claros nas nossas divulgações a respeito desse tópiCo, pois como o proprio nome diz: "OPALA 4CC COM INJEÇÃO ELETRONICA". Se não for pra discutir pontos desse tema, fica a sugestão de fechar ou torcar o nome do tópico.
Digo que essa mensagem é um protesto, pois este site é minha oficina online. Se não tem mecanico bom, pode fechar. E olha que eu sei que tem gente muito boa por aqui, mas que tá escondendo o jogo, isso tá. Ou é "Amigos jipeiros, mecanicas a parte? Abraços!
Pois é amigo
o ponto crítico aqui está no custo x beneficio da coisa...
ninguém disse "INVIÁVEL" mas financeiramente impraticável!!
oque estou levantando não seria a adaptação de um sistema já existente moderno ams sim um sistema criado do 0 que seria o produto
Fueltech AsPRO-1F de R$ 1.160,00
logicamente põe mais uns 2 mil de peças para terminar oque se precisa com mão de obra chicote e tudo, dai me dizem "NOSSAAA MAS 3.160,00 reais de adaptação"
SIM SENHOR, olha... o problema aqui é justamente esse que está sendo discutido, mas todos estão esquecendo que um motor desse injetado e bem feito vai ter muito mais torque em baixa que é o mais necessário para um jeep, ache um motor dos novos resistente a sujeira com muito torque e fácil de adaptar no jeep sem gastar menos de 5 mil no conjunto??
Pois bem, então voltando ao tópico precisamos analisar primeiro oque se precisa fazer enumerando todas as peças e adaptações, depois pesamos a viabilidade financeira e etc
Como já havia dito e no proprio site da http://www.venomautomotive.com.br/videos.htm vcs podem notar um opala 6cc com fueltech e andando perfeitamente o motor como um reloginho e aproveitando o máximo dele (me baseando no que eu vi pessoalmente mas peguei poucas informações).
sobre o "clube dos mecânicos" eu até entendo... pois oque mais vale hj em dia é informação e poucos vão compartilhar isso, só que eles nào estão pensando que se compartilhares as informações será uma TROCA DE CONHECIMENTO pois nunca se sabe tudo sobre algum assunto sempre é necessário analisar
enfim dá pra fazer e fica muito bom, agora era legal o rapaz da macrotorque se ele pudesse postar as alterações feitas no jeep dele aqui para compelmentar mais o topico e evitar alguém postar: olha isso foi discutido aqui nesse topico: (que vc chega lá ee vai pra outro que nào obstante chega no outro por outro e no final vc tá falando de motor AP e nào GM)
enfim... desculpa o texto biblico mas era pra centralizar o assunto
Então vsmos subir o nivel dessa discussão
links úteis:
sobre injeção:
http://www.motonline.com.br/colunist...o-10jul06.html
sobre opala mais um exemplo: (topico do mercado livre corram rpa ver.. que injeção é essA?? no 6cc??)
http://produto.mercadolivre.com.br/M...o-carro-ok-_JM
E aqui dizem ser melhor que a Fueltech:
http://www.hardwarecar.com.br/
(mas não tem o controle interno como o fueltech, parece que precisa de um pc pra para regular via cabo serial)
ou seja se não dá porque tem até carro no mercado livre a venda com isso?? :mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
motor do opala ali de cima é da silverado :-/
puxa pensei ter achado algo adaptado de motores e era um original :-(
A minha é idéia é essa isso mesmo. Me diga duas coisas ? Primeiro, com o CCI posso eliminar aquela porcaria de avanço centrífugo/vácuo ? Vc até vai dizer que esse sistema de avanço original é bom...mas não me permite recurso algum, pelo menos não facilmente....
Segundo, me passe os dados de cc, etc pra fechar logo contigo um brinquedo desses....como eu disse, demorou.
Abs.
Até pode mas não compensa o empenho.
O CCI tem a capacidade de gerar a curva a partir do nada, ou seja, pode ser utilizado com distribuidor sem avanço centrífugo, e isso sem problema algum, mas também pode ser utilizado para sobrepor um avanço no já existente.
Avanço à vácuo é outra história e sobre isso o CCI não apita nada, porque para controlar também o avanço à vácuo haveria a necessidade de incluir sensor de depressão (MAP).
Posso até pensar no assunto, como posso também pensar no assunto de incluir sensor de temperatura do motor, só que a idéia que originou o CCI levava em conta o baixo custo, e o principal vilão no desempenho do motor está na curva de ignição, não tanto no avanço à vácuo e menos ainda na temperatura do motor. Evidente que são refinamentos desejáveis, mas só o custo do MAP será maior que o do próprio CCI, e dependendo do emprego do jipe, o controle de avanço via depressão pode até atrapalhar (uso em rock crawling, indoor ou rally, por exemplo).
Demorou, mas não foi por falta de empenho e sim por falta de microprocessador adequado e de baixo custo, e pra não deixar dúvidas ratifico o que já escrevi: por enquanto já tenho o CCI pra sensor Hall em duas versões (motor de 4 ou 6 cilindros), pra sensor indutivo ainda está no forno (ultima etapa, desenho do circuito impresso).
Como você é de Sampa posso lhe entregar em mãos e aí acertamos, e se de fim de semana posso até ajudar (com apoio moral :-) ) na instalação e ajuste. A decisão é sua.
Sds,
Sukys