Postado originalmente por
GBarros
O meu sensor de borboleta que coloquei foi o do kadet (injeção digital), e os bicos peguei quatro do omega 2.2, que parecem ser os mesmos do santana 2.0. Paguei barato em tudo, pois foi no ferro velho mesmo. Mandei lavar, fiz teste de vazão dos bicos e tá tudo funcionando. Os itens novos que recomendo comprar são bomba de combustivel, filtro de combustivel, valvula de pressão de combustivel, e sensores de temperatura da agua e do ar (que são muito baratos).
O site do Opalas.com tem um esquema de um forista que montou um motor, se não me engano 6cc, com um TBI de um bico. Fica bom tb, e até mais fácil e barato de montar, pois num sistema de multiponto 4 bicos, vc tem que mandar trabalhar todo o coletor de admissão para adaptação dos bicos. Já no monoponto não, é só comprar uma chapa de aço e mandar o torneiro fazer em cada lado, a furação de fixação do TBI e a fixação para o coletor. Atentar para uma junta entre estas partes pra não haver entrada de ar falsa. Hj, se fosse montar novamente, montaria monoponto, sem duvida. Usaria um bico pra alcool, e faria dois programas: um pra rodar no alcool e outro na gasolina, sem problemas.
Outro detalhe é o distribuidor. Eu já tinha um distribuidor a platinado do opala. Como não ia usar mesmo (e acho que ningem usa isso mais tb, são poucos) mandei ele pro torneiro pra cortar a mesa que ficava o platinado, e adaptar o de outro carro pra mim. Comprei um distribuidor do gol Mi. Ele cortou as abas de fixação dele e fixou-o na mesa do distribuidor do opala. O eixo do rotor, foi soldado no pequeno eixo do distribuidor do gol Mi. Atentar pra mesma angulação do apontamento do rotor na hora de unir os eixos, porque se não o ponto fica errado depois.
O resto foi parte eletrica, que deve ser bem feita pra não ocorrer interferencias e curto circuitos. Montar de preferencia com fios curtos (a caixa da pandoo tá no meio do painel do jeep, bem perto do motor). E agora é a parte de afinação e acerto. Aí é tempo de injeção, tempo de ignição, etc. Tento respeitar os limites do motor, e não sobrealimentá-lo ou programa-lo em niveis altos de giro, até porque essa não é a minha intenção.
Bom, não sei muito, mas o que sei, deu pra eu chegar até aqui e poder falar tudo isso. Fico feliz pela minha adaptação e não me arrependo.
Em relação aos kits, nem posso falar nada, até porque não comprei um, eu apenas montei o meu. Em relação a trocar de motor e instalar uma injeção programavel, também é valido, mas vai ter que arcar com custos da troca do motor, adaptação dele no jeep, taxas detran, e outras coisas mais. Mas quem tem grana, manda ver né. Jeep é Jeep. Vale qualquer sacrificio pra qualquer adaptação, Abraços.