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Opala 4cc com injeção eletronica

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  • 27/02/2014, 10:52
    Marvin_CPS
    Leo,
    O material dessa tabua branca é ou Polipropileno ou Polietileno.
    Para usar como flange o ideal é procurar uma placa de Polietileno básico - PEBD, cuja resistência a temperatura é alta, na casa de:

    Características PEBD PEAD PELBD
    Temperatura de Fusão [°C] 105 a 110 130 a 135 121 a 125

    Mas se achar a PELBD, cuja temperatura de fusão é mais alta, seria melhor!

    Outra saida seria usar chapa de nylon 6.6, cujo ponto de fusão fica na casa do +110ºC. Porém o nylon é mais frágil em resistência mecânica que o polietileno.

    Abs
  • 27/02/2014, 11:36
    leogc
    Citação:

    Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Leo,
    O material dessa tabua branca é ou Polipropileno ou Polietileno.
    Para usar como flange o ideal é procurar uma placa de Polietileno básico - PEBD, cuja resistência a temperatura é alta, na casa de:

    Mas se achar a PELBD, cuja temperatura de fusão é mais alta, seria melhor!

    Outra saida seria usar chapa de nylon 6.6, cujo ponto de fusão fica na casa do +110ºC. Porém o nylon é mais frágil em resistência mecânica que o polietileno.

    Abs

    Marvin, acho que aquelas tábuas grossas são de nylon, não? não vejo problema de usar o nylon, ele é menos elástico que o polietileno e a região não está sujeita a esforços mecânicos. no meu carro, durante muito tempo usei body lift feito em nylon. não vi problema de fadiga mecânica nos calços, pelo contrário, o problema é que era duro demais.

    a vantagem desses plásticos é que é bem mais fácil de trabalhar. em casa com poucas ferramentas dá para se fazer a flange.

    acho que seria meio arriscado usar polietileno ou polipropileno por causa do calor. mesmo que não derreta a peça pode ficar meio mole e deixar entrar ar.

    abs
  • 27/02/2014, 11:40
    KitiU.
    Se me permitem dar uma sugestão, o coletor de opala existe em ferro fundido e em alumínio... o de ferro fundido pelo que sei pega solda e o de alumínio obviamente tbm... no meu caso, independente de qual material for o coletor, vou mandar cortar e fazer no próprio coletor a base nova conforme a TBI escolhida... sem flange... pode ser que saia mais caro que uma flange, mas depois de pintado e bem feito, fica com aparência de ser original....
  • 27/02/2014, 11:48
    Marvin_CPS
    Leo,
    As chapas de açougue são de PP ou Polietileno... Pode-se achar em nylon mais é mais difícil....
    Acha-se chapas de Nylon em casas especializadas em materiais de borracha!

    Não sei se o Nylon é mais mole que as placas de PP ou Polietileno. Minha afirmação foi em função de algumas conversas que tive com amigos do ramo da eng. mecanica....

    Pesquisando, achei o seguinte:
    Nylon - Nylon - Chapas, Tarugos, Tubos, Peças Usinadas de Nylon Macedo Plásticos-SP
    Polietileno - POLIETILENO

    Pelas decrições, o nylon suporta mais tração/tensão e longos períodos de temperatura elevada msm....
    Sua conclusão tá certa, melhor trabalhar com nylon! E dá sim facilmente para trabalhar em casa!

    Abs

    PS: os tarugos usados hj, pelo menos os que já vi, na maioria são de poliuretano, mais duros que nylon!
  • 27/02/2014, 14:30
    leogc
    Citação:

    Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Leo,
    As chapas de açougue são de PP ou Polietileno... Pode-se achar em nylon mais é mais difícil....
    Acha-se chapas de Nylon em casas especializadas em materiais de borracha!

    Não sei se o Nylon é mais mole que as placas de PP ou Polietileno. Minha afirmação foi em função de algumas conversas que tive com amigos do ramo da eng. mecanica....

    Pesquisando, achei o seguinte:
    Nylon - Nylon - Chapas, Tarugos, Tubos, Peças Usinadas de Nylon Macedo Plásticos-SP
    Polietileno - POLIETILENO

    Pelas decrições, o nylon suporta mais tração/tensão e longos períodos de temperatura elevada msm....
    Sua conclusão tá certa, melhor trabalhar com nylon! E dá sim facilmente para trabalhar em casa!

    Abs

    PS: os tarugos usados hj, pelo menos os que já vi, na maioria são de poliuretano, mais duros que nylon!

    além disso, a flange fica bem perto do coletor de escape, que fica bem quente...é melhor não dar bobeira com nenhum produto que pode amolecer ali perto.

    em relaçao a usar ou não flange...além de conseguir fazer o trabalho em casa, ainda tem um ganho de torque em baixa devido ao aumento dos dutos de admissão (é o tal efeito plenum).

    abs
  • 27/02/2014, 14:34
    Marvin_CPS
    Leo,
    Tava lendo sobre isso nos foruns de Opaleiros, o aumento do duto da TBi para ganho em baixa... O fato de subir 20 a 25mm já dá um bom aumento.....

    Kitiu,
    Não soldaria direto não, iria pela flange msm...
    Se der algo errado algum dia no projeto, vc volta pro carburador e boa....
    Cuidado com as soluções definitivas em alguns pontos do projeto!

    Abs
  • 27/02/2014, 14:50
    leogc
    Citação:

    Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Leo,
    Tava lendo sobre isso nos foruns de Opaleiros, o aumento do duto da TBi para ganho em baixa... O fato de subir 20 a 25mm já dá um bom aumento.....

    Kitiu,
    Não soldaria direto não, iria pela flange msm...
    Se der algo errado algum dia no projeto, vc volta pro carburador e boa....
    Cuidado com as soluções definitivas em alguns pontos do projeto!

    Abs

    Pois é..uma coisa que eu aprendi quando tentei montar a outra injeção foi: sempre faça coisas reversíveis e que possam ser testadas com pouca alteração no motor. essa é a base do meu projeto de agora. vou deixar de uma maneira que seja fácil pegar o carro um dia, testar a injeçao e desligar se não der certo.

    abs
  • 27/02/2014, 15:02
    KitiU.
    Dae Leonardo e Marvin,

    No meu caso eu vou pegar um coletor de ferro fundido em um ferro velho e vou corta-lo e fabricar um suporte que de certo com o pé da TBI... não vou estragar o meu coletor que é próprio para a weber 40... que inclusive foi modificado para tal... não existe quem fabrique novo... sendo assim, eu prefiro fazer assim, fabricar um coletor que vai ser único e exclusivo para a TBI... não preciso que seja reversível, até porque se eu não gostar do resultado da injeção mono... vou partir para a multi... ou em ultimo caso, volto pra weber 40...

    Valew... forte abraço!
  • 02/06/2014, 10:19
    leogc
    5 Anexo(s)
    Fala pessoal,

    só para dar um gostinho...dei uma surtada aqui e acabei levando meu jpx para instalar a injeção eletrônica. no sábado andei nele, ainda com pouco acerto e já notei uma melhorada significativa no comportamento do motor.

    segue umas fotos...

    aqui só com a TBI no lugar e sem o distribuidor.

    Anexo 465464
    Anexo 465465
    Anexo 465466

    aqui já com a bobina de astra (4 saídas) e um filtro de ar temporário no lugar

    Anexo 465467
    Anexo 465468

    só recapitulando...eu to usando uma tbi de monza com bico de monza álcool. um módulo msracing, sonda lambda wideband e roda fonica da igniflex. a brincadeira saiu bem mais cara do que eu imaginava, mas pensando pelo lado de que é menos uma adaptação de motor e que o motor de opala dura para sempre e é barato se precisar trocar acho que ficou uma boa.

    essa semana o mecanico me devolve o carro com um acerto pro álcool. mas o coletor está suado demais...vou ter que pensar em um aquecimento ou talvez troque para gasolina (só precisa reprogramar a injeção).

    abs
  • 02/06/2014, 10:45
    reslima
    Usa o coletor do opala álcool, com aquecimento.
    Abs.
    Citação:

    Postado originalmente por leogc Ver Post
    mas o coletor está suado demais...vou ter que pensar em um aquecimento ou talvez troque para gasolina (só precisa reprogramar a injeção).
    abs

  • 02/06/2014, 11:05
    leogc
    Citação:

    Postado originalmente por reslima Ver Post
    Usa o coletor do opala álcool, com aquecimento.
    Abs.

    provavelmente vou soldar uma passagem de água por baixo do coletor. o meu outro já era assim, mas não quis estraga-lo pq ele foi fundido para usar com a weber.

    abs
  • 03/06/2014, 10:44
    KitiU.
    Dae Leonardo,

    Ta ficando legal...

    Eu estou com meu projeto parado... mas ja tenho a TBI, bico, sensores, bobinas, roda fônica e etc...

    Só me falta a Hardware RF4 que só vou comprar na hora que realmente instalar a injeção... quem sabe lá pro final de agosto... pois surgiram outras prioridades...

    Mesmo assim fico acompanhando aqui a evolução dos projetos...
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