Esqueci de mencionar: acho totalmente viável, para não dizer agradável, injetar nossos motores... Visto ai o resultado que nosso amigo Fabricio Bastos esta tendo com o GM151 dele...
Vc não é louco não :pular: ..... Fique tranquilo!
Rs.s....
Versão Imprimível
Esqueci de mencionar: acho totalmente viável, para não dizer agradável, injetar nossos motores... Visto ai o resultado que nosso amigo Fabricio Bastos esta tendo com o GM151 dele...
Vc não é louco não :pular: ..... Fique tranquilo!
Rs.s....
Como li uma vez por aqui, o bom do forum nao eh ver que vc nao eh louco, e sim que existem outros como vc
Uma pergunta idiota: pq mudar para 4 bicos? Pelo que ja li do assunto, o maior ganho eh consumo em marcha lenta...com rotacao media as vantagens sao bem menores. O mesmo vale para sequencial. Muita gente viria com a seguinte pergunta: entao pq as fabricas abandonaram o single point? Simples, por causa de economia de combustivel e emissoes...
Enfim, realmente um coletor mpfi eh uma tarefa mais complicada..principalmente para ficar bem feito.
A proposito, para adaptar o coletor do opala para tbi do monza, pode-se pegar uma tabua de carne daquelas brancas (de nylon) grossas, cortar e refazer as furacoes.
Abs
Com 4 bicos se tem muito mais potencial e funcões....
se ''comprar'' ou fabricar um coletor do opala para 4 bicos, uma borboleta razoavel, e um trabalhinho no cabeçote e escapamento, com uma injeção clamper da pandoo que controla apenas os bicos, mas tem correção por sonda e map dá pra deixar venenoso o opalinha, já com um bico fica um pouco limitado, funcionar funciona, é mais facil também, mas com 4 bicos sempre vai ter mais potencial se o projeto inicial não agradar.....
valew
Desculpe mali9ski, mas eu discordo de vc.
A indústria automobilística só começou a usar 4 bicos para evitar a condensação de combustível no coletor de admissão. Isso se resume basicamente em economia. Fora a questão de que com 1 bico injeta-se no mesmo lugar do carburador, e com 4 bicos pode-se injetar direto na válvula, a única diferença entre os dois está no tempo de abertura dos bicos. Com 1 bico, o tempo de abertura é maior.
Até estava procurando um artigo que eu li falando sobre isso, mas não achei...vou tentar explicar brevemente o porque que não há diferença. Supondo que um bico fique aberto 10 ms a cada rotação do motor.
Quanto maior a rotação do motor, menor será o tempo que o motor leva para completar uma rotação. Logo, quanto maior a rotação, maior o tempo que o bico deverá ficar aberto para injetar o combustível necessário. Após alguma matemática (essa que eu não achei) vê-se que em altas rotações, os bicos (sejam 1, 2, 4, 8, ao mesmo tempo ou sequencial) ficam tanto tempo abertos que não faz diferença onde nem quantos bicos estão injetando (desde que o bico seja proporcional ao tamanho do motor. No site da fueltech tem (ou tinha pelo menos) um link para vc calcular qual a vazão necessária dos bicos. Na internet existem listas e mais listas com a vazão dos bicos usados em carros de fábrica.
Só para vc ter uma idéia, meu motor é um 2.8 álcool, com 13 de taxa, válvulas de v6 vortec, algum trabalho de fluxo, comando 298, coletor dimensionado e por aí vai. Ando com uma weber 40 que é uma ignorância. Acelerando parado, o carro torce inteiro devido ao torque do motor. Não acho que a potência total do meu motor vai aumentar com a injeção, só acho que ele não anda liso como eu gostaria. além de acabar os problemas de entupimento do carburador e inclinação.
Conversando com algumas pessoas do Senai descobri que o álcool é um combustível complicado e que exige que a quantidade injetada tem que ser o mais próximo possível da ideal para que funcione direito, por isso carburadores "adaptados" e motores preparados são dificeis de acertar com álcool. Para piorar, com a taxa que eu estou usando fica difícil de acertar com carburador (outra informação que foi passada por um professor do Senai).
Outra coisa, não acredite que a correção por sonda faz milagres porque não faz. Lendo os manuais das injeções, vc aprende que a margem de correção é muito pequena e pontual, principalmente se for usar uma banda narrow (dessas comuns da maioria dos carros). O que vc precisa é de um acerto decente.
Não estou dizendo que não vou nunca usar 4 bicos...apenas disse que vou começar com 1 bico e ver como fica (a adaptação é mais fácil) e o que posso ganhar com 4 bicos. Se depois de funcionando, eu ver que a brincadeira é boa, faço isso.
Por fim, não achem que o fato de a injeção ter um monte de botões para acertar o carro enquanto anda ela é maravilhosa. O acerto não é simples como parece e tem que ser feito com calma senão não fica bom. (este foi um dos meus erros quando andei com a Pandoo). para mim é muito mais fácil sentar com o laptop ligado no carro, de preferência em um dinamometro, e conseguir ler todos os parametros do motor na tela grande do computador, assim como fazer as modificações necessárias.
a proposito: dentro da minha lista de compras, no último sábado já comprei meu kit reparo da tbi do monza, assim como TPS, motor de passo, e bico delphi álcool, tudo novo para minimizar a fonte dos problemas.
abs
Leo,
Concordo contigo, a equivalência do sistema fica na abertura dos bicos!
Já usei muito meu samuca EFi em trilhas e viagens... Nunca ficando para tras!
Hoje penso em mudar para um sistema 4 bicos para ganhar um pouco de desempenho no motor (usando remapeamento da ECM) sem ter que fazer alterações na mecânica do msm (visto a pouco experiência que os meca brasileiros tem em motores suzukis mexidos). Simples assim...
Futuramente penso em ter um Willys para trilhas mais hards e minha escolha tb já será de usar um motor GM151 (ainda não sei o combustivel). Penso em trabalhar um pouco o motor e para o sistema de injeção usar uma TBi de 1 bico ou quem sabe um projeto mais audacioso de usar 2 TBi de 1 bico sendo 1 TBi para cada 2 cilindros... Ainda mais depois dessa sua afirmação:
"1) é um motor que não para por nada desse mundo, anda sem água, óleo e tudo mais (basta ter combustível). além de não ter correia dentada (já tive uns problemas com correia dentada nova e de marca em outra oportunidade)."
Abs
Entendi. Provavelmente a reprogramação da ECM trará alguns ganhos. Uma pergunta idiota, existe cabeçote de samurai mpfi?
Isso com certeza...meu jpx tinha um motor diesel enjoado...quando a temperatura chegava perto do vermelho, dava até febre...só de pensar no que custaria para fazer uma retífica. Fora isso, todos os dias quando saia com o carro checava água e óleo, além de andar com pelo menos 10 L de água para o radiador.
Já com o motor do opala, uma vez estavamos em um dia bem quente chegando no alto de um morro aqui no rio quando eu olhei para a temperatura e vi que ela estava bem alta...aí me lembrei que tinha uns meses que não checava o nível de água...nem me abalei...esperei acabarmos o passeio, comprei uma água e completei o nível. Da outra vez, tive um problema com uma mangueira no motor no meio da triha...tive que colocar água do rio no radiador...tinha até girino...cheguei em casa, e só troquei a água...tudo novo.
Duas coisas que esqueci de falar.
1) Se vc vai pagar alguem (com experiência no assunto) para instalar a injeção para vc, coloque logo 4 bicos e tudo que tem direito...pq o custo será pouca coisa diferente. Se vc que vai instalar, ou é alguém que não tem tanto a manha, melhor ir passo a passo.
2) Nem sempre mpfi é melhor que efi. Por exemplo, nos motores opala 4.1 devido a forma do coletor de admissão com dutos geminados, se vc colocar mpfi não fica tão bom assim (na internet tá cheio de casos desses), é melhor usar mono. A não ser que troque o cabeçote pelo do ômega.
abs
Leo,
Entendi. Provavelmente a reprogramação da ECM trará alguns ganhos. Uma pergunta idiota, existe cabeçote de samurai mpfi?
R: Não tem não. Existe um motor do Swift Gti que usa o msm bloco do samurai, porém com coletor 4 bicos e ao invés de 8V vira 16V... Ou seja, muda somente o comando de valvula, ou melhor o cabeçote! Mas não acho viável a troca, principalmente pelo desempenho do 16V na trilha (torque em alta)... Se fosse ver pelo ganho em cv ai valeria sim... De meros 63cv do samuca o motor do Swift sobe para 100cv... :shock:
1) Se vc vai pagar alguem (com experiência no assunto) para instalar a injeção para vc, coloque logo 4 bicos e tudo que tem direito...pq o custo será pouca coisa diferente. Se vc que vai instalar, ou é alguém que não tem tanto a manha, melhor ir passo a passo.
R: Vou acabar pagando algum pra fazer... Tenho um conhecido que faz projetos do tipo e o kra conhece bem do assunto! Por hora vou so mudar para 4bicos e deixar um mapeamento meio termo na ECM, msm pq gosto de fazer passeios de fds com o samuca e deixar o motor apimentado para isso não rola! Num futura posso pensar num supercharger caso venha a calhar...
2) Nem sempre mpfi é melhor que efi. Por exemplo, nos motores opala 4.1 devido a forma do coletor de admissão com dutos geminados, se vc colocar mpfi não fica tão bom assim (na internet tá cheio de casos desses), é melhor usar mono. A não ser que troque o cabeçote pelo do ômega.
R: Concordo contigo... Há casos onde o Efi manda muito bem... Vale mais uma preparação do motor somado a uma TBi EFi que arriscar em outras idéias...
Abs
saquei...esse motorzinho é um tesão...já ouvi falar dele já. um amigo tinha um swift desses.
cara, vou te falar...com mais torque da reprogramação, vc pisa menos...então não fica assim tão mais ignorante, acho que se vai gastar, gaste direito...com uma hora de dinamometro, dá para fazer uma graça boa.
po, agora vc me deixou com água na boca pensando em duas tbis...ahahahaha
abs
Dae PessoALL...
Depois de muito estudar a possibilidade, estou juntando vontade $$$$$$ para injetar o meu opalinha...
Já pesquisei muito a respeito e cheguei a conclusão que vale o investimento...
Estou pensando em usar a Hardware Aspro RF-4 ou a Injepro EFI - Light, apesar de ter uma FT400 em meu gol e considerar a Fueltech a melhor de todas....
Vou optar por uma dessas 2, pelo custo benefício, por aceitar roda fonica sem modulo adicional, e ter correção por sonda narrow mesmo não sendo precisa...
Pretendo usar coletor com 4 bicos, e TBI do Gol GTI ( aquela com 2 borboletas )...
Algum comentário???
Bom, acredite a pior injeção sendo bem instalada é muito melhor que o melhor carburador!!!
Pode utilizar a Hardwer tenho no meu jeep funciona muito bem, inclusive com a roda fônica, sem estres
DAE PessoALL,
Como dito anteriormente, estou a muito tempo querendo injetar o motor opala 4 de meu jeep.
Hoje ele esta com uma weber 40 IDF, comando 282 (114 lob-c, 7,5 de levante (agressivo acima dos 4 mil RPM mas de lenta estável)), cabeçote bem trabalhado pela "Casa das Weber" de Goiânia (lump port, balancim roletado, melhoramento de fluxo, válvula maior e etc), distribuidor e ignição hall (sinal quadrado e mais preciso, não parece mas da diferença).
Bem minha ideia principal, seria somente substituir o carburador e distribuidor, não mexer em nada na mecânica,
Como estou de férias e tenho bastante tempo, voltei a pesquisar... no entanto, gostaria de opiniões de quem já tem opala 4 injetado e trocar ideias quanto à o que pretendo usar para injetar o meu...
Partindo do cérebro da coisa, e visando custo/benefício acho que vou optar pelo modulo da Hardware modelo Aspro RF4 + Scanner.
Para a ignição, vou precisar de uma roda fônica, sendo que, novamente visando custo/benefício, a melhor opção é comprar diretamente da Igniflex, somente a roda fônica 60-2 dentes e suportes, pois a maioria encontrada por ai precisa de polia damprer para ser instalada em cima...
Ainda na parte da ignição, as bobinas podem ser , 2 bobinas de palio/uno que tem entrada de 2 fios e 2 saidas, ou 1 bobina de vectra ou similares que tem entrada de 3 fios e 4 saidas, os valores variam muito pouco...
O Sensor de rotação que lê a roda fônica, pode ser o mais usual, linha fiat 2 fios.
Ja na parte da injeção, pretendo a partir de um coletor original de alumínio, eu mesmo com ajuda de um torneiro (seviços gerais) fabricar os suportes para os bicos, acredito que poderá ficar melhor e mais em conta que comprar um pronto ofertado no mercado.
A TBI, penso em usar a do Gol Gti (foto em anexo), que pensado em um coletor do 446, parece ter o mesmo pé... mas tenho duvidas quanto ao tamanho das borboletas, se será o suficiente...
O bicos, vi que o pessoal usa e oferece nos kit's prontos, os bicos do astra flex que ao meu ver seria um boa opção... mas quem sabe vou partir para algo mais forte...
Bomba e dosador ja tenho por causa da weber 40, então esses acho que posso aproveitar e seria um custo a menos...
O resto são sensores, mangueiras e etc...
O mais caro é realmente o modulo de injeção, acredito que com menos de 3k consigo injetar meu motor, sem falar que ao vender a weber, distribuidor e etc... posso ressarcir o bolso em uns 1.2k, que deixa a brincadeira bem mais interessante para mim...
E ai PessoALL, ideias??? opiniões???
Forte abraço!!!
Fala Kitiu,
Concordo praticamente com tudo que vc falou sobre a injeção aí em cima, a questão de fazer com um bico ou com 4 bicos é uma questão mais de vc ter um torneiro decente (eu ainda prefiro começar com um bico que é mais fácil de adaptar).
Na sua lista aí faltou (eu acho que seria bem indicado) uma sonda lambda de banda larga. O melhor custo-benefício é o da ODG, tem que comprar um condicionador também pq ela não lê direto como as sondas normais. acho que é um investimento que faz falta. É o meu próximo investimento antes do módulo.
Talvez fosse legal dar uma lida no fórum da megasquirt brasil, principalmente para pegar umas dicas do processo de acerto que é a parte mais complicada.
Depois manda atualizações sobre o processo. No meu caso estou tentando resolver uma pendenga no documento do meu motor e mais outras coisinhas no carro antes.
abs