Postado originalmente por
GBarros
Fala Kitiu. Cara, de tanto eu ler reler muitas vezes, este e outros topicos, sobre como injetar o motor do opala 4cc/6cc, eu injetei o meu, me amparando muito nas fotos e dicas aqui consultadas. Ao meu ver, é outro motor, resposta mais rápida (e nem regulei ainda pra ficar bem fina a aceleração), mas já da pra ver que é outro carro. Em relação a economia, não pude medir ainda, pois o motor ainda está sendo afinado/acertado com a injeção.
Fiz porque sou louco mesmo. Garimpo peças, pechincho pra caramba, monto eu mesmo. A unica coisa que mandei fazer foi o trabalho do coletor, para fixar os bicos, e a flange que fixa o corpo de borboleta no coletor de admissão. Instalação eletrica, tanque de combustivel, ligação da bomba, ligação das mangueiras de alimentação e retorno, tudo eu mesmo fiz.
Primeiro porque quero saber como funciona, pra aprender e poder discutir melhorias com pessoas da area. Segundo porque se der problema, eu mesmo, se eu puder, arrumo logo.
A principio as injeções programaveis são muito faceis de mexer. Voce tem que aprender aqueles dados do motor, como ponto de ignição, quantidade de alimentação por cilindro, etc etc. Adapte isto a injeção, coloque os dados dentro da programação dela, e acerte o motor da melhor forma. Até agora, to conseguindo chegar aonde quero com o meu projeto, sem pedir ajuda a muitas pessoas pra acertar a injeção - com excessão daqui do forum, é claro - (pedi um rapaz que monta todo o sistema de injeções programaveis que trabalha aqui perto de casa pra vir apenas ver e dar dicas de como poderia afinar a injeção. Ele disse que iria vir pra fazer orçamento. que orçamento? Já tava tudo montado e funcionando. Fala sério).
É por isso que sempre digo que o conhecimento sempre está ao alcance de todos, e ler que é uma coisa que muita gente não gosta de fazer, mas pode te fazer um bem danado, principalmente pra não ser passado pra trás.
Cara, se for injetar seu motor, a dica que lhe dou é que veja se ele está bem por dentro, se não vai precisar de logo ter que fazer uma retifica, porque se precisar, coloque logo um GM 2.2 do omega, que é um motor já preparado pra injeção e mais moderno também. Fica até mais facil de acertar ele também.
Mas se seu motor estiver bom, manda ver. Mas leia bastante antes. O que vc puder fazer, faça. Pra vc aprender. E se mandar alguem fazer, fique em cima igual menino, prestando a atenção em tudo. Afinal, se for pra pagar, que seja apenas uma vez né, rs...
Vale a pena, pode confiar. Injete o danado!