Porque optaria pela monoponto?
Pelas fotos a adaptação dos bicos no coletor vc fez 4 luvas/encaixes no torno e soldou no coletor, foi isso?
[]'s
Versão Imprimível
Rodrigo, optaria pelo monoponto por dois motivos: primeiro porque a minha intenção é apenas injetar, e não preparar o motor, aumentando potencia ou coisa do genero. Nisso tb dando fim no carburador, que vivia desregulando e consumindo muito combustivel, sem contar que a injeção é evolução, e o carburador é opção.
Segundo porque o sistema monoponto é mais rápido e mais fácil de montar tb. Como disse no post anterior, o TBI precisa apenas de uma flange entre o coletor de admissão e o propria TBI, usando uma junta pra unir melhor o conjunto, evitando entrada de ar falsa. E pra finalizar: pra fazer multiponto, vc viu o trabalho no coletor pra colocar os bicos. Foram feitos pequenos cachimbos, soldados no coletor, e que se encaixam na ponta dos bicos. Leva tempo, dinheiro pro torneiro e são quatro bicos que vc vai ter que comprar. Eu comprei os meus baratos, mas eles não são. Os que coloquei são bicos antigos, mas ainda funcionavam, sorte minha. Já a TBI, geralmente vc já compra com o bico, que será somente um, mas que tb é caro, mas em comparação, compensa. Na epoca que estava montando, teve um cara que me ofereceu o TBI do gol CLi 1.8 por 400,00 com bico e tudo. Não sei se seria o ideal pro motor do opala, mas seria uma questão de ver qual bico seria, ver a vazão do bico, e se estivesse proximo ao consumo exigido pelo motor do opala, serviria sem problemas. Aí é uma questão de regulagem da injeção.
Minha situaçao é a mesma que a sua GBarros : Substituir o carburados no motor Opala , "sem preparaçao" . Se ficar com a mesma potencia do motor original e sem a chateaçao do carburador ESTA OTIMO !!!!! Neste caso , " qto mais simples , menos adaptaloes , MELHOR !!!"
Dae Valmor, minha inteção também é injetar o motor para não mais me encomodar com carburador... porém, meu motor é preparado, e mesmo assim, penso em fazer monoponto...
Veja no post 247 as informação que levantei no Opalas.com...
A TBI monoponto do kadett tem 44mm e já proporciona vazão superior a DFV (é o que uso hoje, famoso 446) ou a weber-40 com venture de 28mm. e que o bico Delphi 4864 a álcool, suporta 110cv/2bar, o limite é a 170CV/5bar...
Então mesmo monoponto, com essa configuração, vou conseguir suprir meu motor praparado, que duvido estar com mais de 150cv...
Claro que, vou usar o conjunto TBI + bico no limite, e isso vai implicar em um acerto muito fino na injeção, mas com tempo e paiência eu um pouco de conhecimento, fica fácil fácil de fazer....
Resumindo... para um motor original, essa configuração da e sobra... além do mais é fácil de fazer e mais em conta do que multiponto...
Estou garimpando as peças, mês que vem vou comprar ou pandoo ou fueltech ft200... e vou começar a transformação...
Christian , agradeço e vai nos passando sua experiencia ... pouco a pouco vamos formando um valiosíssimo TUTORIAL : Como injertar Motor Opala 4cc , com lista detalhada de peças , opcoes de configuração e preço.
Minha intençao , e penso que a de muitos aqui , seria comprar as peças pouco a pouco e por fim concluir a montagem. Lembrando : Nada disso adianta de vc nao souber programar o modulo ( Pandoo ou outro ..)
Que tal começarmos com uma lista completa de peças ?????
[]´s
Valmor
Concordo com você Valmor, vou aos poucos comprando os itens e quando tiver tudo começo a montar...
quanto a lista, acho que o da pra se basera em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=127
Citação:
quanto a lista, acho que o da pra se basera em http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...&postcount=127
Gasta 4 pila em um motor de opala 4cc é ontra a minha religião:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgre en::mrgreen:
Já aconteceu(quando eu percebi era tarde de +) de eu gastar 2 na retifica:parede::parede:.
Pra gasta tudo isso só bem mais investi mais um pouco e colocar um 4.1injetado ou ate um motor 4cc de s10 ou ranger mesmo tendo q meher no documento:pensativo::pensativo::pensativo:
T+:concordo:
No meu caso é um GM 6cil, mas mesmo assim estou de olho aqui. :pipoca:
Pelo menos vai ser turbo:mrgreen::mrgreen::mrgreen::odedo:
T+:mrgreen: