Postado originalmente por
GBarros
Rodrigo, optaria pelo monoponto por dois motivos: primeiro porque a minha intenção é apenas injetar, e não preparar o motor, aumentando potencia ou coisa do genero. Nisso tb dando fim no carburador, que vivia desregulando e consumindo muito combustivel, sem contar que a injeção é evolução, e o carburador é opção.
Segundo porque o sistema monoponto é mais rápido e mais fácil de montar tb. Como disse no post anterior, o TBI precisa apenas de uma flange entre o coletor de admissão e o propria TBI, usando uma junta pra unir melhor o conjunto, evitando entrada de ar falsa. E pra finalizar: pra fazer multiponto, vc viu o trabalho no coletor pra colocar os bicos. Foram feitos pequenos cachimbos, soldados no coletor, e que se encaixam na ponta dos bicos. Leva tempo, dinheiro pro torneiro e são quatro bicos que vc vai ter que comprar. Eu comprei os meus baratos, mas eles não são. Os que coloquei são bicos antigos, mas ainda funcionavam, sorte minha. Já a TBI, geralmente vc já compra com o bico, que será somente um, mas que tb é caro, mas em comparação, compensa. Na epoca que estava montando, teve um cara que me ofereceu o TBI do gol CLi 1.8 por 400,00 com bico e tudo. Não sei se seria o ideal pro motor do opala, mas seria uma questão de ver qual bico seria, ver a vazão do bico, e se estivesse proximo ao consumo exigido pelo motor do opala, serviria sem problemas. Aí é uma questão de regulagem da injeção.