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Convex Datacenter
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  • #301
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    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    Fala Kitiu,

    Concordo praticamente com tudo que vc falou sobre a injeção aí em cima, a questão de fazer com um bico ou com 4 bicos é uma questão mais de vc ter um torneiro decente (eu ainda prefiro começar com um bico que é mais fácil de adaptar).

    Na sua lista aí faltou (eu acho que seria bem indicado) uma sonda lambda de banda larga. O melhor custo-benefício é o da ODG, tem que comprar um condicionador também pq ela não lê direto como as sondas normais. acho que é um investimento que faz falta. É o meu próximo investimento antes do módulo.

    Talvez fosse legal dar uma lida no fórum da megasquirt brasil, principalmente para pegar umas dicas do processo de acerto que é a parte mais complicada.

    Depois manda atualizações sobre o processo. No meu caso estou tentando resolver uma pendenga no documento do meu motor e mais outras coisinhas no carro antes.

    abs
    boa tarde Leonardo
    gostaria de uma ideia sua;
    qual tipo de relogio de temperatura voce usa em seu motor de opala e em qual lugar voce usa ele
    conectado no motor, eu tenho o relogio de mercurio e tenho ele ligado no lugar da cebolinha original
    proximo ao coletor porem dizem aqui na região que o lugar correto para usar este relogio é na saida
    da agua logo acima da bomba d'agua.
    abraço

  • #302
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    Dae Leonardo

    Realmente faltou na lista acima... mas esta no projeto usar sonda sim... mas sonda narrow, direto na RF4.... vi ao vivo em um fusca de corrida de um amigo ( motor AP 1.6 ) a RF4 fazendo correção pela sonda narrow... mesmo não sendo uma correção muito precisa, acredito que pro meu caso, serve... seria um auxilio para acertar o mapa, não para trabalha somente na base da correção por sonda... pois no momento em que o mapa estiver com o "acerto fino" o ideal é a sonda não ter que corrigir...

    Claro que o ideal seria ter uma Sonda banda larga... mas envolve mais custos e equipamento... sendo assim, para o primeiro passo vai de sonda narrow mesmo...

    Quanto a 4 bicos ou só 1... meu primo tem seu jeep com opala 4 e injetado faz uns 3 anos... ele comprou um desses kit's... é de 4 bicos... eu achei que ficou bom... mesmo que eu considero que até hoje ele não tem o "acerto fino" até porque ele não entende nada disso, só sabe ligar e andar com o jeep, se precisar fazer algo, ele leva para o mecânico... eu ja mesmo não sendo um expert, tenho uma noção de como tudo funciona, e posso todo dia que andar com o jeep buscar uma melhora...

    Acabei de comprar a roda fônica com seus devidos suportes e tudo que precisa para a instalação... me custou com frete R$270,00... bem mais em conta que as demais que encontrei por ai, que ainda precisam de polia damper...

    Desde já aviso que não estou com pressa para injetar o motor, até porque ele esta funcionando bem hoje e preciso dele assim até março que teremos nosso evento na cidade, após isso posso começar o processo... mas conforme evoluir o projeto vou relatando aqui...

    Forte abraço!
    Christian Ullmann


  • #303
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    Citação Postado originalmente por marciorank@gmail.com Ver Post
    boa tarde Leonardo
    gostaria de uma ideia sua;
    qual tipo de relogio de temperatura voce usa em seu motor de opala e em qual lugar voce usa ele
    conectado no motor, eu tenho o relogio de mercurio e tenho ele ligado no lugar da cebolinha original
    proximo ao coletor porem dizem aqui na região que o lugar correto para usar este relogio é na saida
    da agua logo acima da bomba d'agua.
    abraço
    Marcio, eu uso um cronomac mecânico no mesmo lugar do original também. acho que não tem essa questão de lugar correto, o negócio é conhecer os limites do motor. no meu motor por exemplo, o mecanico me disse que o cabeçote está 20ºC abaixo do que aparece no mostrador, logo tenho sempre isso em mente. Além disso, é um motor de opala...só precisa ter combustível.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #304
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    Citação Postado originalmente por KitiU. Ver Post
    Dae Leonardo

    Realmente faltou na lista acima... mas esta no projeto usar sonda sim... mas sonda narrow, direto na RF4.... vi ao vivo em um fusca de corrida de um amigo ( motor AP 1.6 ) a RF4 fazendo correção pela sonda narrow... mesmo não sendo uma correção muito precisa, acredito que pro meu caso, serve... seria um auxilio para acertar o mapa, não para trabalha somente na base da correção por sonda... pois no momento em que o mapa estiver com o "acerto fino" o ideal é a sonda não ter que corrigir...

    Claro que o ideal seria ter uma Sonda banda larga... mas envolve mais custos e equipamento... sendo assim, para o primeiro passo vai de sonda narrow mesmo...

    Quanto a 4 bicos ou só 1... meu primo tem seu jeep com opala 4 e injetado faz uns 3 anos... ele comprou um desses kit's... é de 4 bicos... eu achei que ficou bom... mesmo que eu considero que até hoje ele não tem o "acerto fino" até porque ele não entende nada disso, só sabe ligar e andar com o jeep, se precisar fazer algo, ele leva para o mecânico... eu ja mesmo não sendo um expert, tenho uma noção de como tudo funciona, e posso todo dia que andar com o jeep buscar uma melhora...

    Acabei de comprar a roda fônica com seus devidos suportes e tudo que precisa para a instalação... me custou com frete R$270,00... bem mais em conta que as demais que encontrei por ai, que ainda precisam de polia damper...

    Desde já aviso que não estou com pressa para injetar o motor, até porque ele esta funcionando bem hoje e preciso dele assim até março que teremos nosso evento na cidade, após isso posso começar o processo... mas conforme evoluir o projeto vou relatando aqui...

    Forte abraço!
    concordo contigo, a sonda é importante na hora do acerto...na correção nem é tão representativa (essa é uma ilusão que muitos têm).

    bom preço esse da roda fônica da igniflex, vc vai usar o suporte para o sensor deles também? vc vai usar o sensor hall ou indutivo na roda fônica?

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #305
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    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    concordo contigo, a sonda é importante na hora do acerto...na correção nem é tão representativa (essa é uma ilusão que muitos têm).

    bom preço esse da roda fônica da igniflex, vc vai usar o suporte para o sensor deles também? vc vai usar o sensor hall ou indutivo na roda fônica?

    abs
    Dae Leonardo,

    O suporte é da igniflex tbm, tudo incluso no valor... quanto ao sensor, vou usar o indutivo, pois pretendo eliminar o distribuidor...

    Forte abraço!
    Christian Ullmann


  • #306
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    Kitiu, segue meus coments!

    "Partindo do cérebro da coisa, e visando custo/benefício acho que vou optar pelo modulo da Hardware modelo Aspro RF4 + Scanner."
    [Marvin] Blz, se quiser te indico um site com um bom desconto para a compra da Aspro RF4, inclusive com o frete gratis! Acabei de comprar a minha... Se não me engano ainda ta na promoção no site!

    Para a ignição, vou precisar de uma roda fônica, sendo que, novamente visando custo/benefício, a melhor opção é comprar diretamente da Igniflex, somente a roda fônica 60-2 dentes e suportes, pois a maioria encontrada por ai precisa de polia damprer para ser instalada em cima...
    [Marvin] Se vai usar a Aspro RF4 não precisa de Igniflex, a Aspro já faz isso pra vc... Ainda mais usando a roda fonica! Ela já trabalha com a injeção e com o sistema de centelha perdida!

    Ainda na parte da ignição, as bobinas podem ser , 2 bobinas de palio/uno que tem entrada de 2 fios e 2 saidas, ou 1 bobina de vectra ou similares que tem entrada de 3 fios e 4 saidas, os valores variam muito pouco...
    [Marvin] Acredito que a bobina de Gol GIII sem modulo de potencia interno te resolva o caso (comprei essa pro meu projeto no samurai), mas se quiser mais forte msm acho que as individuais de Uno são suficientes!

    O Sensor de rotação que lê a roda fônica, pode ser o mais usual, linha fiat 2 fios.
    [Marvin] O certo é o sensor padrão FIAT porém de 3 fios (POS, NEG, SINAL HALL). Comprei da MTE ao valor de R$32,00 na minha cidade.

    Ja na parte da injeção, pretendo a partir de um coletor original de alumínio, eu mesmo com ajuda de um torneiro (seviços gerais) fabricar os suportes para os bicos, acredito que poderá ficar melhor e mais em conta que comprar um pronto ofertado no mercado.
    [Marvin] OK, essa é minha idéia tb, porém cuidado com a angulação dos bicos... Se errar o ângulo vai injetar combustível no coletor e não dentro do pistão, ai já viu o funcionamento incorreto!

    A TBI, penso em usar a do Gol Gti (foto em anexo), que pensado em um coletor do 446, parece ter o mesmo pé... mas tenho duvidas quanto ao tamanho das borboletas, se será o suficiente...
    [Marvin] Não vejo problemas em usar a TBi do Gol GTI, vendo que os projetos para Opala 4 que são vendidos na internet usam a TBi da S10 que é abertura unica com 62mm de largura!

    O bicos, vi que o pessoal usa e oferece nos kit's prontos, os bicos do astra flex que ao meu ver seria um boa opção... mas quem sabe vou partir para algo mais forte...
    [Marvin] É uma boa pedida. Se quiser bicos menores e não de plasticos, como os da linha GM, opte pelos de Gol/Golf que são da Bosch e apresentam menor tamanho em relação aos Delphi/Magneti da linha GM.


    O mais caro é realmente o modulo de injeção, acredito que com menos de 3k consigo injetar meu motor, sem falar que ao vender a weber, distribuidor e etc... posso ressarcir o bolso em uns 1.2k, que deixa a brincadeira bem mais interessante para mim...
    [Marvin] Se vc for fazer a programação da central e instalação das peças, sim com 3k vc consegue injetar sim. Caso use MO de mecânico para acertar ponto, e regulagens gerais vai gastar bem mais que 3k... Obtive uns orçamentos para fazer com o mecânico, especialista HardwareCar, a instalação mecânica e elétrica, mudando de EFi para MPFi o motor do meu samurai, e o orçamento final foi de 5k incluindo a compra da Aspro.
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #307
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    Comentando os comentários...hehehe

    Citação Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post

    "Partindo do cérebro da coisa, e visando custo/benefício acho que vou optar pelo modulo da Hardware modelo Aspro RF4 + Scanner."
    [Marvin] Blz, se quiser te indico um site com um bom desconto para a compra da Aspro RF4, inclusive com o frete gratis! Acabei de comprar a minha... Se não me engano ainda ta na promoção no site!
    Passa o contato aí da HardwareCar com desconto.

    Citação Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Para a ignição, vou precisar de uma roda fônica, sendo que, novamente visando custo/benefício, a melhor opção é comprar diretamente da Igniflex, somente a roda fônica 60-2 dentes e suportes, pois a maioria encontrada por ai precisa de polia damprer para ser instalada em cima...
    [Marvin] Se vai usar a Aspro RF4 não precisa de Igniflex, a Aspro já faz isso pra vc... Ainda mais usando a roda fonica! Ela já trabalha com a injeção e com o sistema de centelha perdida!
    Essa eu não entendi Marvin, não precisa do que? do sensor ou da roda fônica.

    Citação Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    O mais caro é realmente o modulo de injeção, acredito que com menos de 3k consigo injetar meu motor, sem falar que ao vender a weber, distribuidor e etc... posso ressarcir o bolso em uns 1.2k, que deixa a brincadeira bem mais interessante para mim...
    [Marvin] Se vc for fazer a programação da central e instalação das peças, sim com 3k vc consegue injetar sim. Caso use MO de mecânico para acertar ponto, e regulagens gerais vai gastar bem mais que 3k... Obtive uns orçamentos para fazer com o mecânico, especialista HardwareCar, a instalação mecânica e elétrica, mudando de EFi para MPFi o motor do meu samurai, e o orçamento final foi de 5k incluindo a compra da Aspro.
    Aqui no rio um cara me cobrou 2500 só a instalação da msracing/acerto no dinamômetro. achei muito dinheiro por uma instalação que não é tão complexa assim. prefiro instalar eu mesmo, fazer um acerto meia boca e ir até o dinamometro dele para acertar (100 reais a hora).

    abs
    Leonardo Cardoso
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  • #308
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    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    Comentando os comentários...hehehe

    Passa o contato aí da HardwareCar com desconto.

    Essa eu não entendi Marvin, não precisa do que? do sensor ou da roda fônica.

    Aqui no rio um cara me cobrou 2500 só a instalação da msracing/acerto no dinamômetro. achei muito dinheiro por uma instalação que não é tão complexa assim. prefiro instalar eu mesmo, fazer um acerto meia boca e ir até o dinamometro dele para acertar (100 reais a hora).

    abs
    Dae Leonardo e Marvin,

    Tbm tenho interesse no contato...

    Acho que o Marvin entendeu que eu usaria o sistema igniflex para controlar a a ignição... mas vou usara somente a roda fônica e suportes que eles disponibilizam nos kit`s igniflex....

    Quanto a instalação, concordo contigo Leonardo, farei eu mesmo e posso contar com ajuda fora de hora do meu mecânico... no entanto, estou a no mínimo 300km do dinamômetro mais próximo, então vou eu mesmo aos poucos fazendo o acerto do motor andando na rua e com auxilio da correção por sonda... quem sabe nunca chegarei no "acerto fino" mas acredito que consigo deixa o motor bom e melhor do que esta hoje com a weber 40....
    Christian Ullmann


  • #309
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    Citação Postado originalmente por KitiU. Ver Post
    Dae Leonardo e Marvin,

    Tbm tenho interesse no contato...

    Acho que o Marvin entendeu que eu usaria o sistema igniflex para controlar a a ignição... mas vou usara somente a roda fônica e suportes que eles disponibilizam nos kit`s igniflex....

    Quanto a instalação, concordo contigo Leonardo, farei eu mesmo e posso contar com ajuda fora de hora do meu mecânico... no entanto, estou a no mínimo 300km do dinamômetro mais próximo, então vou eu mesmo aos poucos fazendo o acerto do motor andando na rua e com auxilio da correção por sonda... quem sabe nunca chegarei no "acerto fino" mas acredito que consigo deixa o motor bom e melhor do que esta hoje com a weber 40....
    realmente o lance da igniflex pode ter sido isso mesmo...

    em relação ao acerto fino, acho só que é mais fácil de chegar até ele usando uma sonda larga e um dinamometro...mas nada impede que se chegue ao mesmo resultado usando uma sonda estreita ou até mesmo sonda nenhuma...mas aí depende muito da experiência (não em injeção mas em acerto de motores) de quem está acertando...no mais vamos conversando e quem sabe conseguimos ajudar uns aos outros.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #310
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    Fala Leogc e KitiU...

    Foi erro de leitura msm... Achei que vc ia usar a Igniflex mais Aspro RF4... e não somente a roda fonica da Igniflex.....
    Agora entendi que é somente a roda fonica da Igniflex....

    No meu projeto, como não tem kit pronto pro motor da Suzuki, comprei essa roda fonica aqui, na crestana:
    http://www.crestana.com.br/performan...adaptac-o.html

    Adaptar de Ap ou Universal o trabalho ia ser o mesmo... Vamos q bixo vai dar usando a universal... rs.s....

    O site da HardwareCar é este aqui:
    Injeção Aspro Roda Fônica RF-4 Hardware - StreetPower
    Se não suibiu, tava com um bom desconto e frete gratis!

    No meu caso comprei sem cabo de conexão e sem scanner.

    Optei, no momento, em fazer com um mecânico especializado em Aspro por falta de tempo msm e por ter q correr atras de outras coisas, tipo festa de casamento, rs.s....
    Se fosse usar por cabo USB teria q pagar mais R$200 do cabo e se fosse pelo Scanner teria que pagar mais R$594,00... Como o mecanico tem tudo na oficina, se um dia precisar compro o cabo por R$200 e mexo em casa!!!

    Meu maior medo de mexer em casa é achar o ponto e conseguir acertar a fase do motor, avanço etc... Fora isso é só alegria!

    Abs
    ___
    Samurai PM 93 - Pneus 750x16 FateO - Jumelo Revolver - Snorkel - Guincho - XCrawler - AsproRF4 e mais alguns incrementos...

  • #311
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    Citação Postado originalmente por Marvin_CPS Ver Post
    Fala Leogc e KitiU...

    Foi erro de leitura msm... Achei que vc ia usar a Igniflex mais Aspro RF4... e não somente a roda fonica da Igniflex.....
    Agora entendi que é somente a roda fonica da Igniflex....

    No meu projeto, como não tem kit pronto pro motor da Suzuki, comprei essa roda fonica aqui, na crestana:
    http://www.crestana.com.br/performan...adaptac-o.html

    Adaptar de Ap ou Universal o trabalho ia ser o mesmo... Vamos q bixo vai dar usando a universal... rs.s....

    O site da HardwareCar é este aqui:
    Injeção Aspro Roda Fônica RF-4 Hardware - StreetPower
    Se não suibiu, tava com um bom desconto e frete gratis!

    No meu caso comprei sem cabo de conexão e sem scanner.

    Optei, no momento, em fazer com um mecânico especializado em Aspro por falta de tempo msm e por ter q correr atras de outras coisas, tipo festa de casamento, rs.s....
    Se fosse usar por cabo USB teria q pagar mais R$200 do cabo e se fosse pelo Scanner teria que pagar mais R$594,00... Como o mecanico tem tudo na oficina, se um dia precisar compro o cabo por R$200 e mexo em casa!!!

    Meu maior medo de mexer em casa é achar o ponto e conseguir acertar a fase do motor, avanço etc... Fora isso é só alegria!

    Abs
    valeu a dica, vou dar uma olhada.

    minha idéia é comprar com o cabo e sem o scanner. acho o scanner desnecessário, penso em fazer tudo pelo computador mesmo..só isso já barateia bastante a adaptação.

    aí é que é a vantagem dessas injeções. vc vai colocar no ponto, com a pistola e vai calibrar a injeção dizendo para ela qual o ponto que está (na pandoo era 20º). depois vc pode ir mexendo a vontade pq é tudo pelo computador. o segredo de tudo é estudar bastante para ver quais os limites de avanço.

    abs
    Leonardo Cardoso
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  • #312
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    Leogc, apenas um comentário.

    "Aqui no rio um cara me cobrou 2500 só a instalação da msracing/acerto no dinamômetro. achei muito dinheiro por uma instalação que não é tão complexa assim. prefiro instalar eu mesmo, fazer um acerto meia boca e ir até o dinamometro dele para acertar (100 reais a hora)."

    No mecanico que consegui a MO dele esta em R$1.500,00, sendo que consta: limpeza do cofre do motor - retirada dos sensores e eletrica original Suzuki, instalação da roda fonica no virabrequim, instalação da Aspro RF4 junto ao novos sensores e eletrica, regulagem da Aspro e do Motor. Não vou usar dinamômetro ainda... Mas se precisar o mecanico tem conhecidos no ramo... rs.s!

    Como não vou fazer o coletor de 4bicos agora, vou ficar no 1 bico com tbi original mudando somente para roda fonica com DIS e instalação da Aspro RF4, achei meio termo a MO...

    Se fosse fazer todo o serviço com ele (inclusive ele tem uma loja de usinagem para fazer o coletor 4bicos) o custo do projeto com MO e peças sairia so com o mecanico R$4.000 mais compra da Aspro por R$800 no site indicado! Ou seja um projetinho carinho de R$4.100,00.... Dá para baratear um pouco procurando as peças que ele indicou em FV e lojas de autopeças especializadas da região... Mas creio que cairia ai uns R$500,00 a R$600,00 mais ou menos!!!
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