Postado originalmente por
Sukys
Varela,
Se o "
mais um aparelho mágico" tem a ver com o que eu escrevi sobre o CCI, o que ele faz de forma eletrônica lá nos EUA é feito de forma mecânica há tempos, só que de forma mecânica o resultado é muito limitado, demorado e dispendioso.
http://www.advanceddistributors.com/
http://www.vintagewerks.com/html/bod..._services.html
E pela web poderá encontrar dezenas e dezenas de sites americanos que descrevem, nos mínimos detalhes e com TÉCNICA, as vantagens da atualização da curva de ignição, seja para motores preparados, seja para motores antigos e originais, e por lá nem se faz uso de gasolina com 25% de álcool, que requer uma curva de avanço bem distinta da utilizada com gasolina sem mistura.
Aqui no Brasil, ignição é assunto misterioso até para quem se acha entendido em motores, e por ser assunto realmente complicado são poucos os que tem conhecimento de causa, mas a funcionalidade do CCI acima descrita pode ser comprovada com uma simples pistola de ponto, mesmo que o distribuidor esteja com o avanço centrífugo travado ou INEXISTENTE, e os ganhos poderão ser observados de forma subjetiva, com o uso do carro, ou de forma objetiva, sobre um dinamômetro de rolo.
Se o ganho será de X ou Y dependerá do quanto a curva original está desatualizada em função da atual composição da nossa gasolina ou de eventuais alterações no motor, mas a perda proporcionada pela curva de ignição será eliminada com um simples ajuste de potenciômetro, e como não tenho nada pra esconder, se alguém quiser ver na PRÁTICA, na presença de quem quiser e da forma que bem entender, inclusive em DINAMÔMETRO, estou à disposição. E não vou ficar nem um pouco preocupado ou chateado com solicitação do tipo, pelo contrário, já não é de hoje que disponibilizo à prova tudo o que faço.
Quando o assunto é motor, muita gente tem uma imensa facilidade para acreditar em milagres, mas uma grande resistência para acreditar em técnica, e como não tenho a menor intenção de "fazer a cabeça" de ninguém encerro meus comentários neste tópico, e que cada um faça uso do que bem entender, seja em ignição ou em injeção de combustível, porque sobre vela de ignição entendo um pouquinho e posso fazer comentários, mas vela pra santo não é minha praia.
Sds,
Sukys