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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de leogc
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    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    eu preferia fazer de plástico, mas revoltei aqui e paguei um mecanico para fazer a adaptação. aí o cara achou melhor não arriscar e fazer de metal....até que ficou muito bem feito.

    em relação ao acerto, a sonda tem sido fundamental pq vc consegue saber realmente o que está acontecendo com a mistura. e no geral é tudo muito legal...no sábado saímos para testar, dei uma retomada e bateu pino. na hora o cara foi mudando o ponto e em segundos tentei de novo e deu tudo certo...

    abs
    últimas atualizações....

    o carro está uma delícia de andar. bato a chave e saio andando (mesmo no álcool e sem aquecimento no coletor). a aceleração está lisa e nem me preocupo mais com o carro ficar morrendo.

    mas.....para um motor álcool do jeito que está preparado aquele é bico está limitando o desempenho do carro. é possível que a tbi também esteja limitando. preciso fazer uns testes. para um motor gasolina, com certeza esse bico dava conta, mas no álcool tá difícil. agora vem a dúvida: passo o carro pra gasolina (reduzindo a taxa) ou junto uma grana para comprar um coletor mpfi e parto logo para a ignorância.

    por enquanto não tenho média de consumo, mas vou viajar com o carro no final de semana e depois digo o resultado.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #2
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
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    Leo,
    O bico que esta usando é o original para motores de 1.8 a 2.2?!
    O tempo de injeção ta de acordo?! Pelo visto para a partida ta certo pq não ta rateando (falta) ou afogando (excesso)....

    A tbi acho dificil, se ela consegue alimentar um motor 2.2 de blazer, o de opala preparado não vejo problemas!
    O seu ta preparado para quanto, 2.4?!

    Entre gasolina e alcool, vale a velha disputa = Potencia x Rendimento.
    Se quer te potencia, matenha pra alcool.. Vai ter um consumo um pouco maior, porém na roda a força vai ser bruta e com mais facilidade para se obter isso! Se for na gasolina, vai ter desempenho, melhor otimização do motor e afins... Porém vai ter q trabalhar mais pra obter a msm força na roda como com alcool.

    Ja pensou em um bico suplementar ao invés de partir por MPFI?!
    ___
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  • #3
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    Fala Marvin

    eu to usando o famoso bico 4864 que deve alimentar umas 90 lb/h. Entendo que o tempo de injeção está de acordo, só que ele atinge o máximo qdo o motor está com carga ou com muito giro. No feriado agora vou pegar uns valores de dataloging para comprovar isso.

    O meu motor é 2.8. Aparentemente a tbi do monza/s10 não dá conta pq tem um bico no meio do caminho que atrapalha o escoamento do ar.

    Em dúvida gasolina x álcool é a que me consome. mas acho que vou manter no álcool. Eu pensei em abrir o bico ou até no suplementar, mas talvez seja um pouco mais fácil de administrar com 4 bicos.....enfim, ainda estou estudando. Vou vender umas peças que sobraram (weber, coletor e ignição) e ver o que faço. Mas primeiro vou aproveitar mais o carro.

    abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #4
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    Citação Postado originalmente por leogc Ver Post
    Fala Marvin

    eu to usando o famoso bico 4864 que deve alimentar umas 90 lb/h. Entendo que o tempo de injeção está de acordo, só que ele atinge o máximo qdo o motor está com carga ou com muito giro. No feriado agora vou pegar uns valores de dataloging para comprovar isso.

    O meu motor é 2.8. Aparentemente a tbi do monza/s10 não dá conta pq tem um bico no meio do caminho que atrapalha o escoamento do ar.

    Em dúvida gasolina x álcool é a que me consome. mas acho que vou manter no álcool. Eu pensei em abrir o bico ou até no suplementar, mas talvez seja um pouco mais fácil de administrar com 4 bicos.....enfim, ainda estou estudando. Vou vender umas peças que sobraram (weber, coletor e ignição) e ver o que faço. Mas primeiro vou aproveitar mais o carro.

    abs
    Dae Leo, acredito que o seu problema pode estar relacionado ao bico...

    Se for mesmo 90Lbs, ele teoricamente alimentaria 102 cv no álcool e 144cv na gasolina, segundo o cálculo feito na página da Fueltech Cálculo de Injetores FuelTech

    Certamente o seu motor deve ter mais que 102cv... sendo assim, seu problema seria falta de combustível...

    Quanto a TBI, creio que se o pessoal usa nos 6 cilindros, é porque ela da conta do recado...

    Pra fica rodando no álcool, acho que o certo seria passar para 4 bicos... ou usar uma junta de metal mais grossa para tirar taxa e rodar do jeito que esta na gasolina...

    Da uma olhada nessas juntas... Junta de Cabeçote AÇO Opala 4c - General Escapamentos

    OBS: minha simples opinião sobre o assunto, espero lhe ajudar

    Forte abraço!
    Christian Ullmann


  • #5
    Usuário Avatar de Marvin_CPS
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    Leo,
    O KitiU ta certo, pode ser msm o bico....
    Talvez esse famoso, não esteja tão famoso assim...

    Tb não vejo o problema como sendo a TBi, a entrada de ar é pra ser suficiente.....

    Pode ser a q solução de mudar a junta e inserir o 4 bicos seja melhor, pois vai alterar a taxa de solucionar a falta de injeção por cilindro....

    Levante os datalogger e avisa pra gente o resultado!
    ___
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  • #6
    Usuário Avatar de leogc
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    Kitiu e marvin,

    Eu tb acho que o problema esta no bico, foi um erro de avaliacao meu. Aqui a duvida é se boto um suplementar ou parto pros 4 bicos. Os relatos do forum do msbr é que praticamente todos que montam injecao nesse motor acabam montando 4 bicos. Pelo menos agora é mais facil de colocar, é so ter o coletor. Ja to olhando com carinho para esses coletores. Preciso ver quais os bicos que alimentariam uns 160 cv, que é o potencial maximo do motor (apesar de uma incoerencia entre o volante do motor pesado e o comando bravo). Claro que nao preciso usar isso tudo.

    Quanto a tbi eu nunca imaginei que pudesse ser gargalo, mas o pessoal desse forum (especificamente gente com muita experiencia) diz que essa tbi aguenta bem ate 120 cv, por causa da restricao causada pela posicao do bico. Realmente apos uma pesquisa mais aprofundada descobri que precisaria de uma tbi com pelo menos 49 mm, e a do monza tem 44 podendo ser retrabalhada para 48. Em todo caso se for usar os 4 bicos vou partir logo para uma tbi de vectra com mais de 50 mm. Alias, acho que ja falei isso aqui: estudar esse assunto nunca é demais. Eu pequei por nao ter feito as contas do cfm que o motor necessita, o cfm da tbi e a vazao dos bicos. Para montar 4 bicos estou estudando agora o tal plenum do coletor de admissao.

    Enfim, nada como dados. Amanha estou indo pro encontro de jpx em caxambu e vou levar o laptop. Vou providenciar a telemetria (chique hein). Alem de nao ter mais problemas de entupimento e partida, agora é bem mais facil identificar os problemas. Ponto para a sonda lambda de banda larga.

    Quanto a reduzir a taxa de compressao para usar gasolina, eu estou pensando mas um pouco relutante ja que queremos torque e eu consigo mais usando mais taxa. Se eu baixar a taxa eu aposto que em 6 meses coloco uma turbina, hehehehe.

    Abs
    Leo
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #7
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    Dae Leo...

    Nas receitas de bolo que o pessoal usa pra injeta o opala, esse bico 4864 original a álcool é usado com gasolina, vindo assim a ser o suficiente na maioria dos casos...

    Ja a TBI, o pessoal usa muito para injetar o opala 6 cilindros, como nunca vi e não conversei com ninguém que tenha um 6 cil injetado assim, não posso afirmar que fica bom ou não...

    No entanto, dizem que a TBI + bico 4864 se equipara a uma Weber 40... usando gasolina...

    No seu caso, por ter um motor de maior volume (2.8), teoricamente precisaria de mais volume de ar e não só combustível... mas se nos 6 cilindros fica bom... no seu teria que ficar tbm...

    Como todos sabem uma injeção mono tem seus limites, já numa MPFI é possível dimensionar tanto bico quanto tbi conforme a necessidade do motor...

    Como disse anteriormente, no seu caso, acredito que a melhor solução, como pretende rodar no álcool, seria usar MPFI...

    No entanto, de uma atenção especial ao tamanho da TBI... pois borboleta pequena favorece o torque em baixa e não deixa o motor girar muito, e uma TBI muito grande, faz o motor perder torque em baixa... se vc prioriza o torque, tome cuidado na escolha da TBI...

    Meu projeto ta parado ainda, mas vou usar a TBI mono com bico 4864 na gasolina, minha intenção é me livrar do carburador e obter imunidade a água com a roda fônica... hoje tenho uma weber 40, se ficar no mesmo rendimento estará ótimo...

    Forte abraço!!!
    Christian Ullmann


  • #8
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    KitiU,

    Taí uma informação bem pertinente, eu não sabia que o tamanho da borboleta influenciava no torque.
    Eu ainda estou na fase de comprar as peças para montar o meu motor, fiz +/- as contas e com o pistão do 151 a gasolina 0,50 (deixando ele reto), e o vira do 153, o motor vai para 2,7. Também comprei um cabeçote com as válvulas do Cevrolet Brasil. E o comando do álcool.
    Estou querendo o máximo de torque que esse motor possa me dar, em baixas rotações.

    - Mas minha duvida é: TBI do Monza, ou MPFI.
    - Escape: dimensionado 4x1 ou o original
    - é uma boa usar o modulo Pulser Plus da Pandoo, que controla somente a injeção de combustível e usar o DIS para eliminar o distribuidor?

    Desculpa a intromissão, mas se vc puder me ajudar fico muito grato
    Valew!

    Abraço!
    Kako

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Kako Ver Post
    KitiU,

    Taí uma informação bem pertinente, eu não sabia que o tamanho da borboleta influenciava no torque.
    Eu ainda estou na fase de comprar as peças para montar o meu motor, fiz +/- as contas e com o pistão do 151 a gasolina 0,50 (deixando ele reto), e o vira do 153, o motor vai para 2,7. Também comprei um cabeçote com as válvulas do Cevrolet Brasil. E o comando do álcool.
    Estou querendo o máximo de torque que esse motor possa me dar, em baixas rotações.

    - Mas minha duvida é: TBI do Monza, ou MPFI.
    - Escape: dimensionado 4x1 ou o original
    - é uma boa usar o modulo Pulser Plus da Pandoo, que controla somente a injeção de combustível e usar o DIS para eliminar o distribuidor?

    Desculpa a intromissão, mas se vc puder me ajudar fico muito grato
    Valew!

    Abraço!
    Kako
    Dae Kako....

    Se você ja tem o DIS instalado, a pulser plus seria uma boa opção... mas caso for comprar tudo novo, teria que avaliar os prós e contras... conheço o DIS, sei que suas vantagens vão além da imunidade a água... mas não sei até que ponto vale a pena caso for comprar novo o DIS e a Pulser ao invés de comprar logo uma injeção que controle a ignição junto...

    No caso de fazer mono ou mpfi, vai de cada um, quanto quer gastar e conforme o motor... no meu caso vou de mono mesmo...

    Quanto ao coletor de escape, o 4x1 é melhor pra giro e o original pra torque, mas se o motor for mexido, comando e etc, o 4x1 é melhor, o ideal seria um meio termo entre o original (muito restrito) e o 4x1 (muito fluxo) , isso visando torque...

    Forte abraço!!!
    Christian Ullmann


  • #10
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    Citação Postado originalmente por KitiU. Ver Post
    Dae Kako....

    Se você ja tem o DIS instalado, a pulser plus seria uma boa opção... mas caso for comprar tudo novo, teria que avaliar os prós e contras... conheço o DIS, sei que suas vantagens vão além da imunidade a água... mas não sei até que ponto vale a pena caso for comprar novo o DIS e a Pulser ao invés de comprar logo uma injeção que controle a ignição junto...

    No caso de fazer mono ou mpfi, vai de cada um, quanto quer gastar e conforme o motor... no meu caso vou de mono mesmo...

    Quanto ao coletor de escape, o 4x1 é melhor pra giro e o original pra torque, mas se o motor for mexido, comando e etc, o 4x1 é melhor, o ideal seria um meio termo entre o original (muito restrito) e o 4x1 (muito fluxo) , isso visando torque...

    Forte abraço!!!
    So complementando, eu usaria o comando do gasolina e nao do alcool. Se procurar na net vai ver que o opala alcool saía com comando fraco para o carro nao ultrapassar a potencia limite do imposto. Quanto ao coletor, nao sei, mas eu ainda acho que para um motor 2.8 é melhor o dimensionado 4x1. O original ja era restritivo com o motor standard, imagina com o motor mexido.

    Voltando ao assunto anterior, voltei da minha viagem com o jpx injetado. Ele ficou bem economico na estrada (7 - 8 km/l) na estrada, na trilha manteve a media de 3-4 mas metendo o pe no assoalho, mas estou precisando ajustar umas coisas na injecao.

    Outra coisa é que me decidi que vou mudar para gasolina, apesar de um pouco mais fraco, acho que vai ficar mais gostoso de dirigir. Mas um ponto positivo, na trilha é o bixo. Esquece aquele negocio de inclinacao. Tive um problema no meio de uma erosao. Desliguei o carro, o pessoal mexeu p mim (enquanto eu segurava o carro com o freio), bati na chave e pegou.

    Preciso pedir uma ajuda a um amigo para dar uma olhada no motor, checar regulagem de valvulas...ta meio estranho.

    Abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

  • #11
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    KitiU,

    Estou montando aos poucos, e como já fiz muitas besteiras, vou com cautela, não tenho o DIS, e não tinha pensado no custo, realmente acho que vou montar com um bico, como fez o Leogc como pretendo rodar na gasolina acho que não vou ter problema com o bico restritivo.

    Leogc,

    Nada melhor que experiência própria, valew pela dica seu depoimento tem sido encorajador parabéns pela iniciativa!
    Obrigado pelas dicas, vou continuar comprando as peças depois volto a importunar vc´s!
    Abraço!
    Kako

  • #12
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    KitiU,

    Estou montando aos poucos, e como já fiz muitas besteiras, vou com cautela, não tenho o DIS, e não tinha pensado no custo, realmente acho que vou montar com um bico, como fez o Leogc como pretendo rodar na gasolina acho que não vou ter problema com o bico restritivo.

    Leogc,

    Nada melhor que experiência própria, valew pela dica seu depoimento tem sido encorajador parabéns pela iniciativa!
    Obrigado pelas dicas, vou continuar comprando as peças depois volto a importunar vc´s!
    Abraço!
    Kako
    Nao tem jeito...o negocio é bater um pouco a cabeca para conhecer o sistema na hora de problema.

    Uma opcao legal tb é usar a tbi do santana 2.0, ela é dupla com uma borboleta menor que a outra. Tem uma otima progressividade pelos relatos que eu ja li.

    Abs
    Leonardo Cardoso
    JPX Fio Entupido

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