ECU de fábrica não deixa de ser uma opção, e a melhor partida seria com um sistema sem muita frescura, e isso por um motivo muito simples: limitação de remapeamento.Citação:
Postado originalmente por Leo
Não, Leo, você não vai brincar com programação e sim com remapeamento (alteração de parâmetros) e uma coisa nada tem a ver com a outra.Citação:
Postado originalmente por Leo
Fazendo uso de um exemplo mais facil de ser entendido, é a mesma diferença entre criar uma tabela no Excel ou simplesmente alterar os valores de campo.
Seja para reprogramar ou para alterar parâmetros temos que partir da seguinte realidade: nenhum fabricante divulga qualquer tipo de informação do que tem lá dentro da ECU, e o pouco que se sabe é limitado ao conhecimento de alguns parâmetros e tabelas (nem sempre todas) que algum maluco, bem no estilo hacker, conseguiu descobrir, e está ganhando dinheiro vendendo software para remapeamento, que no final é o que interessa quando se faz alguma alteração do motor.
Precisa de maior tempo de injeção em X rpm? Vai até a tabela e altera este parâmetro.
Precisa de mais ponto de ignição em função da depressão? Vai até a tabela e altera este parâmetro.
Precisa de mais ponto em função da PRESSÃO? Danou-se, a tabela está limitada em 1 atm.
Precisa de aumentar o limite de giro? Danou-se, nem sempre isso é feito por tabela.
Precisa desligar algum sensor? Danou-se de novo, vai ter que partir pra gambiarra.
Com software de remapeamento a coisa funciona assim, em maior ou menor grau dependendo do tipo de ECU e até da sofisticação de quem fez o levantamento de informações, por isso que muita gente que tem este tipo de software fala muita coisa mas nem sempre põem à prova o que faz, e embora exista gente que trabalhe com seriedade nem me arrisco a contar 1% das merdas que já presenciei.
Se quiser ter uma idéia de como se faz coisa do tipo, na web tem um site (ECM GUY ou coisa parecida) e pelo eMule existe à disposição um software chamado "ecumapeditor".
Diversão garantida sem o dinheiro de volta, mesmo porque é grátis. :-)
Isso tudo é para remapear, pra reprogramar o buraco é tão fundo que sai na China.
Antes de mais nada, terá que fazer engenharia reversa na ECU. Praticamente todas fazem uso de componentes tipo SMD (minúsculos) algumas fazem uso de placa de circuito impresso multi-camadas (trilhas em sanduíche) e nas mais modernas, chamadas de híbridas, onde mal dá para identificar o que é o que, ainda terá que remover uma camada de silicone pastoso e grudento.
Se tiver sorte e paciência de monge, depois de algumas ECU destruídas, conseguirá levantar o esquema eletrônico da ECU, e sabendo qual é o tipo de processador é só arregaçar as mangas e partir para a programação.
Pra isso precisará de um ambiente de programação (softwares de edição, compilação e gravação) e, obviamente, conhecer a linguagem a ser utilizada. Dependendo do processador poderá até programar em basic ou C, que são linguagens de aprendizado relativamente simples, mas como são linguagens que geram código nem sempre otimizado poderá ter problemas com os recursos da ECU, aí terá que aprender assembler (minha praia), que é coisa que muito programador odeia mais que a sogra, porque só se programa em assembler quando existe total e absoluto domínio sobre tudo que existe dentro do processador.
Se chegou até este ponto terá uma ECU reprogramada... ops, esqueci de um pequeno detalhe, sensores e atuadores. Como é que eles funcionam? Quando funcionam? Com que interação?
E pensa que acabou? Sem conhecer muito bem, mas muito bem mesmo, o funcionamento de um motor à combustão irá morrer na praia. E não é o conhecimento de peças e parafusos, é o conhecimento de toda a dinâmica que envolve o funcionamento do motor, física e química na ponta da lingua.
Trabalhei muitos anos em manutenção de mainframes e aprendi que não existem grandes problemas e sim pequenos problemas em conjunto. Se aventurar com injeção de combustível, ou com qualquer outra coisa sofisticada, fica muito mais fácil quando identificamos e entendemos todos os pequenos problemas à serem resolvidos, e atacando um a um chega-se lá.
Como diria o fabricante de sopa de letrinhas, o difícil é aprender a ler, o resto já está escrito! :-)
Sds,
Sukys