Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617181920212223 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 21/03/2005, 16:23
    Franco
    Dai Giovani

É vero.. As mangas de eixo parece não obedecerem a uma norma ou algo do genero. Ai não tem remédio, tem que abrir mesmo. As pontas de 19 estrias deveriam passar sem problemas, pois o diametro das estrias é o mesmo do colo da ponta dianteira, mas....... nem sempre da certo. No caso da 30 estrias tem que abrir mesmo porque elas são 1,5 mm mais grossa que as 19 E e com isto 40% mais fortes tb. Por isto existe um kit de 30 estrias ja com mangas, é pórque ja vem usinadas.
    Fica fraco???? Não o suficiente para quebrar, sobra bastante material ainda para suportar o peso do veículo, no caso 1/4.

Ja o adaptador de manga tem multifunções (essa foi bontia) a) adapta a manga, b) alarga a bitola ( isto porque quem normalmente usa flutuante é porque tem pneus grandes e assim ajuda a afastar a roda um pouco da lataria interna do paralama. c) com isto ganha um pouco mais de estabilidade, não muito mas ganha. d) facilitar a vida do instalador para não precisar usinar a manga ( claro com o problema anterior isto ficou meio sem sentido.... :cry: :cry: )

Bom é isto
    Franco
  • 21/03/2005, 20:57
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por leovalle
    Já avisei pro Franco dessas mensagens. Acho que ele não tem o hábito que temos de entrar no tópico, por isso ele pediu os e-mail.

:D Grande Leo!!! Falou! Vc fazer isso daqui pra frente. :wink:

Citação:

Postado originalmente por Franco
    Ja o adaptador de manga tem multifunções (essa foi bontia) a) adapta a manga, b) alarga a bitola ( isto porque quem normalmente usa flutuante é porque tem pneus grandes e assim ajuda a afastar a roda um pouco da lataria interna do paralama. c) com isto ganha um pouco mais de estabilidade, não muito mas ganha. d) facilitar a vida do instalador para não precisar usinar a manga ( claro com o problema anterior isto ficou meio sem sentido...

:D Grande Franco!!!!

:) Suspeitava que era isso, mas quanto à aumentar a bitola, é algo que alguns não vão gostar, por deixar os 2 eixos diferentes. E uma torneada básica não é um problema, basta informar no "futuro manual", que esse serviço deve ser feito. :wink: Eu já ia preferir sem o espaçador, mas o comprimento do semi-eixo me deixaria sem opção. Outro ponto que acho que deveria ser "padrão", tanto no comprimento do semi-eixo, quanto nas estrias, seria uma opção futura por Roda-Livre. Ou seja, a flange seria igual a da dianteira, para se no futuro o proprietário resolver pôr uma Roda-Livre. :wink:
    :o Continuando à abusar da sua boa vontade... Por quê a ENSIMEC não desenvolve uma Roda-Livre? Algo forte e durável, assim como o restante dos seus produtos? (Sem puxassaquismo, conheço bem os produtos. :P ) Tinha no meu Jeep uma AVM antiga, onde a borboleta girava 4/5 de volta. Era com rosca e não mola, muito robusta. Mas garimpar uma dessas não é fácil, e as novas, importadas, são caríssimas. :shock:

[]'s
  • 21/03/2005, 21:06
    leovalle
    Citação:

Postado originalmente por Giovani
    seria uma opção futura por Roda-Livre. Ou seja, a flange seria igual a da dianteira, para se no futuro o proprietário resolver pôr uma Roda-Livre

Giovani,

Já conversei sobre isso com o Franco. Uma opção é enviar aquela peça estriada para a ENSIMEC e lá eles fariam a nova estria e o tratamento térmico. O problema é que algumas, senão quase todas mais novas da AVM são de material plástico. Sugeri a ele que faça aquela pecinha em aço e coloque no catálogo. Ele ficou de avaliar.

Seria uma maravilha pra uso no trial. vc poderia desligar em várias combinações e dependendo passar 4x1. Outra maravilha seria pra rebocar, pois desconectara todo o sistema de tração. Agora terá mais pontos fracos no carro.

O resto dos questionamentos c/ o Franco.

[]'s
  • 21/03/2005, 21:23
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por leovalle
    Seria uma maravilha pra uso no trial. vc poderia desligar em várias combinações e dependendo passar 4x1. Outra maravilha seria pra rebocar, pois desconectara todo o sistema de tração. Agora terá mais pontos fracos no carro.

:D Grande Leo!!!

:D Pra rebocar acho que seria um dos pontos mais interessantes. Eu usava o bloqueio da ENSIMEC no eixo traseiro, e cheguei a soldar o dianteiro. A idéia era por RL na traseira, pq esse bloqueio come pneu que é um absurdo! Fiz uma trilha engatando e desengatando o dianteiro, mas acabei quebrando a ponta de eixo, quando tive que esterçar as rodas com ela engatada, na tentativa de sair do buraco... :P Então não sei se na prática é mesmo uma boa opção... :wink:

[]'s
  • 21/03/2005, 22:31
    Mauro Darezzo
    não estou falando mal...
    Olá Franco,
    Não estou falando mal da Ensimec. Em nenhum momento fui grosseiro ou caluniei a empresa. Sei que fabrica bons produtos e o atendimento pelo telefone foi muito bom, a moça que atendeu foi muito simpática e prestativa. O problema é que no primeiro contato vcs disseram que tinham o kit F75 para pronta entrega (ainda no preço velho), o kit para Jeep estava em falta. Esperei alguns dias para fazer o kit Jeep e assim economizar o frete mandando os dois juntos. O tempo foi passando e nunca ficava pronto, (problema no forno, mas eu não sabia), o kit F75 (preço velho) foi vendido para outra empresa e quando chegou outro estava com o preço novo. Se eu soubesse que iria aumentar tanto teria ficado com aquele logo de cara e gasto com dois fretes, teria saído mais barato. A grana ta curta.
    Uma prova de que a Ensimec é uma empresa séria é que me repassaram estes kits mais baratos que os de venda atual, somente para corrigir um pedido atrasado desde dezembro de 2004.
    Quanto ao aumento do aço isso é compreensível. A China está importando aço adoidado para abastecer seus 8, 9, 10% de crescimento anuais...fazer o quê...na falta o preço sobe...só que achei que subiu muito 170% no aço :? e quase 100% no preço final :cry: :?
    Não tem problema, já está comprado e estamos ajustando a manga, logo será instalado...
    Um abraço e sucesso...

Obs: assim que tiver as fotos posto aqui...
  • 21/03/2005, 23:13
    Eduardo Velo
    Pensei que o tópico ainda tava no blablabla e não saia nada ...

Aproveitando a boa vontade do nosso camarada Franco , gostaria de saber a possibilidade de ter no mercado manga de eixo ( Cubo com rolamentos e Munhões ) de maior resistência .

Atualmente usando os BF 33" pra cima , os terminais , rolamentos de roda e dos munhões tem a durabilidade bem menor , os Cubos dos CJs que são os mesmos do Engesa , foram dimensionados para os pneus originais 6.00 x 16 .
    Conversando com vários mecânicos e colegas que usam Bf 33" e 35" percebi que não só eu tive que trocar os rolamentos de cubo com menos de 20.000 km e os de Munhões troquei agora depois de 40.000 km , estavam moídos , roletes detonados , pq a D.H. levava mesmo assim sem que eu percebesse . Uma coisa que acontece com frequência tbm , usando os BF 33 , é a capa interna roletar na luva , aí tem que embuchar a luva pra poder trocar o rolamento .

Terminais tb são trocados entre 20 e 30 000 km . Diferencial traseiro foi mexido 4 vezes , rolamento de pinhão Coroa/pinhão gasto , depois quebra e por fim cx sat./plan. , conversando com os mecânicos tbm foi dito que os Bf 33"MT judiam mesmo dos componentes ...
    Optei agora por pneus 31"x10,5" para amenizar as quebras .
    Cansei de ver Toyota com manga de eixo quebrado , por isso não estava a fim de bancar eixos de Toyota , e de rural é o mesmo que já tenho no Engesa que saiu de fábrica .

Pergunto -
    Teria como fazer uma manga de eixo que pudesse usar os BF 33 sem ter que trocar os rolamentos de roda e dos munhões com menos de 20.000 km ?? e que não crie desgaste na apoio da capa interna do rolamento ???
    O diametro do eixo está associado a essa troca de rolamentos ??

Sou o primeiro cliente para essa manga de eixo ...

[]s...
  • 21/03/2005, 23:14
    Eduardo Velo
    Só complementando o raciocínio ...
    Que adianta eixo flutuante na traseira se o dianteiro não aguenta o tranco ???

[]s...
  • 21/03/2005, 23:28
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo
    Só complementando o raciocínio ...
    Que adianta eixo flutuante na traseira se o dianteiro não aguenta o tranco ???

:D Fala Edu!!!

:D Calma... Um problema de cada vez... :lol: :lol:

:D Mas a idéia é interessante, se as mangas estão quebrando, e a ENSIMEC vai fabricá-las para o eixo traseiro, é so fazer pro dianteiro também, e claro, mais resistentes. Os semi-eixos dianteiros também poderiam ser produzido pela ENSIMEC, de preferência com homocinéticas, pra evitar a gambi com peças da Toyota. E aí Franco, não seria interessante??? Clientes não faltarão... 8)

[]'s
  • 22/03/2005, 10:54
    Eduardo Velo
    Giovanni , tudo blz ??
    Cara , não é que quebre manga de eixo diant. , mas os rolamentos de roda e dos munhões é que não aguentam , teria que ter luva da RL para os 2 rolamentos de roda mais o alojamento e rolamento dos munhões mais resistentes ... Além dos terminais das barras de dir.
    Vamos pensar assim , exageradamente , usar os eixos diant. dos caminhões Mercedez 4x4 , é o mesmo tipo de munhão dos CJs e luva dos rolamentos tbm , só que superdimensionados , até para os Mercedez ...

Ainda não ouvi falar em desgaste prematuro dos rolamentos de roda e de munhão dos Trollers , mesmo usando 33" , qual sistema usa ??? seria viável para nossas vtrs ??

[]s...
  • 22/03/2005, 11:03
    Alexandre Vaz Ferreira
    Citação:

Postado originalmente por Giovani
    :D Mas a idéia é interessante, se as mangas estão quebrando, e a ENSIMEC vai fabricá-las para o eixo traseiro, é so fazer pro dianteiro também, e claro, mais resistentes. Os semi-eixos dianteiros também poderiam ser produzido pela ENSIMEC, de preferência com homocinéticas, pra evitar a gambi com peças da Toyota. E aí Franco, não seria interessante??? Clientes não faltarão... 8)

Giovani

dá uma olhada nesse link

http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=8109

Um abração
  • 22/03/2005, 11:05
    Franco
    Hurra meu, assim fica dificil responder , um de cada vez, OK.

:) :) :) :) :)

Ent'ao vejo que tenho aquio e ja estou pensando nas respostas, so um minutinho.

Franco
  • 22/03/2005, 11:20
    leopoldo
    Citação:

Aproveitando a boa vontade do nosso camarada Franco , gostaria de saber a possibilidade de ter no mercado manga de eixo ( Cubo com rolamentos e Munhões ) de maior resistência.

Sou o primeiro cliente para essa manga de eixo ...

Eduardo, você não perguntou para mim e desculpe entrar no mérito dessas questões, mas eu, como leitor, fiquei na dúvida. Seu problema é a manga de eixo? é o cubo de rodas ou é o munhão?

Porque no caso da manga, a IMA é de boa qualidade, a ENFER eu não sei, no caso de um cubo, até dá pra fazer numa tornearia mas um munhão ..........haja boa vontade.

Citação:

.....os terminais , rolamentos de roda e dos munhões tem a durabilidade bem menor , os Cubos dos CJs que são os mesmos do Engesa , foram dimensionados para os pneus originais 6.00 x 16. Conversando com vários mecânicos e colegas que usam Bf 33" e 35" percebi que não só eu tive que trocar os rolamentos de cubo com menos de 20.000 km e os de Munhões troquei agora depois de 40.000 km , estavam moídos , roletes detonados , pq a D.H. levava mesmo assim sem que eu percebesse . Uma coisa que acontece com frequência tbm , usando os BF 33 , é a capa interna roletar na luva , aí tem que embuchar a luva pra poder trocar o rolamento .

No caso dos teminais de direção, foi-se a época que tínhamos disponíveis os terminais TRW. Ficamos na mão. OS driveway até evoluiram bastante mas não sei se chega ao nível dos TRW antigos. O certo seria optar por um oversize.

No caso de rolamentos de roda, não será o caso de ajuste incorreto como já comentei no tópico: ajuste de rolamentos de roda e de munhão?

No caso dos rolamentos de munhão, porque não usam minha sugestão de rótulas semi-esféricas nos munhões ao invés dos rolamentos quando se usam pneus acima do 33" ????? vide o mesmo tópico.

Citação:

Uma coisa que acontece com frequência tbm , usando os BF 33 , é a capa interna roletar na luva , aí tem que embuchar a luva pra poder trocar o rolamento

Opa ! essa eu não conhecia. Pode descrever melhor o que acontece???
    Pode ser apenas varada de montagem, mas depois da sua réplica vamos discutir mais isso.

Citação:

........ rolamento de pinhão/Coroa gasto , depois quebra e por fim cx sat./plan. , conversando com os mecânicos tbm foi dito que os Bf 33"MT judiam mesmo dos componentes ...

Não seria também caso de ajuste incorreto dos rolamentos?
    Esses mecanicos sabem o que é expansor de carcaça DANA 44 e pré-carga de rolamentos ???????

Citação:

Teria como fazer uma manga de eixo que pudesse usar os BF 33 sem ter que trocar os rolamentos de roda e dos munhões com menos de 20.000 km ?? e que não crie desgaste na apoio da capa interna do rolamento ???
    O diametro do eixo está associado a essa troca de rolamentos ??

Ponto de vista meu: (não sou fabrinante)

A não ser por usar um material mais nobre tipo SAE 4340, a outra opção seria, sob ponto de vista de projeto, o oversize da manga, ou seja, a fabricação de uma manga com a tubeira mais espessa. Usando os mesmos cubos do jeep , existe um rolamento para possibilitar isso pois acrescenta por volta de 2 mm no diâmetro da manga. Então, aumentando a resistência da mesma. E de quebra possibilita passar um semi-eixo mais grosso.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 13 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 34567891011121314151617181920212223 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 18:37.