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CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

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  • 05/04/2005, 23:28
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    E você também não leu direito a dele. :wink: :wink: :wink: larga um pouco dessa caixa de direção pô !

    :lol: :lol: :lol: É mesmo!!! Ele fala do eixo traseiro... :lol: :lol: Já deletei!!!!

    :D Flávio, apenas aqueça o anel e largue ele no lugar, nada mais! Se soldar, vc pode quebrar a ponta de eixo. :wink:

    []'s vou me concentrar agora... :lol: :lol:
  • 05/04/2005, 23:38
    leopoldo
    :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

    Não pode aquecer o anel !

    Nunca!

    É a frio mesmo.

    IMPORTANTE: só use anel trava albarus.


    1º Não esquecer de colocar a flange de aparafusamento do semi-eixo na tubeira

    2º Prense o rolamento pelo anel interno. Se prensar pela capa externa.......o rolamento já era! pode jogar fora.

    3º Prensa-se com +/- 2 toneladas até ele encostar........ai a pressão no manômetro pode ir até umas 4 toneladas...........com certeza o rolamento encostou.

    4º agora é a vez do anel trava...........coloque no semi-eixo e prense o bichinho com +/1 1 à 2 toneladas.............até encostar no anel interno do rolamento.......deixe apressão subir até umas 4 toneladas de novo..........tá encostado.



    Agora a pergunta que não quer calar:

    PORQUE NÃO PODE AQUECER O ANEL?

    Esquentar como? Direto no maçarico? na caneta oxi-acetilênica? Aquece quanto? 100ºC? 500ºC? Espera até azular?

    Esquentar em banho de óleo? fora o perigo de pegar fogo no óleo, para mim é desperdício de tempo.

    Como seria aquecer controladamente um anel desses, de metal temperado e revenido (na parte referente ao diâmetro interno), com características dimensionais muito bem ajustadas para dar a interferência correta sem com isso modificar as propriedades mecanicas desse aço ????????


    :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:
  • 06/04/2005, 00:05
    flaviovs
    Hehehe... Pelo jeito tenho companhia para reler o tópico pela 57a. vez... :lol: :lol: :lol:

    Brincadeiras à parte, perguntei porque, bem ou mal, o contexto de todas as mensagens das 12 páginas anteriores deste tópico é diferente. O primeiro post da primeira página (do Leopoldo) fala que é proibido maçarico para retirar o anel e só. Eu estou com rolamentos e anéis novos para colocar, e olha que teve muito neguinho sugerindo soldar o anel para travar... Qualquer um que tenha lido um pouco este fórum (não só este tópico) sabe que solda no eixo é realmente PROIBIDO, mas como se vê muita gente boa por aí recomendando, achei interessante levantar a questão.

    Quanto a aquecer o anel, confesso que em minha ignorância tinha achado razoável. Bem, parece que foi útil levantar esta questão também... :wink:

    Por último: não sabia da dica dos anéis Albarus. Mais uma pra aprender. Os anéis que comprei são Patral.
  • 06/04/2005, 00:05
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:

    Não pode aquecer o anel !
    Nunca!
    É a frio mesmo.

    :D Grande Leopoldo!!!

    :o Pô, será que tudo o que fiz no meu Jeep, fiz errado??? O bichinho tá rodando uma beleza... Nunca deu problema. Simplesmente NENHUM mecânico põe esse anel na prensa, só aquecido. Sei de muitos, e não deram problemas até hoje! :wink:

    []'s
  • 06/04/2005, 07:20
    Alessandro Henrique
    Srs,
    Para aquecer o rolamento e necessario equipamento apropriado e treinamento.
    Geralmente boas oficinas possuem o equipamento.

    Sds.
  • 06/04/2005, 08:11
    leopoldo
    Bom dia Giovani:

    Que tá errado, tá.



    Bom dia Alessandro:

    O que êles estão fazendo é aquecer o anel trava.
  • 06/04/2005, 08:42
    Alessandro Henrique
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Bom dia Giovani:

    Que tá errado, tá.



    Bom dia Alessandro:

    O que êles estão fazendo é aquecer o anel trava.

    Ola Leopoldo,
    Se e aquecimento do anel trava nao tem nem conversa, e proibido!

    abraco,
  • 06/04/2005, 09:26
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por flaviovs
    ........ o contexto de todas as mensagens das 12 páginas anteriores deste tópico é diferente. O primeiro post da primeira página (do Leopoldo) fala que é proibido maçarico para retirar o anel e só.

    É verdade ! e graças á sua observação o texto fica mais enriquecido:

    3- Manutenção inadequada. Este ítem é campeão, pois poucos sabem remover / instalar o rolamento e o anel trava sem detonar o eixo. Fatores que agravam este caso:

    - O uso do processo de aquecer o anel com maçarico (ou outros meios) para remoção OU instalação (PROIBIDO)
    - o uso de marreta para remover o anel e a capa do rolamento ao mesmo tempo (IDEM)
    - A reutilização do anel trava (PROIBIDO)
    - Soldar o rolamento ou o anel trava no eixo.(PROIBIDO)
  • 06/04/2005, 09:38
    Eduardo Velo
    Já montei alguns eixos trocando anel e tive que caçar uma prensa que tivesse altura pra prensar o anel , essa foi a > dificuldade , tenho até o tubo apropriado pra prensar e é isso que o Leopoldo colocou , encosta acima de 2 ton. , se entrar com menos é perigoso até escapar . Falvio não conheço essa marca Patral , onde comprou o anel trava ???

    Pra retirar , tem que fazer os 2 furos de 5/16" e bater uma talhadeira , como indica a maioria dos manuais de manut. de jipe .

    Giovani , tbm já vi aquecer em óleo pra colocar o anel , foi no jipe de um amigo meu , faz uns 4 anos e até agora tudo bem , mas tem um ditado que diz - " a sorte acompanha o ignorante " , - (Ignorante no sentido de não saber o certo ) a partir do momento que vc sabe das coisas a sorte te abandona , hehe ...

    []s...
  • 06/04/2005, 09:58
    leopoldo
    Eduardo, você que já fez curso na DANA, confirme isso:

    Pelo que eu sei, o anel trava é beneficiado só no diâmetro interno.

    É por isso que podemos furar pelo diâmetro externo sem problemas.



    Só esclarecendo:

    1- Só continuo preocupado que o pessoal faz a troca dos rolamentos mas a inspeção para detectar trincas.............. NADA !

    2- Aquecer em óleo - :roll: ........ não seria problema afinal não deve passar do 60º ......... senão dá flash-fire no óleo. Pensei bem e voltei aí em cima e coloquei uma observação sobre isso. Aparentemente não beneficia muito a montagem porque de qulquer forma esse anel entra beem prensado e nessa temperatura não afeta tratamento térmico que eu conheça. Aparentemente é desperdício de tempo.

    Minha observação é que quando se fala em aquecer o anel, o pessoal pode achar que vale tudo e manda maçarico em cima. Ai FU@#$ ! :evil:
  • 06/04/2005, 10:07
    Eduardo Velo
    Leopoldo é isso mesmo , o anel é de aço com tratamento reforçado na parte interna , não é tão fácil furar , a broca tem que estar boa e com ang. de corte legal , coloca no limitador na furadeira de bancada pra não pegar no eixo ...

    Muitos mecas esmerilham até chegar prox. do eixo e batem com a talhadeira , ai corre o risco de marcar o eixo , nada grave , mas de marca em marca já viu né ...

    []s...
  • 06/04/2005, 13:38
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    ... a partir do momento que vc sabe das coisas a sorte te abandona , hehe ...

    :o Ô Eduardo, vira essa boca pra lá!!!! :lol: :lol:
    :) Daqui pra frente, só na prensa... 8)

    []'s
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