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CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

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  • 23/03/2005, 23:30
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    Não tem só 2 marcas tem 6 marcas nos 2 rolamentos , mas são como um micro trinca , e estão como vc colocou , uma micro trinca está na parte menor do conico e é só virar o rolamento que tem uma micro trinca do lado oposto ... 1 par de trinca dá pra ver sem lupa e os outros 2 pares só com lupa , mas bem como vc descreve , só reparei pq vc falou senão passava batido ...


    Não deve ser micro-fissura mas sim a marca da laminação da extremidade dos roletes sobre a pista. Os padrões indicam a possível rotação da pista. Se você observar os roletes poderá ver as bordas arredondadas e brilhantes.

    Achei uma foto que deve representar o que você está vendo. Anexo a foto bearing 1 e 2, qua mostram a sequência de destruição da pista de rolamento por deslinhamento das capas.


    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    .......E agora ???? quem poderá nos ajudar ????

    Nós mesmos..........é o caso de aumentar a pré-carga para o limit superior e garantir totalmente o travamento da 2º porca para evitar que após fechar o cubo, as porcas afrouxem.


    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    ........mas os rolamentos não estavam chiando , pq será ???

    O rolamento só começa a roncar quando tem uma descamação como aparece na foto bearing 2. No começo, pode ser que o ruído resultante do ajuste, um leve chiado, seja mais áspero que o normal.

    Só que não dá para quantificar essa "aspereza" por ser subjetiva então não dá para usar como um ferramenta para todos. Dependerá do feeling de cada um.

    A realidade é a seguinte:

    1-rolamentos cônicos são extremamanente sujeitos ao desgaste prematuro devido á problemas de pré-carga, método de obtenção da pré-carga e métodos de manutenção desta pré-carga.

    2-é obvio que quanto maior a largura da roda, seu off-set e pêso do veículo, pior é para o rolamento.

    3- isso não quer dizer que o par capa-cone da timken não sejam apropriados para jeep e pneus over-sized. O caso é que sem a regulagem correta e sua asseguridade o tornam alvo do desgaste prematuro.

    Até que novas evidências surjam para mudar esta conclusão, acho que é melhor o pessoal investir nesse tópicos de manutenção (técnica, ferramentas- treinamento) antes que haja a febre do rolamento frito.


    Agora só falta conhecer o mecanismo de destruição do colo da manga, mas não dá para colher relatos de quem já tinha ela pra lá de desmanche.

    Eduardo,

    a manga que detonou no seu jeep estava ok certo ???
  • 24/03/2005, 09:15
    Eduardo Velo
    Na montagem anterior a luva estava OK sim .
    A capa apresenta uma fissura em triangulo comprido , parecido com a fig. 2 , mas não tão visível e no lado oposto a mesma coisa só que na outra banda da capa ...

    Nessa nova montagem já tinha aumentado a pre carga no limite superior , e usei uma arruela nova para travar , só que fiquei preocupado em manter a pre carga assim e travar os rolamentos e aliviei o mínimo possível , a folga está excelente , fui viajar esse fds e verificava a folga a cada parada , penso que ficou perfeito pq praticamente não tem folga e a roda gira livre ...

    A dica seria então verificar periodicamente a folga nas rodas e encostar o rolamento do fundo caso perceba essa folga , correto ???

    Não é um trampo demorado e mantém os rolamentos e luvas por um período maior , acho muito válido . Alem disso dá pra manter os pneus maiores , mas tem que ter essa preocupação , né ???

    []s...
  • 24/03/2005, 09:57
    leopoldo
    A outra foto, a que eu não escaneei, mostra a mesma pista a 180° e a pista mostra o mesmo defeito, só que na direção contrária.

    Se você desmotar a gaiola, vai ver algo parecido na pista do cone interno, só que como o cone girou, poderá ser na forma de 2 riscas contínuas, como se fosse fatiar a pista das bordas de dentro e de fora.

    Bom, independente de qualquer método, manter a pré-carga é a sua meta.

    Se folgar, há destruição do rolamento e consequente danos à manga de eixo e aparentemente, não precisa haver encavalamento de contaminantes para arrastar o cone interno. Só a folga é suficiente para isso pois gera assimetria no colo e o rolamento girando fora da concentricidade usina o colo da manga, por vêzes fritando a mesma.

    Se você puder depois arrumar um jeito de tirar umas fotos dessa capa com uma macro, seria bem enriquecedor para todos que acabarem lendo isso por aqui.

    Saber ler as impressões em uma peça ajuda muito na tomada de decisão de uma nova montagem e como ajustar.


    Vou dar outro parecer:


    O rolamento girando fora de concentricidade tem boas chances de trincar a manga na região do arredondamento ( tubo-flange, por baixo, num semi-arco) e só dará para ver isso na magnaflux.

    Portanto seria necessário, mesmo sem rodar o cone, só pela sobre-carga, ter que trocar a manga caso rode por muito tempo com o rolamento folgado, especialmente com pneus iguais e acima do 33"


    AH! Eduardo, troque as posições das marcas.........já que quem gira é a capa externa e a capa interna é aque está fixa. O que está descrito lá em cima é como se fosse ao contrário.

    Então fica assim: na capa externa .... aque vai prensada ao cubo, deve haver um risco nas proximidades das bordas....e no cone interno, 2 indicações a 180º.
  • 24/03/2005, 20:37
    Thiago Rodeghel
    Aì galera

    Não sei se ajuda :roll: , mas tenho uma revista aqui que só fala da linha Jeep (todos), estão falando sobre os eixos dos Jeeps, a revista é a JP Magazine Janeiro de 2005. :lol:

    Dianteiro Dana
    :arrow: Dana 30
    Ring-gear diameter:7.125inches
    Axleshaft spline count:27
    Axleshaft diameter:1.16inch
    Axle joint:260 pre 1995 1/2; 297/760 after 1995 1/2
    Wheel-bolt pattern: 5 on 5 1/2
    Knuckle type: open
    Full Floating
    Diff-cover ID: 10 bolts
    PROBLEMS you might have when stock: Bent tubes, weak axle joints
    Recommended MAXIMUM TIRE SIZE: 33-35 inches

    Dianteiro
    :arrow: Dana 44
    Ring -gear diameter: 8.50
    Axle shaft spline count:19 and 30
    Axle shaft diameter: 1.25 and 1.31 inches
    Axle joint:260 and 297/760
    Wheel-bolt pattern: 5 on 5 1/2 and 6 on 6 1/2
    Knuckle type: open and closed
    Full Floating
    Diff-cover ID: 10 bolts
    PROBLEMS you might have when stock: Weak 260 U-joint, weak tubes on early housings
    RECOMMENDED MAXIMUM TIRE SIZE: 36-37 inches

    Tenho os dados dos eixos Dana 44 traseiros tbm :wink: , mas é quase a mesma coisa. Outros dados tbm tenho, relação, que jeep usa os eixos, tipo de freio, etc... Se alguém precisar, tenho os dados dos eixos dianteiros DANA 25, 27, 30, 30* , 44, 44* e um tal de AAM790 :roll: .

    Os eixos traseiros, vou ter o AMC 20, os eixos DANA 35, 44, 44*, 44 (aluminium centersection), 60 e o Chrysler 8.25 .

    * São eixos com alguma variação :wink:

    [s]
  • 25/03/2005, 20:50
    Mauro Darezzo
    5 Anexo(s)
    Fotos
    Olá a todos,
    Seguem as fotos conforme tinha prometido...
    A montagem é simples...agora vamos ver o quanto dura.
    Só para constar:
    Os parafusos tiveram que ser trocados, vieram 12 sextavados de aço 3/8" x 2" NF mas com o suporte da pinça ficaram curtos, comprei outros 12 sext 3/8 x 2 1/2" NF em aço ( 8.8 ). As porcas 3/8 NF vieram em ferro polido (sem zinco), as arruelas lisas e de pressão são zincadas.
    O kit do meu irmão veio com as porcas zincadas mas os parafusos eram em ferro (5.6), mas como seria trocado também não fez diferença. Se fosse usado com a panela original acho que os parafusos em ferro ficariam fracos, não deveria ser mandado assim. Achei estes itens muito despadronizados, é loteria, cada um vem de um jeito.

    Valeu
  • 25/03/2005, 20:59
    Mauro Darezzo
    4 Anexo(s)
    Fotos (parte II)
    Parte II
  • 26/03/2005, 14:44
    Mauro Darezzo
    PEPINO'S
    Problema na montagem....talvez o Franco possa ajudar a descobrir a solução.
    No kit flutuante Ensimec para Cj do meu irmão aconteceram 3 problemas:
    1) o semi-eixo está mais comprido mais ou menos 5mm, a flange não encosta no cubo e não dá para apertar os allem 3/8 x 1. Não encosta porque bate no fundo, lá na coroa. Teria que colocar um adaptador mais largo?
    2) a flange em relação ao semi-eixo tem uma pequena folga tanto no sentido de rotação como no comprimento do mesmo. Com esta folga batendo de um lado e do outro não vai dar desgaste no futuro?
    3) A pinça ficou longe do suporte dela (pinça de kadett e suporte SBD), tem que colocar um calço para compensar, esse caso é mais fácil, o gozado é que no meu deu certinho.

    Será que as diferenças na montagem (1 e 3) se devem por que meu eixo é sem chaveta e o dele chavetado?
    E aí Franco! Dá uma ajuda!!!!!!
  • 26/03/2005, 15:18
    leopoldo
    Mauro,

    por acaso o eixo do jeep do seu irmão é com cubo chavetado?
  • 26/03/2005, 16:54
    Mauro Darezzo
    chavetado
    Citação:

    por acaso o eixo do jeep do seu irmão é com cubo chavetado?
    é esse mesmo, o "mardito" chavetado, só pela resposta/pergunta pelo jeito dá diferença... :? :lol: :cry:
  • 26/03/2005, 18:00
    leopoldo
    5 mm de diferença?

    É que no caso do cubo chavetado, dentro do diferencial, existe um pino vazado, que é transpassado pelo eixo das satélites, que tem por função espaçar os semi-eixos para poder dar a pré carga nos rolamentos, que são cônicos. O eixo com rolamentos de esfereas não tem esse pequeno dispositivo espaçador.

    É possível remover esse espaçador mas você tem que tirar a tampa do diferencial para poder ter acesso ao eixo das satélites :

    Remova o pino trava com um saca pino, para poder remover o eixo das satélites e depois o eixo vazado - não esqueça das arruelas espaçadoras das satélites - elas voltam para o mesmo lugar onde estavam . Depois recoloque o eixo das satélites, o pino trava e voilá.

    Deve ser isso. Consulte o fabricantepara confirmar a necessidade de remover o eixo vazado.
  • 26/03/2005, 19:11
    Maurício D'Arezzo
    2 Anexo(s)
    Folga
    Olá Leopoldo/Franco, agora é o C@g@do, pedi p/ meu irmão postar a mensagem na esperança de acabar hoje mas deu tudo errado, e para quem ainda vai alterar o eixo traseiro talvez tenha os problemas descritos abaixo:

    1. Como utilizamos disco de freio da SBD e o suporte da pinça é mais espesso que o espelho da panela tivemos que trocar os parafusos de 3/8" x 2" nf (veio de ferro) por 3/8" x 2 1/2" nf ( 8.8 ).

    2. Compramos a manga de eixo nova da marca IMA, tivemos que abrir a bucha de latão pois não passava o semi-eixo (a diferença era muito pequena ) e a flange da manga também por muito pouco não cabia dentro do suporte de pinça, também teve que ser torneado.

    Hoje quando montava tive outros problemas:

    1. Meu semi-eixo da Ensimec tem uma pequena folga em relação a flange aquela que é fixada na parte externa do cubo, quando seguro o semi-eixo e balanço a flange dá para sentir um tic-tic tanto no sentido de giro como no sentido do comprimento, meu receio é que com o tempo a aceleração e o freio motor faça com que essa folga aumente.

    2. Sempre considerando a posição do motorista o semi eixo do lado direito (menor) ficou faltando +- 5mm para encostar no cubo, o semi-eixo encosta lá no fundo (satélite sei lá) e fica grande. O do lado esquerdo até encosta mas está no limite, porque quando aperto os parafusos também bate lá no fundo e chega a travar o semi eixo fazendo com que não gire o cubo, talvez se colocar uma junta mais grossa resolva, (não sei se pode)

    3. Compramos 4 cubos dianteiro para colocar na traseira (dois Jeep's), mas 3 estavam na medida padrão e 1 maledeto tem o diâmetro maior e não cabe o disco de freio, (adivinha quem fui o azarado que ficou com ele).

    4. Montei o lado esquerdo, mesmo não apertando até o fim os parafusos do cubo só para medir a posição da pinça e claro não deu certo, a pinça ficou 1,2cm longe do suporte, posso colocar umas arruelas para calçar?
    O engraçado é que a ordem de montagem (Flange tubeira/adaptador de alumínio/manga/suporte de pinça/cubo/disco de freio... meu e do meu irmão são iguais e porque a pinça dele que é igual a minha coube certinho e o meu não?
    Medi depois os dois cubos e pude verificar que que existe duas medidas, fazendo com que a flange fique mais para dentro ou para fora (segue foto) talvez essa diferença mais alguma diferença que possa existir na posição da colocação dos rolamentos deva dar a diferença que comentei de 1,2cm, você já havia visto isso.

    O comprimento dos semi-eixo medindo do lado interno da flange é 58,4cm o menor e 79,2 o maior.

    Se chover Xuxa no meu colo cai um Pelé.

    Acho que é só.

    Grato, e boa sorte quem se aventurar na empreita.

    Maurício.
  • 26/03/2005, 19:29
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por Franco
    Ja os cubos não oferecem muita opção, ja que para fora não tem como mexer, porque senão o aro não veste mais........mas fazendo em aço resolve. Falta descobrir como solucionar o problema dos parafusos que quebram.....

    :D Salve Galera!!!!

    :D Voltando ao assunto... Na Toyotassauro, no cubo traseiro, existem dois pinos que entram justos (batidos mesmo) no semi-eixo. Os parafusos são prisioneiros, com 2 porcas. Não solta nem pau! Se esses pinos estiverem soltos, começa à vazar óleo e as porcas vão se soltando. Mas com os pinos justos, no problem... 8)

    []'s
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