Citação:
Postado originalmente por Eduardo Velo
Não deve ser micro-fissura mas sim a marca da laminação da extremidade dos roletes sobre a pista. Os padrões indicam a possível rotação da pista. Se você observar os roletes poderá ver as bordas arredondadas e brilhantes.
Achei uma foto que deve representar o que você está vendo. Anexo a foto bearing 1 e 2, qua mostram a sequência de destruição da pista de rolamento por deslinhamento das capas.
Nós mesmos..........é o caso de aumentar a pré-carga para o limit superior e garantir totalmente o travamento da 2º porca para evitar que após fechar o cubo, as porcas afrouxem.Citação:
Postado originalmente por Eduardo Velo
O rolamento só começa a roncar quando tem uma descamação como aparece na foto bearing 2. No começo, pode ser que o ruído resultante do ajuste, um leve chiado, seja mais áspero que o normal.Citação:
Postado originalmente por Eduardo Velo
Só que não dá para quantificar essa "aspereza" por ser subjetiva então não dá para usar como um ferramenta para todos. Dependerá do feeling de cada um.
A realidade é a seguinte:
1-rolamentos cônicos são extremamanente sujeitos ao desgaste prematuro devido á problemas de pré-carga, método de obtenção da pré-carga e métodos de manutenção desta pré-carga.
2-é obvio que quanto maior a largura da roda, seu off-set e pêso do veículo, pior é para o rolamento.
3- isso não quer dizer que o par capa-cone da timken não sejam apropriados para jeep e pneus over-sized. O caso é que sem a regulagem correta e sua asseguridade o tornam alvo do desgaste prematuro.
Até que novas evidências surjam para mudar esta conclusão, acho que é melhor o pessoal investir nesse tópicos de manutenção (técnica, ferramentas- treinamento) antes que haja a febre do rolamento frito.
Agora só falta conhecer o mecanismo de destruição do colo da manga, mas não dá para colher relatos de quem já tinha ela pra lá de desmanche.
Eduardo,
a manga que detonou no seu jeep estava ok certo ???