Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 131415161718192021222324252627282930313233 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/10/2005, 15:26
    Flávio Conte
    Dicas > Eixo traseiro flutuante e bloqueio de diferencial

Dois em um!

por James Garcia

A ROTA 4X4 E A METARLÚGICA ENFER SE UNIRAM E, LANÇARAM UM BLOQUEIO DE DIFERENCIAL E SISTEMA FLUTUANTE PARA VEÍCULOS COM DIFERENCIAL DANA 44, OFERECENDO, AO MESMO TEMPO, MAIOR SEGURANÇA E APTIDÃO AO FORA-DE-ESTRADA

Os lançamentos apresentados à seguir são antigos anseios de off-roaders propietários de Jeep, Engesa, Canper, picape GM D20, Troller e quaisquer outros modelos equipados com diferencial Dana 44.

A primeira novidade, é o sistema de bloqueio que trava 75% do diferencial - traseiro ou dianteiro - do automóvel. ...............o bloqueio é uma cópia fiel dos sistemas Positration, conpostos por discos e utilizados em picapes Ford F100 e F1000, na década de 80.

A outra novidade anunciada pela parceria, é o kit com sistema flutuante disponível para a família Jeep, Engesa, Canper e demais modelos equipados com diferencial Dana 44. O sistema foi desenvolvido à partir de uma manga de eixo e cubo do Toyota Bandeirante.

Serviço:
    Rota 4x4 - (11) 6971-0588/0584
  • 02/01/2006, 14:47
    leopoldo
    5 Anexo(s)
    Resolvendo o problema do semi-flutuante.
    Bom, como eu havia mencionado, estava testando uma forma de evitar o arrombamento das roscas do cubo do jeep quando se coloca RL no eixo traseiro.

Essa forma também traz benefícios ao eixo dianteiro.

Como já faz um tempo que eu estou testando e ainda não voou peça do cubo, vou mostrar o que eu fiz e cada um, se quiser pode desenvolver sua variação.

O meu desenho foi baseado no cubo original moderno do jeep.

A função do adaptador é substituir a parte de FoFo, onde vão as roscas e impedir que o torque passe pela parte fraca do cubo de FoFo.

O torque sai do semi-eixo e passa direto para os prisioneiros de roda.

Com certeza essa não é a unica opção e/ou a única forma de fazer, mas foi a que me pareceu a opção mais barata, para quem manda fazer os semi-eixos por conta.

Por favor não postem mensagem/respostas/perguntas enquanto descarrego as fotos, para não quebrar a sequencia.
  • 02/01/2006, 15:02
    leopoldo
    5 Anexo(s)
    O começo, que ficou no fim !
    Me estrepei !

só podia postar 5 fotos por mensagem, então aqui vão as outras
  • 02/01/2006, 15:12
    leopoldo
    Bom, é isso aí :concordo:

Ficou meio bagunçado por causa das limitações de postagem e não poder mais editar mensagens anteriores :pensativo:

Ia melhorar o texto, mas a ideia da "coisa" está transmitida.
  • 11/01/2006, 20:41
    fpelle
    Pessoal... acabei de instalar um eixo flutuante no meu jeep e o mecanico recomendou colocar roda livre na traseira..... há necessidade?? Existe algum risco/problemas???
  • 11/01/2006, 23:57
    leovalle
    Não.

[]'s
  • 12/01/2006, 14:09
    Marcelo
    Fpelle,

A única vantagem de instalar a roda-livre na traseira seria pelo fato de poder andar em "4x2" com tração dianteira. Porque você poderia ligar a roda livre, engar em 4x4 e sair rodando. As únicas rodas com tração nesse caso seriam as dianteiras. O que só seria vantagem em caso de algum problema com o eixo traseiro.

Em desvantagem a roda-livre é muuuuuuuuito mais frágil que a flange "queixo-duro" que vem no kit da Ensimec. :?

IMHO deixa do jeito que tá, sem roda-livre. :concordo: :concordo:

[s]
  • 12/01/2006, 15:28
    leovalle
    A instalação de roda livre na traseira, só é considerável viável (pra não dar dor de cabeça) se vc usar uma no mínimo de 30 estrias (Toy Band é).

[]'s
  • 12/01/2006, 16:55
    leopoldo
    :discordo:

claro que pode usar a roda livre original do jeep, mas

isso depende do tipo de semi-eixo.

o problema sempre será a forma de fixar a roda livre ao cubo.

se for com o kit ensimec, não tem rodalivre.

se for fabricação própria, depende da ponta de eixo, do numero de estrias, etc....
  • 13/01/2006, 19:06
    leovalle
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    claro que pode usar a roda livre original do jeep, mas isso depende do tipo de semi-eixo.

Eu não disse que não pode, disse que não é aconselhável. As rodas livres de 19 e 30 estrias AVM são fracas e não aguentam. O Marcos Ojeda aqui do fórum que o diga

Citação:

se for com o kit ensimec, não tem rodalivre.
    :discordo:
    vc está enganado. A ENSIMEC fabrica buchas de adaptação tanto pro kit flutuante 19 como pro de 30 estrias.

Como disse vc pode até instalar, existe a opção da ENSIMEC pra tal, mas com as feitas pro dana 44, principalmente pra quem faz trilha, vão dar dor de cabeça.

[]'s
  • 03/02/2006, 22:10
    Mauro Darezzo
    1 Anexo(s)
    só para constar
    Que doideira...
  • 04/02/2006, 00:24
    leopoldo
    Isso acontece quando fratura o entalhado no lado da planetária ou quando solta o "C" clip.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 23 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 131415161718192021222324252627282930313233 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 06:54.