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CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

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  • 22/03/2005, 23:52
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    são em aço/aço ou aço/ptfe

    :D Grande Leo!!!!

    É tipo essa do meio sim, mas o que é ptfe???

    Tem um fornecedor em Camaquã, aqui no RS.

    []'s
  • 23/03/2005, 08:23
    leopoldo
    PTFE - Os componentes são de aço mas as superfícies de contato são revestidas de teflon.

    A capacidade de carga diminui bastante mas não é necessária a lubrificação.

    No nosso caso tem que ser aço/aço mesmo.
  • 23/03/2005, 08:41
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    Rolamentos Timkem , a manga estava OK , original ; os rolamentos não estavam ingripados e estavam com graxa , mas estavam folgados , talvez por fazer trilha em terra seca ; ocorreu com 7,50x16 tbm ; Embora CJ e Engesa o peso seja diferente usam a mesma luva e os mesmos roalmentos de roda e os de munhão tbm são os mesmos ... Os rolamentos tinham sido montados com loctite


    questões pendentes:

    1- Existia intererência entre o colo da manga e o anel interno? ou já havia folga perceptível ?

    2- fez o correto procedimento de ajuste da pré-carga do rolamentos?

    3- depois de ter feito o estrago, observou se havia alguma marca característica de engripamento na pista do rolamento?

    4- Esse locktite foi usado onde exatamente?

    5- Qual o tipo de locktite voce usou?

    vamos mais fundo nessa autópsia
  • 23/03/2005, 09:02
    Eduardo Velo
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    questões pendentes:
    1- Existia intererência entre o colo da manga e o anel interno? ou já havia folga perceptível ?
    Tinha interf. sim , tenho um tubo pra colocar o 1º rolam. tinha entrado forçado ...
    2- fez o correto procedimento de ajuste da pré-carga do rolamentos?
    Sim , apertei bem para ajeitar a graxa e depois soltei e apertei na mão e coloquei a 2º porca com trava , não tinha ficado nenhuma folga , até pegar essa trilha com terra seca e costela não tinha folga nenhuma ...

    3- depois de ter feito o estrago, observou se havia alguma marca característica de engripamento na pista do rolamento?
    Observei e o rolamento estava livre e com graxa boa , sem água ou sujeira apenas a capa interna estava queimada por girar sobre a luva .

    4- Esse locktite foi usado onde exatamente?
    Na capa interna

    5- Qual o tipo de locktite voce usou?
    Anaerobico , trazido da GM por um colega , que é usado em rolamentos mesmo .

    vamos mais fundo nessa autópsia

    É isso aí , estou de acordo , vamos fundo mesmo , estou condenando os pneus e talvez não seja isso ...
    Mas , adianto , todos que converso que usam pneus maiores tem realizado a troca de rolamentos e terminais antecipados .
    O que vejo aqui no Forum é a preocupação com bloqueio de diferencial , cardan com cruzeta reforçada , eixos de 30 estrias ... , mas não vejo esse tipo de comentário que estamos levantando "finalmente" que são as ptas de eixo dianteiras , o que sinto é que o pessoal " Banca " os pneus maiores com troca de rolam. e terminais , achando isso natural ...

    []s...
  • 23/03/2005, 09:23
    Eduardo Velo
    Giovani , aqui tem algumas fotos dos mancais , estão meio nubladas ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6995

    []s...
  • 23/03/2005, 09:53
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    1- Existia interferência entre o colo da manga e o anel interno? ou já havia folga perceptível ?

    Tinha interf. sim , tenho um tubo pra colocar o 1º rolam. tinha entrado forçado ...

    Eduardo, essa do tubo eu não entendí. Que diabos de tubo é esse? Um tubo normalmente só é usado para prensar a capa externa no cubo. A peque na interferência que eu mencionei é verificada tentando instalar o cone na manga e vendo se a mesma corre solta sobre ela ou prende nos locais em que o rolamento fica localizado. Nas mangas novas, o cone prende com força nessas regiões.


    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    2- fez o correto procedimento de ajuste da pré-carga do rolamentos?

    Sim , apertei bem para ajeitar a graxa e depois soltei e apertei na mão e coloquei a 2º porca com trava , não tinha ficado nenhuma folga , até pegar essa trilha com terra seca e costela não tinha folga nenhuma ...

    Mas como eu descreví no tópico: ajustando os rolamentos de roda e de munhão, você fez o aperto dos rolamentos com a roda parada ou com elas girando? Isso é determinante no engripamento por brinelamento.

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/vi...+e+de+munh%E3o


    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    3- depois de ter feito o estrago, observou se havia alguma marca característica de engripamento na pista do rolamento?

    Observei e o rolamento estava livre e com graxa boa , sem água ou sujeira apenas a capa interna estava queimada por girar sobre a luva .

    Você chegou a lavar o rolamento e observar detalhadamente a pista e os roletes?

    isso é importante para determinar se o rolamento girou e arrastou a pista interna simplesmente pela folga ou se houve o menor engripamento e arrastou a pista interna forçando-a.
  • 23/03/2005, 11:12
    elcio
    Citação:

    Postado originalmente por leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    3- depois de ter feito o estrago, observou se havia alguma marca característica de engripamento na pista do rolamento?

    Observei e o rolamento estava livre e com graxa boa , sem água ou sujeira apenas a capa interna estava queimada por girar sobre a luva .

    Você chegou a lavar o rolamento e observar detalhadamente a pista e os roletes?

    isso é importante para determinar se o rolamento girou e arrastou a pista interna simplesmente pela folga ou se houve o menor engripamento e arrastou a pista interna forçando-a.

    Leopoldo e Eduardo:
    esse problema nao ocorre por causa de aperto excessivo na pre-carga dos rolamentos?

    []´s
  • 23/03/2005, 11:21
    leopoldo
    a pré-carga é o aperto, necessário mas tem de ser feiro na forma correta.

    o aperto excessivo causa super-aquecimento com discoloração da pista de rolamento seguido de falha por spalling onde a pista descama, tavando um ou mais roletes e destruindo o rolamento.

    o aperto feito sem girar a roda causa o brinelamento e consequantemente a descamação da pista do rolamento pois os roletes vão passear sobre as costelas de vaca.


    Isso que ocorre nos 2 casos não é instantâneo e pode ser percebido antecipadamente pelo roncar do rolamento.
  • 23/03/2005, 13:33
    Eduardo Velo
    Leopoldo , para colocar a capa int. do rolamento do fundo uso um tubo ...
    Sempre monto rolam. virando a roda , e depois de montado rodo um pouco e reviso o ajuste ...
    Os rolamentos estão em casa , foram bem limpos , não tem o menor sinal de engripamento , até poderia ser usado novamente não fosse a capa int. queimada ...
    Já troquei muitos rolamentos de roda de CJs , Nivas e Engesas ...

    Vc acha que os BF 33" ou até os 7,50x16 não causam esse tipo de desgaste e que pode simplesmente ser algum erro de montagem ????

    Se quiser ver como está o ajuste do rolamento do Engesa que troquei por último e já rodou uns 1000 km , vai ver que não tem folga , sempre verifico isso , entre outros ...

    []s...
  • 23/03/2005, 14:56
    Giovani
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    Giovani , aqui tem algumas fotos dos mancais , estão meio nubladas ...

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=6995

    :D Fala Edu!!!

    :D É esse mesmo. Só não tinha aquela chapa guarda pó... Falei ontem ainda com o meca que fez o ajuste, e ele me garantiu que fez certo, mas de alguma forma engripou... Ele acha que é pelo peso, mas sei que não é... Ou ele não acertou o ajuste ou o material era porcaria...

    []'s
  • 23/03/2005, 15:52
    leopoldo
    Citação:

    Postado originalmente por Eduardo Velo
    Sempre monto rolam. virando a roda , e depois de montado rodo um pouco e reviso o ajuste ...
    Os rolamentos estão em casa , foram bem limpos , não tem o menor sinal de engripamento , até poderia ser usado novamente não fosse a capa int. queimada ...
    Vc acha que os BF 33" ou até os 7,50x16 não causam esse tipo de desgaste e que pode simplesmente ser algum erro de montagem ????


    Então Eduardo, pela sua descrição, a sua montagem é campeã.

    Não faz sentido esses ocorridos pois para o anel interno girar ele teria que ser movido pelos roletes que estivesse por ventura encavalados e isso só ocorreria no caso de danos na capa por contaminação ou descascamento da pista e isso voce já descartou

    ou, o que parece ser mais provável agora:

    deslinhamento por folga ou assentamento e isso poderia ser visto conferindo as bordas da capa externa.......haveriam 2 marcas à 180º uma da outra sendo uma na pista mais interna (menor diâmetro do conico, mas ainda na pista de rolamento) e outra na parte mais externa (da pista cônica).

    Dá uma olhada com uma lupa e vê se não tem um risco na pista desse jeito.........um risco radial perto das bordas interna e externas mas nesse padrão de 180º.

    Isso significaria que a folga permite ao rolete apoiar apenas nas extremidades, em uma ponta quando passa por uma região da pista e na outra ponta quando passa a 180º isso tende a fazer a capa rolar, tanto a interna quanto a externa mas como em geral a capa interna (cone) está com menos interferência, é essa que gira.

    Isso também quer dizer que quanto maior a largura do pneu e /ou maior o off-set, maior tem que ser a pré-carga.

    A folga aliada à pneus mais largos favorece esse efeito.

    E então, os 7.50" ou os 33" não serão os únicos, mas os 35" e 36" pior ainda, poir quanto maior a alavanca sobra a manga e quanto maior a folga, mais fácil será para isso ocorrer.

    Vou esperar voce dar mais uma olhada nesses rolamentos tentando achar o risco na pista e vou ver se acho uma foto disso ..... tenho certeza que tenho uma foto dessas para colocar aqui.
  • 23/03/2005, 17:37
    Eduardo Velo
    Leopoldo , vai pra PQP ( no bom sentido ...), vc já viu os rolamentos que tirei , é isso ???

    Cara , limpei bem com desengraxante as capas externas e conferi exatamente o que vc descreveu , pô , parece que vc já viu essas capas ...

    Não tem só 2 marcas tem 6 marcas nos 2 rolamentos , mas são como um micro trinca , e estão como vc colocou , uma micro trinca está na parte menor do conico e é só virar o rolamento que tem uma micro trinca do lado oposto ... 1 par de trinca dá pra ver sem lupa e os outros 2 pares só com lupa , mas bem como vc descreve , só reparei pq vc falou senão passava batido ...

    E agora ???? quem poderá nos ajudar ????

    Um histórico básico -

    Troquei esses rolamentos qdo fui trocar os rolam. dos munhões pelos mancais e percebi que a pista da capa interna estava deslizando na luva por causa da marca na capa e na luva , mas os rolamentos não estavam chiando , pq será ???

    Havia encostado os rolamentos uma semana depois que fiz uma trilha e percebi que criou folga , para mim , encostando os rolam. era o suficiente , mas não foi ... , aquela semana rodando com ele folgado condenou o bichinho e rodei quase 2 meses antes de abrir ...
    Desculpe o catatau ,mas agora estou somando o 2 + 2 ...

    Leopoldo , tiro o chapéu ...

    []s...
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