Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 121314151617181920212223242526272829303132 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 26/06/2005, 23:28
    leopoldo
    Não é beeeem isso.

primeiro que essa peça é um protótipo.
    segundo que eu preciso testar.
    terceiro que se der certo o uso em campo, tenho que achar um torneiro com boa vontade de fazer "pequenos" kits.
    e por último, o mais complicado, é que depende da configuração do eixo traseiro de cada jeep.....se é freio a disco, se é panela, do tipo de roda, etc....
  • 27/06/2005, 00:36
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    Não é beeeem isso.

:lol: :lol:

Citação:

primeiro que essa peça é um protótipo.
    segundo que eu preciso testar.
    terceiro que se der certo o uso em campo, tenho que achar um torneiro com boa vontade de fazer "pequenos" kits.
    :D Falei que tinha entendido... É assim que começa... :wink: :lol:

:o Lá na Fenajeep perguntei pro Franco, da Ensimec, pq ele não fabricava um cubo melhor, para resolver essa questão, de quem usa flutuante na traseira. Ele disse que usava um cubo fabricado em Sampa, não lembro por quem, e disse que nos kits dele não teve problema, até por ser uma peça nova, pois o pessoal usa cubos com 30 anos de uso ou mais...

[]'s
  • 27/06/2005, 00:53
    leopoldo
    Até poderia ser, mas esses cubos ai do meu tem 5 anos de uso (desde novo) e já abriram o bico ....... mas com um V8 ......... e que eu saiba, os cubos são fabricados da mesma forma desde que nasceram.

Agora, fabricar novos cubos é uma opção. Mas quem paga por isso ?

Se o Franco prefere não entrar nessa, está certo; é muito investimento com retorno duvidoso.
  • 27/06/2005, 01:06
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    Agora, fabricar novos cubos é uma opção. Mas quem paga por isso ?

:o Pensei que era isso que vc estava fazendo...

[]'s
  • 27/06/2005, 08:37
    Eduardo Velo
    Leopoldo , os rolamentos desse kit que colocou são os mesmos do CJ ??
    O que vc acha que causou o dano no cubo anterior ?? Potência do motor ?

[]s...
  • 27/06/2005, 09:27
    leopoldo
    Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo
    os rolamentos desse kit que colocou são os mesmos do CJ ??

O mesmo cubo e os mesmos rolamentos.

Citação:

Postado originalmente por Eduardo Velo
    O que vc acha que causou o dano no cubo anterior ?? Potência do motor ?

O torque.
  • 24/08/2005, 17:16
    Magoo
    Salve, Senhores

Retomando o assunto, a Agromotor tem em estoque os Semi-Eixos com flange, só não da pra montar roda livre.
  • 06/09/2005, 10:21
    Marcelo R. A. da Cunha
    Leopoldo

Já completou os testes? Estou com o mesmo problema que você, e tinha pensado em aumentar um pouco o diâmetro e a profundidade dos furos do cubo e fazer uma bucha com rosca interna e externa em aço de boa qualidade e utilizar Loctite para travar a bucha no cubo, também substituiria os parafusos dos cubos por estojos tambem de boa qualidade, o que vc acha?

rgds

Marcelo
  • 06/09/2005, 11:04
    leopoldo
    Marcelo

Esses testes demoram muito pois não uso o jeep todo dia. Mas por enquanto não soltou nem quebrou coisa alguma. Já mandei fazer o mesmo kit para a dianteira e devo instalar no próximo fim de semana.

Sobre a sua proposta:

O furo no cubo de FoFo é 3/8 UNC. Acontece que a espessura da parede entre a cota externa do parafuso e o interno do cubo não deixa sobra para um parafuso por exemplo M10, que seria a medida acima. Se você tentar - e isso depende do fundido do cubo - pode ser que a rosca apareça por dentro do cubo destruindo o mesmo.

O que você pode fazer como uma opção barata é o seguinte:

Usine os furos do cubo para o diâmentro da parte imediatamente antes da rosca 3/8 do cubo, pois lá - nos primeiros 5 mm de profundidade - o diâmetro é um pouco maior.

Introduza nesses furos, uma jaqueta de aço préviamente torneada e com rosca interna na medida dos prisioneiros do cubo de roda da toyota band. Isso com trava química.

Use os prisioneiros da toyota e o sistema de trava com arruela cônica para o corpo da roda livre.

Não fiz esse teste mas é possível que satisfaça uma imensa maioria de pessoas que usa flutuante com roda livre no eixo traseiro.

Entenda que esse tipo de adaptação é:

é uma modificação barata mas tipo "teste",

cada um poderia fazer o seu,

não há segredo algum em fazer isso,

qualquer torneiro pode usinar essa adaptação e

as peças são disponíveis no balcão da auto-peças, o que é logísticamente viável.

e sem duvida é muito melhor que confiar no sistema original de fixação da roda livre.

Se você se aventurar, poste os resultados para animar o pessoal.

observe que:

Para quem tem motor 4 cilindros, é possível que os 6 parafusos juntos resistam bem.

Para quem tem motores maiores, eu usinaria 3 buchas roscadas e 3 uns 5 mm mais compridas e instalaria alternadas nos furos do cubo.

Assim, 3 prisioneiros dispostos em triângulo mantém a roda livre acoplada ao cubo e 3 pinos usinados, também dispostos em triângulo tranferem o torque.

O sistema seria parecido com o da foto que eu postei na página anterior (a do meu cubo com os pinos quebrados) só que a diferença é que eu usei como pino roletes de rolamento e ele quebra.

Um pino usinado é mais flexível e aliado ao sistema de travamento com arruela cônica pode ser que resolva.

Mas agora devem estar pensando:

- mas porque você não fez assim e está dizendo pra nós fazermos assim? :pensativo:

simples. :twisted:

Pelo menos no meu CJ, há outras variantes nas peças tais como freio à disco, homocinéticas e uns espaçadores que eu levei em consideração e optei em fazer uma mudança mais radical.

Enfim, esta solução é mais barata que a minha e como eu disse, pode resolver o problema de muitos :concordo:
  • 06/09/2005, 11:16
    Marcelo R. A. da Cunha
    Leopoldo

Esta tambem pode ser uma boa opção, vou tentar resolver este problema e postarei o resultado assim que achar uma solução.

grato por sua ajuda
  • 30/09/2005, 23:42
    Luciano Ramalho
    Poxa pessoal, li as primeiras e as últimas páginas do tópico, e gostaria de confirmar o seguinte: quer dizer que com o eixo normal do Engesa F1 posso perder a roda e muitas Lts, porém ainda não existe uma forma de adaptação perfeita para resolver o problema, nem mesmo com o kit vendido pela Ensimec.

Então por enquanto o melhor é atentar para o problema nas manutenções preventivas.

Seria isso ?

Grato.
  • 01/10/2005, 00:32
    leopoldo
    Lógico que tem opções.

O que todos tem que entender é que a falha do semi-eixo, por mais desapercebida que possa parecer, pois falha de repente, não é algo que acontece todo dia.

- Está relacionado ao tempo de uso.
    - Está relacionado com aumento de peso ou constância de sobre-carga.
    - Está relacionado com rodagens maoires na largura.

e, por fim, e muita mais importante:

- Está relacionado com práticas de manutenção.

Vocês tem algumas opções:

1º - a cada troca de rolamento do semi-flutuante, troque também o semi-eixo. Isto mesmo. Estabeleçendo uma vida limite para o mesmo.

2º - a cada troca de rolamentos, execute uma criteriosa inspeção por magnaflux. Se houver micro-fissuras, troque o semi-eixo.

3º - instalar um kit de flutuante. Mas não esqueçam que se não apertarem corretamente as porcas, o cubo pode também decolar do jeep.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 22 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 121314151617181920212223242526272829303132 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 02:28.