Powered by vBulletin

CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 15 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 5678910111213141516171819202122232425 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 22/03/2005, 15:12
    Eduardo Velo
    Giovani , falou tudo , gastam nas rodas e pneus e não revisam nada na transmissão ...
    Faço exatamente como vc descreveu , encosto o rolam. na mão e o segundo aperto bem e travo com a arruela trava (nova) , mas já vi isso que vc colocou , arruela de lata , não funciona pq a lata é mole e cede ...
  • 22/03/2005, 17:18
    Franco
    Bom voltei.....

Boa essa do minutinho....

CUBO:

O rolamento original do cubo (18590/18520) não deixa muito espaço para reforços, o cubo em si ja não tem muita parede. Tem ai a solução imediata de fundir em aço doce no lugar do cinzento ou nodular. ( Nem sei o que atualmente as empresas estão usando, mas não me parece coisa muito séria...) Em aço, a resistencia não irá crescer tanto mas a tenacidade sim e ai teremos uma peça que vai deformar elasticamente muito mais antes de entortar do que os similares em Nodular.

A manga:

Delisiosa fruta com um caroço eliptico, carne saborosa que deixa uns fiozinhos nos dentes quando chupada, hmmmmmmmm eu adoro manga.....Opa.

Bom , a manga ja tem cara de fragil so de olhar para ela e tudo que pude ler acima é verdade. Ja fabriquei diversos conjuntos manga e cubo, sempre especial, exatamente por o original ser muito fraco. O mais testado foi do JPX em 99, que fez os Sertões. Tinha eixo de Rural e somente isto. O resto foi tudo produzido na ENSIMEC.
    Fabricar uma manga não é muito dificil, principalmente para o eixo traseiro que tem o alojamento do rolamento original que serve muito bem de apoio para a manga. O que eu fiz foi utilizar um pedaço de tubo mecânico, soldado uma flange nele e um colar adicional por traz da falnge. O resultado é um tubo (manga) apoiado dentro do tubo da carcaça do diferencial e uma flange que não deixa ele sair dali. Muito bom . No sertões levou porrada pra cacete, com dois amortecedores por roda, que foram trocados duas vezes ( Heckerthorn, gentilmente patrocinado pela Calibre) Pois é não foram muito longe.

Dai o resultado. A pedidos é possível desenvolver uma manga soldada, mas falta especificar rolamentos mais estreitos parta poder utilizar os mesmos cubos.
    Ja os cubos não oferecem muita opção, ja que para fora não tem como mexer, porque senão o aro não veste mais........mas fazendo em aço resolve. Falta descobrir como solucionar o problema dos parafusos que quebram.....

Franco :D :D :D :D
  • 22/03/2005, 17:56
    Franco
    Alguem escreveu:

:D Grande Franco!!!!

Continuando à abusar da sua boa vontade... Por quê a ENSIMEC não desenvolve uma Roda-Livre? Algo forte e durável, assim como o restante dos seus produtos?

Dai repondo:

Roda livre ja é um negocio meio ingles, ne..

As da AVM realmente são o resultado de uma busca desesperada de baratear o maximo uma peça e ja que é para uma tropa de morta da fome (diga se de pasagem NOS os JEEPEIROS) eles não estão muito preocupado com a resistencia, como todos ja devem ter percebidos. O negocio da AVM é a EXPORTAÇÂO, mercado interno, so tem caro velho mesmo ( que eu saiba AVM so tem para Jeep e Toyota) salvo a Hilux. O resto mais moderno ja é tração integral ou tão avançado que dispensa o uso de roda livre (Misubishi ou as HiLux mais modernas..)
    Bom, a peça da roda livre em questão não é de aço e as que peguei na mão eram de nodular mesmo, meio sem vergonha. Na primeira vez não tinha percebido e mandei recozer, ai mandaram de volta meio rindo da minha cara dizendo que não tinha o que recozer pois ai corria o risco de desmanchar, xiiiiiiiiiiiiiiiiiii.
    Bom ai fiz as estrias da ponta de eixo na peça da AVM e realmete funcionou.

Ai alguem me perguntou porque não faço as pontas ja com a estria da AVM. Bom meu caro publico, porque seria no minimo ironico, usar um aço bom desses, com toda parafernalha de flutuante e ai DIMINUIR o diametro da ponta, ENFRAQUECENDO-A exatamente neste local. A estria dentro da roda livre é a famosa 10 estrias do Jeep 42, a mais fraca de todas. Como a tração do eixo dianteiro é somente auxiliar, o diametro ad pontas não mudou até hoje, permanecendo no padão 10 estrias no eixo dianteiro ( semi-eixo, ponta externa do semi-eixo). Só a estria que engata na planetária é mais grossa. No caso das pontas com 30 estrias o caso é o mesmo, por isto todo mundo quer pontas mais robustas e a DANA não tem......

:wink:
    Franco
  • 22/03/2005, 18:06
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Franco
    Falta descobrir como solucionar o problema dos parafusos que quebram.....

:D Grande Franco!

Não podem ser prisioneiros? Eles só vão quebrar depois que estiverem soltos, aí já é mancada do dono não inspecionar antes e depois das trilhas... Sendo prisioneiros, dá pra pôr uma contra porca....

Viajei??? :(

[]'s
  • 22/03/2005, 18:13
    Giovani
    Citação:

Alguem escreveu:

Continuando à abusar da sua boa vontade... Por quê a ENSIMEC não desenvolve uma Roda-Livre? Algo forte e durável, assim como o restante dos seus produtos?

:D Fui eu...

Bom com a questão dos semi-eixos de 10 estrias, não se pode fazer muito, MAS...

Citação:

A estria dentro da roda livre é a famosa 10 estrias do Jeep 42, a mais fraca de todas...., por isto todo mundo quer pontas mais robustas e a DANA não tem......

Então mate 2 de uma só vez! Nós precisamos de semi-eixos dianteiros mais fortes, com cruzeta ou homocinética, mas que agüentem o tranco! Faça-os fortes e do diâmetro que fôr possível, e desenvolva uma Roda-Livre para esses semi-eixos... :wink:

Tô pedindo pouco... :lol: :lol:

[]'s
  • 22/03/2005, 18:28
    Beto Lacerda
    Citação:

Postado originalmente por Giovani
    Citação:

Alguem escreveu:

:D Fui eu...

Bom com a questão dos semi-eixos de 10 estrias, não se pode fazer muito, MAS...

Citação:

A estria dentro da roda livre é a famosa 10 estrias do Jeep 42, a mais fraca de todas...., por isto todo mundo quer pontas mais robustas e a DANA não tem......

Então mate 2 de uma só vez! Nós precisamos de semi-eixos dianteiros mais fortes, com cruzeta ou homocinética, mas que agüentem o tranco! Faça-os fortes e do diâmetro que fôr possível, e desenvolva uma Roda-Livre para esses semi-eixos... :wink:

Tô pedindo pouco... :lol: :lol:

[]'s

ta sim , pedir muito seria pedir pra ser barato , vendido com desconto para foristas e em 20x :lol: , mas na boa fazer algo como os gringos da arb tão fazendo era uma boa , eles fazem um bloqueio selecionavel para d44 que permite usar as mais resistentes pontas de 35 estrias do d60 na tubeira de d44 ,com coroa , pinhão e bolota menor do d44 trocando os rolamentos por uns com Di maior , na dianteira talvez fique mais complicado pelo fato do munhão fechado mas desenvolver um munhão mais resistente e apto ao high steer é algo que tb precisamos , mas na boa o mais facil p/ ensimec seria desnvolver um bom bloqueio selecionavel
    []'s
  • 22/03/2005, 22:42
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por Beto Lacerda
    ... , mas na boa o mais facil p/ ensimec seria desnvolver um bom bloqueio selecionavel

:D Grande Beto!!!

:D Tinha que ser com engate manual, por um cabo, com um garfo na tampa, como o Ox-Locker. :wink:

É isso aí Franco, o negócio e fazer, e fazer bem feito, um produto realmente bom e durável. :wink:

[]'s
  • 22/03/2005, 22:50
    leovalle
    Citação:

Postado originalmente por Giovani
    :D Tinha que ser com engate manual, por um cabo, com um garfo na tampa, como o Ox-Locker. :wink:

cara pode ser que isso já esteja mais avançado.

[]'s deixando a turma com água na boca :lol:
  • 22/03/2005, 23:09
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por leovalle
    cara pode ser que isso já esteja mais avançado.

[]'s deixando a turma com água na boca :lol:

:D Ah pára Shrek!!!! Fala logo!!!! O que tem de novidade por aí????? :P Vou pegar uma gelada pra secar a boca.... :lol: :lol:

[]'s
  • 22/03/2005, 23:20
    leopoldo
    Giovanni, me desculpe .... retiro o que eu disse.

Não achei a foto no manual de montagem da DANA.

Devo ter visto em algum lugar e confundí.

Mas essa montagem, com rótula semi esférica existe sim, mas agora tenho a impressão que não é de fabrica.

E é como voce descreve. Uma capa simulando a capa do rolamento e encaixado, a rótula.
  • 22/03/2005, 23:25
    Giovani
    Citação:

Postado originalmente por leopoldo
    Giovanni, me desculpe .... retiro o que eu disse.

Não achei a foto no manual de montagem da DANA.

Devo ter visto em algum lugar e confundí.

Mas essa montagem, com rótula semi esférica existe sim, mas agora tenho a impressão que não é de fabrica.

E é como voce descreve. Uma capa simulando a capa do rolamento e encaixado, a rótula.

:D Grande Leo!!!

Sabe de que material é feita??? A que nós usamos era toda de aço... Uma das peças não deveria ser de bronze ou algo parecido???

[]'s
  • 22/03/2005, 23:45
    leopoldo
    veja o catálogo da www.termicom.com.br

a sua deveria ser como essa do meio da foto;

http://www.termicom.com.br/rotulaxra2a.jpg

são em aço/aço ou aço/ptfe

só que a termicom não tem na medida para substituir no jeep.

tem outro fornecedor e ví aqui pelo fórum.
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 15 de 57 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 5678910111213141516171819202122232425 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 10:48.