O rolamento(blindado) dos semi-eixos, os que ficam localizados na extremidade do eixo, junto as rodas.
O Eixo é um D44 ano 1980, semi-flutuante, 19 estrias.
A propósito: Qual é a km ou periodo que estes rolamentos devem ser trocados?
Ramiro
Versão Imprimível
O rolamento(blindado) dos semi-eixos, os que ficam localizados na extremidade do eixo, junto as rodas.
O Eixo é um D44 ano 1980, semi-flutuante, 19 estrias.
A propósito: Qual é a km ou periodo que estes rolamentos devem ser trocados?
Ramiro
Ramiro,
O manual da ford pede desmontagem e inspeção a cada 20 000 km.
No caso de instalações com o rolamento blindado, só é necessária uma leve camada de lubrificante, para evitar a corrosão na caixa do rolamento.
Não existe explicação para estar lotado de graxa aí, a não ser que estivessem usando os rolamentos cônicos (UNIT BEARING) antes.
O seu eixo possui bico de engraxadeira na caixa do rolamento ?
Leopoldo, não é graxa não. É lama! e muita!
Ele não tem bico de engraxadeira.
Obrigado!
Ih caramba, essa eu não esperava.
Precisamos entender de onde veio esta lama.
Talvez você tenha que remover o eixo para uma limpeza completa.
Mas tente assim:
Com o semi-eixo removido, você tem acesso ao retentor da tubeira.
Olha lá, deve estar no meio da lama.
Remova o retentor e faça uma grande limpeza ou essa lama vai até o rolamento da caixa de diferencial, se é que já não foi lá e detonou o rolamento. Faça um raspador e puxe toda a sujeira de DENTRO PARA FORA. Isso é muito importante, de dentro para fora.
Depois limpe com querozene a tubeira.
Depois passe ferrox com um pincel e deixe secar.
Depois borrife óleo de diferencial dentro da tubeira.
Depois coloque o retentor novo.
depois seque a borda da flange que dá encosto ao espelho da roda....que você removeu para por freio à disco.
depois coloque selante preto ou cinza da permatex.
depois monte o semi-eixo e a flange de retenção..........
Pera aí !!!!!
se voce tem frio a disco, o que é que mantém o rolamento e o semi-eixo no lugar???????
Tá faltando alguma coisa aí.
Você tem foto das peças ?????
Entenda o que estou dizendo:
No jeep original, o rolamento da roda, que é também do semi-eixo fica fixado junto com o espelho de roda por um copinho, mas é o espelho da roda que trava a posição do rolamento.
Você não pode simplesmente remover o espelho na montagem do freio a disco e usar SÓ aquela peça que parece um copinho que fica montado junto do rolamento.
É isso que está acontecendo no seu jeep????
Leopoldo,
O semi eixo e o rolamento são presos pelo suporte da pinça, que no local do rolamento é uma cópia do espelho original(infelizmente não tenho fotos).
A lama não está invadindo a tubeira do diferencial, ela está invadindo o compartimento do rolamento do semi eixo, ela não está entrando(pelo menos aparentemente) na tubeira pois o retentor(que fica depois do rolamento) não permite.
Apesar deste rolamento ser blindado, o fato do mesmo ficar exposto a lama, não o prejudica?
Uma possibilidade seria adaptar algum retentor ANTES do rolamento, no suporte da pinça...mas não sei como faze-lo. Outra alternativa seria prencher este espaço do rolamento com graxa, mas não sei se isto prejudica algo...como o retentor por exemplo.
Obrigado!
Ramiro:
Que sorte a sua, assim os rolamentos do diferencial foram salvos.Citação:
A lama não está invadindo a tubeira do diferencial
Sim, a medida que a áqua + lama contamina a graxa, mas é um processo lento e ocorre principalmente quando se atravessa alagados ou lava-se com uma wap.Citação:
Apesar deste rolamento ser blindado, o fato do mesmo ficar exposto a lama, não o prejudica?
Para colocar um retentor complica, pois ele teria de rodar sobre uma superfície retificada e lá não tem uma a mais a disposição.Citação:
Uma possibilidade seria adaptar algum retentor ANTES do rolamento, no suporte da pinça...mas não sei como faze-lo. Outra alternativa seria prencher este espaço do rolamento com graxa, mas não sei se isto prejudica algo...como o retentor por exemplo
Poderia encher de graxa, mas pode ser que fique um serviço meio porquinho.
Bom, mantenha a política de manutenção dos rolamentos nos tempos indicados e baixe a inspeção para cada 10 000 se faz muito fora de estrada.
O problema não é a vida do rolamento, e sim a trinca que vem por baixo dele, isso sim é importante verificar.
Ah! e faça a selagem entre ao suporte e a flange do eixo com o silicone da PERMATEX, aquele que não tem ácido acético, e vem nos tubos como ultra cooper, black ou grey.
Pelo menos a lama não entra por lá.
PERMANEX?
Não se pode utilizar junta líquida? A mesma que se utiliza nas tampas do diferencial(aquela vermelha, da locktite)?
Qual a vantagem do PERMANEX que não tem ácido acético? Este ácido prejudica os metais em contato?
Ramiro,
A loctite é da permatex.
É justamente essa cola vermelha ou a cinza ou a preta que você deve usar.
Existem outras colas-silicone (tipo silastic) em que a base é o acido acético. É só cheirar a cola.......eh trem bão.......o cherio é inconfundível.
Só que o ácido causa corrosão nos metais.
Leopoldo e All, desculpem a ignorância sobre o tema, mas aih vai outra idéia...
o cubo da roda livre tem aquele mecanismo que é estriado internamente e externamente, que desliza pra fora e pra dentro, engatando e desengatando a rda livre ok?
bom, pelo visto, esta peça aguenta bem a solicitação, pois a "quebra" ocorre com os parafusos nao eh?
nao daria certo levar o cubo da roda a um fresador, para que ele proceda a usinagem DO CUBO DA RODA (nao o da roda livre) de maneira a ficar igual ao cubo da roda livre? assim aquela peça que faz o acoplamento do semi-eixo ao cubo transmite a força diretamente ao cubo de roda, sem a roda livre entende?
sei que assim anula-se o efeito de "liga - desliga" da roda livre, mas com o torque sendo transmitido diretamente para o cubo nao tem como quebrar tem?
sei lá, foi só uma diéia ok?
[]'s esperando respostas
Seria ótimo, mas
Dentro do cubo mal cabem os rolamentos.
Não tem espaço ou material para usinar o que quer que seja lá.
Aliás, é interessante como o cubo é uma casquinha naquela área.
O que tem que vir tem de ir por fora do cubo,
É nisso que estou trabalhando.
O trabalho de insersão de um entalhado interno leva em consideração a criação de um novo cubo.
Veja a solução proposta pela WARN.
Cliquem na foto para ficar mais visível.
Essa seria uma solução, mas desenvolver isso aqui é $$$$.
Mas como eu disse, tem outro jeito.........mais tarde.
Que zica heim Leopoldo? era + ou - isso que eu tava pensando, mas usando aquela peça da rd livre....
como tbem estou pensando em uma futura substituição, já vou quebrando a kbeça por aki tbem....
[]'s complicados....
Olá...
alguém tem o contato da SBD, ou da ensimec??
o site da ensimec não esta entrando... acho que já era...
eu tinha que falar com quem fabrica os semi... já que preciso de uma medida especial...
[]´s