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CUIDADO, SEU EIXO SEMI-FLUTUANTE PODE MATAR

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  • 18/02/2004, 12:01
    ramiro_eli
    O rolamento(blindado) dos semi-eixos, os que ficam localizados na extremidade do eixo, junto as rodas.
    O Eixo é um D44 ano 1980, semi-flutuante, 19 estrias.

    A propósito: Qual é a km ou periodo que estes rolamentos devem ser trocados?

    Ramiro
  • 18/02/2004, 17:58
    leopoldo
    Rolamentos
    Ramiro,

    O manual da ford pede desmontagem e inspeção a cada 20 000 km.

    No caso de instalações com o rolamento blindado, só é necessária uma leve camada de lubrificante, para evitar a corrosão na caixa do rolamento.
    Não existe explicação para estar lotado de graxa aí, a não ser que estivessem usando os rolamentos cônicos (UNIT BEARING) antes.

    O seu eixo possui bico de engraxadeira na caixa do rolamento ?
  • 18/02/2004, 18:27
    ramiro_eli
    Leopoldo, não é graxa não. É lama! e muita!

    Ele não tem bico de engraxadeira.

    Obrigado!
  • 18/02/2004, 20:00
    leopoldo
    LAMA???????
    Ih caramba, essa eu não esperava.

    Precisamos entender de onde veio esta lama.

    Talvez você tenha que remover o eixo para uma limpeza completa.

    Mas tente assim:

    Com o semi-eixo removido, você tem acesso ao retentor da tubeira.

    Olha lá, deve estar no meio da lama.

    Remova o retentor e faça uma grande limpeza ou essa lama vai até o rolamento da caixa de diferencial, se é que já não foi lá e detonou o rolamento. Faça um raspador e puxe toda a sujeira de DENTRO PARA FORA. Isso é muito importante, de dentro para fora.
    Depois limpe com querozene a tubeira.
    Depois passe ferrox com um pincel e deixe secar.
    Depois borrife óleo de diferencial dentro da tubeira.
    Depois coloque o retentor novo.
    depois seque a borda da flange que dá encosto ao espelho da roda....que você removeu para por freio à disco.
    depois coloque selante preto ou cinza da permatex.
    depois monte o semi-eixo e a flange de retenção..........

    Pera aí !!!!!

    se voce tem frio a disco, o que é que mantém o rolamento e o semi-eixo no lugar???????

    Tá faltando alguma coisa aí.

    Você tem foto das peças ?????

    Entenda o que estou dizendo:

    No jeep original, o rolamento da roda, que é também do semi-eixo fica fixado junto com o espelho de roda por um copinho, mas é o espelho da roda que trava a posição do rolamento.

    Você não pode simplesmente remover o espelho na montagem do freio a disco e usar SÓ aquela peça que parece um copinho que fica montado junto do rolamento.

    É isso que está acontecendo no seu jeep????
  • 19/02/2004, 09:10
    ramiro_eli
    Leopoldo,

    O semi eixo e o rolamento são presos pelo suporte da pinça, que no local do rolamento é uma cópia do espelho original(infelizmente não tenho fotos).

    A lama não está invadindo a tubeira do diferencial, ela está invadindo o compartimento do rolamento do semi eixo, ela não está entrando(pelo menos aparentemente) na tubeira pois o retentor(que fica depois do rolamento) não permite.

    Apesar deste rolamento ser blindado, o fato do mesmo ficar exposto a lama, não o prejudica?

    Uma possibilidade seria adaptar algum retentor ANTES do rolamento, no suporte da pinça...mas não sei como faze-lo. Outra alternativa seria prencher este espaço do rolamento com graxa, mas não sei se isto prejudica algo...como o retentor por exemplo.

    Obrigado!
  • 19/02/2004, 10:06
    leopoldo
    graxa
    Ramiro:

    Citação:

    A lama não está invadindo a tubeira do diferencial
    Que sorte a sua, assim os rolamentos do diferencial foram salvos.

    Citação:

    Apesar deste rolamento ser blindado, o fato do mesmo ficar exposto a lama, não o prejudica?
    Sim, a medida que a áqua + lama contamina a graxa, mas é um processo lento e ocorre principalmente quando se atravessa alagados ou lava-se com uma wap.

    Citação:

    Uma possibilidade seria adaptar algum retentor ANTES do rolamento, no suporte da pinça...mas não sei como faze-lo. Outra alternativa seria prencher este espaço do rolamento com graxa, mas não sei se isto prejudica algo...como o retentor por exemplo
    Para colocar um retentor complica, pois ele teria de rodar sobre uma superfície retificada e lá não tem uma a mais a disposição.

    Poderia encher de graxa, mas pode ser que fique um serviço meio porquinho.

    Bom, mantenha a política de manutenção dos rolamentos nos tempos indicados e baixe a inspeção para cada 10 000 se faz muito fora de estrada.


    O problema não é a vida do rolamento, e sim a trinca que vem por baixo dele, isso sim é importante verificar.


    Ah! e faça a selagem entre ao suporte e a flange do eixo com o silicone da PERMATEX, aquele que não tem ácido acético, e vem nos tubos como ultra cooper, black ou grey.

    Pelo menos a lama não entra por lá.
  • 20/02/2004, 16:27
    ramiro_eli
    PERMANEX?

    Não se pode utilizar junta líquida? A mesma que se utiliza nas tampas do diferencial(aquela vermelha, da locktite)?

    Qual a vantagem do PERMANEX que não tem ácido acético? Este ácido prejudica os metais em contato?
  • 20/02/2004, 16:41
    leopoldo
    cola
    Ramiro,

    A loctite é da permatex.

    É justamente essa cola vermelha ou a cinza ou a preta que você deve usar.

    Existem outras colas-silicone (tipo silastic) em que a base é o acido acético. É só cheirar a cola.......eh trem bão.......o cherio é inconfundível.

    Só que o ácido causa corrosão nos metais.
  • 22/02/2004, 22:50
    Marcos ET
    Leopoldo e All, desculpem a ignorância sobre o tema, mas aih vai outra idéia...

    o cubo da roda livre tem aquele mecanismo que é estriado internamente e externamente, que desliza pra fora e pra dentro, engatando e desengatando a rda livre ok?

    bom, pelo visto, esta peça aguenta bem a solicitação, pois a "quebra" ocorre com os parafusos nao eh?

    nao daria certo levar o cubo da roda a um fresador, para que ele proceda a usinagem DO CUBO DA RODA (nao o da roda livre) de maneira a ficar igual ao cubo da roda livre? assim aquela peça que faz o acoplamento do semi-eixo ao cubo transmite a força diretamente ao cubo de roda, sem a roda livre entende?

    sei que assim anula-se o efeito de "liga - desliga" da roda livre, mas com o torque sendo transmitido diretamente para o cubo nao tem como quebrar tem?

    sei lá, foi só uma diéia ok?

    []'s esperando respostas
  • 22/02/2004, 23:41
    leopoldo
    1 Anexo(s)
    fresagem
    Seria ótimo, mas

    Dentro do cubo mal cabem os rolamentos.

    Não tem espaço ou material para usinar o que quer que seja lá.

    Aliás, é interessante como o cubo é uma casquinha naquela área.

    O que tem que vir tem de ir por fora do cubo,

    É nisso que estou trabalhando.

    O trabalho de insersão de um entalhado interno leva em consideração a criação de um novo cubo.

    Veja a solução proposta pela WARN.

    Cliquem na foto para ficar mais visível.

    Essa seria uma solução, mas desenvolver isso aqui é $$$$.

    Mas como eu disse, tem outro jeito.........mais tarde.
  • 23/02/2004, 20:52
    Marcos ET
    Que zica heim Leopoldo? era + ou - isso que eu tava pensando, mas usando aquela peça da rd livre....

    como tbem estou pensando em uma futura substituição, já vou quebrando a kbeça por aki tbem....

    []'s complicados....
  • 24/03/2004, 15:17
    Paulo Eduardo
    Olá...
    alguém tem o contato da SBD, ou da ensimec??
    o site da ensimec não esta entrando... acho que já era...
    eu tinha que falar com quem fabrica os semi... já que preciso de uma medida especial...

    []´s
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