Postado originalmente por
Murillus
NORMA 4 - DO PAGAMENTO DA INSCRIÇÃO
4.1 - As reservas serão feitas com o pagamento antecipado, com os centavos correspondentes ao número da inscrição.
4.2 - Não serão devolvidos valores das reservas, em caso de desistência ou em qualquer outro motivo por parte do inscrito.
NORMA 5 – DESENVOLVIMENTO E ROTEIRO DO EVENTO
5.1 - Os eventos serão realizadas em trechos urbanos, rodovias, estradas vicinais, secundárias, e vias não pavimentadas.
5.2 - É dever de todos os participantes observar as regras de trânsito durante todo o percurso.
5.3 - Os eventos obedecerão, em todos os aspectos, ao Código Nacional de Trânsito, principalmente no que tange a limites de velocidade, leis de trânsito, sinalizações e faixas de pedestres.
5.4 - No caso de algum imprevisto, como o surgimento de uma nova estrada, nova cerca, árvore caída, rio cheio, porteira fechada, etc., que impossibilite a passagem, ou de alguma alteração do roteiro, corre por conta da equipe oficial procurar os meios os quais conduzirão os participantes, o mais breve possível ao roteiro original salvo em eventos com contagem de tempo.
5.5 - Os participantes concorrem por sua conta e riscos, não responsabilizando a entidade nem os promotores, organizadores e patrocinadores de quaisquer acidentes que lhes venham a ocorrer.
5.6 - No caso de um piloto se achar em situação obrigada a parar seu veículo involuntariamente, ou por qualquer outro motivo, este deverá ser deslocado para fora da pista o mais rapidamente possível, para que sua presença não constitua risco, nem prejudique o desenrolar normal do evento. Se o piloto estiver impossibilitado de retirar seu veículo de uma posição que represente risco aos demais participantes, este será obrigado a sinalizar o local identificando o perigo existente.
NORMA 6 – BRIEFFING
6.1 - Será realizado um briefing antes do evento, para informar aos participantes sobre os objetivos do esporte, características do evento em si, alterações de planilha, peculiaridades do percurso e infra-estrutura organizacional, com a presença de pelo menos um integrante de cada viatura ou equipe.
6.2 - Este briefing terá força de regulamento para o evento como adendo falado.
6.3 - O briefing também poderá ser por escrito.
6.4 - A viatura ou equipe que não estiver presente ou representada no briefing perderá o direito a reclamação sobre as informações passadas no mesmo.
6.5 - Um briefing extra, poderá ser feito pela organização a qualquer momento do evento.
NORMA 7 - VISTORIA TÉCNICA
7.1 - Os participantes deverão se apresentar obrigatoriamente ao local de largada uma hora antes da largada oficial, para submeter-se à vistoria técnica do veículo e equipamentos.
7.2 - Na vistoria técnica serão verificadas a documentação das tripulantes e veículos, bem como equipamentos de segurança e condições gerais dos veículos.
7.3 - Os veículos também poderão ser vistoriados a qualquer momento, antes, durante e depois do evento, por quem de direito, podendo ser excluído ou desclassificado, caso seja constatado alguma irregularidade.
NORMA 8 - VEÍCULOS ADMITIDOS
8.1 - Os veículos admitidos serão os modelos de viaturas de quaisquer montadoras, dotados de tração 4x4.
8.2 - Todos os veículos participantes ostentarão, obrigatoriamente, nos vidros traseiros e nas portas, números de identificação e adesivos dos patrocinadores, facilitando sua visualização durante o percurso.
8.3– O número de veículos admitidos em cada evento será definido no regulamento particular anexo.
8.4 - Todos os veículos deverão estar dotados de Itens obrigatórios de segurança que serão vistoriados e deverão estar em perfeito estado de funcionamento:
a) Extintor de incêndio carregado, com carga e no prazo de validade;
b) Triângulo refletor de segurança;
c) Caixa de ferramentas básica e pá;
d) Bancos com apoio de cabeça, cintos de segurança e itens de segurança pessoal;
e) Estojos de primeiros socorros e repelente;
f) Um galão de água potável, caixa térmica com lanches e bebidas para serem consumidos durante os trajetos (opcional);
g) Odômetro parcial, prancheta com papel, lápis e calculadora;
h) Pneus em bom estado,
i) Buzina, faróis, lanternas e luzes de freio em perfeito estado e funcionamento;
j) Corda, corrente e cinta elástica, objetivando o reboque de seu veículo, se necessário;
l) Gancho (resistentes), na dianteira e traseira, objetivando o reboque do mesmo
m) Rádio “Talk-About” ou radio PY (curso e licença e obrigatórios para o PY)**
n) Seguro saúde ou convênio médico com cobertura nacional
o) Barraca e sleeping para cada integrante do carro
p) Todos os itens obrigatórios por lei e documentação do veículo***
*Amil e Porto Seguro oferecem o serviço com direito a resgate aéreo. ** É obrigatório ter a licença de rádio amador para evitar problemas com a fiscalização. *** É exigida a regularidade.
8.5 - A organização do evento não fornecerá alimentos nem bebidas, cabendo a cada participante providenciar a acomodação de isopores com água e alimentos a serem consumidos durante o trajeto, entretanto, vale salientar que o consumo de bebidas alcoólicas é expressamente proibido aos tripulantes do veículo durante o trajeto do evento. Por motivos de segurança aos participantes do evento, a inobservância desta regra poderá resultar na exclusão do veículo.
8.6 - Todas as instruções durante o percurso do passeio serão repassadas pelos guias aos participantes através do citado rádio Talk-About ou rádio VHF, justificando assim a obrigatoriedade do mesmo.